TIM BURTON - 10 FILMES ESSENCIAIS


Anos atrás eu costumava informar que os 10 filmes essenciais eram formados por filmes melhores avaliados por críticos, público e sites especializados. Mas o que ocorre na lista de melhores filmes do diretor Tim Burton não é via de regra, pois não há unanimidade. Todo site diverge em 3 ou 4 filmes. Isto demonstra como Burton é um diretor regular, que faz trabalhos únicos. Ainda que haja um fraco aqui e ali, grande parte da sua filmografia é incrível.

Tim Burton começou sua trajetória gótica no cinema em 1985 com... As grandes aventuras de Pee-wee.  O filme mostrava o  esquisitão Pee-Wee (Paul Reubens) como uma criança presa no corpo de um homem, e acaba embarcando na maior aventura da sua vida quando ele parte em busca do seu bem mais precioso: Sua bicicleta. 

Mesmo citando 4 menções honrosas no final, juntando estes quatorze filmes, ausências serão sentidas. Inclusive o maior sucesso comercial do diretor, Alice no País das Maravilhas, que bateu inacreditáveis 1 bilhão nas bilheterias mundial.

De toda forma, boa sessão:


Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. 

Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.


Após testemunhar a morte brutal de seus pais quando criança, o milionário filantropo Bruce Wayne luta contra o crime na cidade de Gotham disfarçado do herói Batman, que coloca medo nos corações dos vilões. Mas quando um louco e deformado que se autointitula Coringa começa a controlar o submundo do crime em Gotham, Batman precisa encarar seu mais perverso inimigo para proteger sua identidade e a mulher que ama, a repórter Vicki Vale.


Peg Boggs é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward, jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.


Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário (Christopher Walken) tenta transformar o Pinguim (Danny DeVito), um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade, em razão de problemas no passado. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman no presente.


Devido aos hábitos excêntricos e filmes estranhos, o diretor Ed Wood não é bem-vindo em Hollywood. No entanto, com a ajuda do ator Bela Lugosi, uma ex-atriz famosa, um elenco dedicado e um grupo de desajustados que acreditam na visão de Ed, o cineasta acredita ser capaz de transformar seus sonhos em realidade. Apesar da falta de sucesso, Ed e seus amigos conseguem criar uma série cativante de filmes com um orçamento extremamente baixo.

Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.


Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu quando deu a volta ao mundo, mais jovem, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.


A Noiva-Cadáver se passa em um vilarejo europeu do século XIX, onde vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, acidentalmente, Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.


Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade como Sweeney Todd e decide ir à sua antiga barbearia, que agora é uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro na sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha.


Pintora e defensora das causas feministas, a norte-americana Margaret Keane enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada pela ganância dele. Uma batalha judicial parece ser a única saída para recuperar a dignidade dela.



ELEMENTAIS  + BRINDE EXCLUSIVO
Edição assombrada com marcador exclusivo
Michael Mcdowell

Logo após o enterro da matriarca Marian Savage, duas abastadas famílias do Sul dos Estados Unidos viajam para o terreno de veraneio que compartilham em Beldame. São três casas vitorianas idênticas, mas uma delas, bloqueada por insidiosas dunas de areia, está vazia há décadas. Ou parecia estar.

Um escritor para todos os tempos.
Stephen King

Em Elementais, Michael McDowell visita o tema das casas assombradas, bem representado na tradição literária norte-americana por autores como Edgar Allan Poe e Shirley Jackson, e o desloca para a atmosfera escaldante do Alabama. O resultado é um romance intenso, original e absolutamente perturbador.

Usando toda sua destreza narrativa, já conhecida do roteiro de Os Fantasmas se Divertem, dirigido por Tim Burton, McDowell constrói personagens e diálogos complexos e afiados, em uma trama permeada por dramas familiares e acontecimentos chocantes. O resultado é um romance assustador e obscuro em plena luz do sol, que continua provocando calafrios até mesmo nos mais corajosos, 30 anos depois de sua publicação original.


Depois de Elementais, não são apenas mansões e castelos sombrios que vão te deixar insone. Como nos mostra McDowell, o horror também pode vicejar em plena luz do dia.

Dark House é a nova coleção da DarkSide® Books, arquitetada para homenagear as narrativas de assombração que habitam nossos pesadelos. Entregamos as chaves e desejamos boa sorte. Respirem fundo, fechem as janelas e tranquem bem as portas. A noite está apenas começando...

Matéria retirada do blog da empresa Darkside, nossa parceira. 


Ficha Técnica do livro:

título: ELEMENTAIS - 1ªED.(2021)
isbn: 9786555981384
idioma: Português
encadernação: Capa dura
formato: 14 x 21 x 2
páginas: 336
ano de edição: 2021
ano copyright: 2021
edição: 1ª

Tecnologia do Blogger.