JAMES CAGNEY - 10 FILMES ESSENCIAIS

james-cagney-10-filmes-essenciais

James Francis "Jimmy" Cagney faz parte daquele time de atores que marcaram o cinema de gângster, principalmente das primeiras décadas do cinema. Sua carreira foi basicamente, uma variação do mesmo personagem, uma espécie de Joe Pesci (principalmente em Bons companheiros).

Nascido na cidade de Nova York, Cagney era o segundo de sete filhos, dois dos quais morreram poucos meses após o nascimento. Ele era doente quando criança, tanto que sua mãe temia que ele morresse antes de ser batizado. Mais tarde, ele atribuiu sua saúde doentia à pobreza que sua família enfrentou. Seu pai, aliás, faleceu durante a pandemia de gripe de 1918. 

Antes de entrar para o cinema, Cagney foi de porteiro a funcionário na Biblioteca Pública de Nova York. Ele começou a sapatear quando menino (uma habilidade que acabou contribuindo para seu Oscar em A canção da vitória). Sua carreira cinematográfica foi marcante durante seus 20 primeiros anos, com uma memorável associação a empresa Warner Brothers.

Cagney morreu de ataque cardíaco após uma batalha contra diabetes, em sua fazenda no condado de Dutchess em Stanford, Nova York, no domingo de Páscoa de 1986, aos 86 anos. 

E ele é nosso homenageado de hoje. Boa sessão. 


Chicago, 1909. Dois garotos, Tom Powers (James Cagney) e Matt Doyle (Edward Woods), que são bem amigos, crescem numa área pobre da cidade. Eles frequentam salões de sinuca e fazem pequenos furtos, que são vendidos para o receptador de 3ª categoria Putty Nose (Murray kinnell). Em 1915 os dois amigos estão se tornado jovens homens, que de dia fazem entregas e à noite planejam roubos com Putty Nose, que lhes dá revólveres e dicas para o 1º grande golpe deles. 

Porém as coisas não saem como o planejado e, apesar de Tom e Matt conseguirem escapar, um cúmplice deles é morto e Putty Nose, que prometeu protegê-los, deixa a cidade. Em 1920 eles fazem amizade com Paddy Ryan (Robert Emmett O'Connor), que lhes diz que a chegada da Lei Seca fará com que ganhem muito dinheiro vendendo bebida. Realmente em pouco tempo Tom e Matt ganham o bastante para frequentar os melhores lugares, usarem roupas finas e carros luxuosos, mas para manter este padrão de vida o preço é às vezes muito alto.


Kent (James Cagney) é um produtor exigente e estressado, que tenta se reerguer na indústria dos espetáculos musicais depois da invenção do cinema falado. Enquanto isso, três espetáculos consecutivos de números musicais são mostrados: "Honeymoon Hotel", que canta uma sociedade totalmente devotada à satisfação conjugal; "Shanghai Lil", que fala da decadência oriental e da injeção de ânimo trazida pelo New Deal; e por último "By A Waterfall", que mostra um grupo de ninfas da água.

👉Um detalhe curioso: Quem nos acompanha, sabe que os 10 filmes essenciais levam em conta diversos fatores, inclusive opinião de críticos e listas de sites importantes. E diferentemente do que eu imaginava, este filme apareceu mais frequentemente em listas que Ama-me ou esquece-me, filme que gosto mais e uma das produções que Cagney foi nomeado ao Óscar.


James Cagney interpreta o jovem advogado criminalista, Brick Davis, que tenta resistir as tentações do mundo do crime, embora sua educação tenha sido paga por um gangster. Sua vida dá uma reviravolta quando um amigo e agente federal, ou G-men, tenta recrutá-lo para o FBI, e é assassinado por um gangster. Depois do assassinato, Cagney decide ir para o FBI determinado a levar o assassino a justiça.

As batalhas enfrentadas por brick, espelham a imagem pública adotadas pelo FBI, na guerra contra o crime, dirigido por J. Edgar Hoover. Davis não era apenas incorruptível, ele seguia estritamente a lei. O FBI abriu sua academia de treinamento para os g-men, diplomando-os. Embora Hoover não tenha se envolvido diretamente com os G-men, o poder e independência deles cresceram. Foram criados filmes, histórias em quadrinhos e novelas radiofônicas, para promover culturalmente o FBI. 


Rocky (James Cagney) e Jerry (Pat O'Brien) são dois amigos de infância que viviam em um bairro barra-pesada de Nova York. Depois de crescidos, eles tomam rumos bem diferentes: Rocky se torna um famoso gângster e Jerry um padre engajado. As crianças da vizinhança idolatram o criminoso, mas perdem um pouco de respeito depois que ele cede aos pedidos de Jerry para não fazer uma execução. O caminho dos dois vai se cruzar, assim como seus interesses diversos.


Após servirem na Primeira Guerra Mundial, três amigos retornam aos Estados Unidos com muitas ambições. Eddie e George começam a contrabandear bebida e contratam Lloyd como advogado, mas a rivalidade entre eles afetará o negócio. Enquanto cresce seu império, Eddie enfrenta ameaças externas e internas, constantes batalhas territoriais, confrontos de gangues e traições.


Levado à Casa Branca para receber a Medalha de Ouro Congressional do Presidente Franklin Delano Roosevelt, a lenda da Broadway George M. Cohan (James Cagney) reflete sobre sua vida. Lembranças de quando atuava em sua infância até seus primeiros dias lutando como Tin Pan Alley compositor, ao seu enorme sucesso como ator, escritor, diretor e produtor conhecido por músicas como "Yankee Doodle Dandy", "You're a Grand Old Flag" e " Over There".


Cody Jarrett (James Cagney) é o sádico líder de uma temida gangue. Extremamente violento, impiedoso e arrogante, o bandido tem verdadeira devoção pela mãe, Ma Jarrett (Margaret Wycherly) e considera-se invencível. Atormentado por uma terrível enxaqueca e preso, ele tem sua liderança – e vida - ameaçada pela ambição de um traidor, mas é salvo por um novo amigo (Edmond O'Brien).


O eficiente imediato tenente Roberts mantém as coisas sob controle em um velho cargueiro militar estadunidense durante a II Guerra Mundial. Roberts deseja ser transferido para a frota naval que está no Pacífico lutando contra os japoneses, mas seu superior, o excêntrico Capitão Morton, impede que ele deixe o barco. Dentre os amigos de Roberts estão o médico "Doc" e o oficial Pulver, um neurótico que sofre de verdadeiro terror do Capitão, que por sua vez não percebe e o tem em boa conta.


C. R. Mac Namara (Cagney), um executivo de primeira categoria localizado na Berlin Oriental, está encarregado de cuidar da filha de seu chefe que está de visita. Mas quando ele percebe que ela fugiu e se casou com um jovem comunista e seu chefe está para chegar em menos de 24 horas Mac tem que transformar o desgosto Beatnik em um genro apropriado ou se arriscar a perder uma chance de promoção! Mas antes que você consiga contar até três, os planos dele vão por água abaixo em um incidente internacional que pode enfurecer os Russos, os Alemães, e, pior do que ambos, a sua própria e ciumenta mulher (Arlene Francis)!


Várias histórias se cruzam e personagens interessantes interagem, mostrando um retrato fiel de como nasceu uma das maiores nações do mundo. Uma poderosa família aristocrata encontra um recém-nascido negro abandonado em seu quintal. A dúvida surge quando a esposa quer cuidar da criança e o marido, apesar de não gostar, aceita. Pouco tempo depois, a mãe do bebê aparece e também fica sob os cuidados da família. Uma jovem e bonita artista é casada com um influente empresário. Quando uma estátua de uma mulher nua é colocada na rua e as semelhanças com a moça são evidentes, o marido vai até as últimas consequências para manter sua moral intacta.




Obras-Primas do Cinema apresenta, Cinema Gângster. Digipak com 2 DVDS e 4 filmes de um dos subgêneros mais populares da Era Clássica de Hollywood. O cinema gângster é um subgênero do cinema policial, onde gangues e organizações criminosas possuem destaque. Tornou-se popular durante a década de 30, principalmente na era Pre-Code. Esse subgênero, em sua maioria, enfatiza a vida dos criminosos, mostrando-os como ricos, prósperos e rodeados de mulheres. É também responsável pela popularidade de atores como James Cagney, Edward G. Robinson, Humphrey Bogart, entre outros. Nos extras, além de cinejornais da época, um especial produzido por Rodrigo Veninno e Camila Hortêncio sobre o Cinema Gângster.

Disco 01:

👉As Mulheres Enganam Sempre
(Smart Money | 1931 | 1.33:1 | Áudio: Inglês Dolby Digital 2.0 | Legendas: Português| Preto e Branco | 81 minutos)
Direção: Alfred E. Green. Elenco Principal: Edward G. Robinson, James Cagney, Evalyn Knapp, Ralf Harolde.

O imigrante grego Nick, é barbeiro e tem habilidades incomuns para jogar poker e logo se levanta no mundo decadente do jogo ilegal, mas loiras bonitas permanecem seu calcanhar de Aquiles.

👉O Prefeito do Inferno
(The Mayor of Hell| 1933 | 1.33:1 | Áudio: Inglês Dolby Digital 2.0 | Legendas: Português| Preto e Branco | 90 minutos)
Direção: Archie Mayo, Michael Curtiz. Elenco Principal: James Cagney, Madge Evans, Arthur Byron, Allen Jenkins.

Cinco membros de uma gangue de adolescentes, incluindo o líder Jimmy Smith, são enviados para o reformatório, comandado por Thompson. Logo, Patsy Gargan, um ex-gângster nomeado Vice-Comissário como um favor político, faz uma visita ao reformatório e se apaixona pela enfermeira Dorothy. Inspirado por ela, assume a administração do lugar e o muda radicalmente.

Disco 02:

👉O Durão
(Picture Snatcher | 1933 | 1.33:1 | Áudio: Inglês Dolby Digital 2.0 | Legendas: Português| Preto e Branco | 77 minutos)
Direção: Lloyd Bacon. Elenco Principal: James Cagney, Ralph Bellamy, Patricia Ellis, Alice White.

O ex-presidiário Danny Kean decide deixar sua antiga vida de gângster e se torna um fotógrafo de jornal. Mas se apaixona por Patricia, a filha do policial que o prendeu.

👉O Mulherengo
(Lady Killer | 1933 | 1.33:1 | Áudio: Inglês Dolby Digital 2.0 | Legendas: Português| Preto e Branco | 76 minutos)
Direção: Roy Del Ruth. Elenco Principal: James Cagney, Mae Clarke, Margaret Lindsay, Leslie Fenton.

Quando um lanterninha de cinema é despedido, ele entra para o mundo do crime na certeza de que é apto para todo tipo de atividade ilegal.
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: JAMES CAGNEY, EDWARD G ROBINSON, MAE CLARKE
Direção: MICHAEL CURTIZ
Distribuidora: OBRAS PRIMAS
Idioma: INGLÊS
Legendas: PORTUGUÊS
Região: 0
Duração: 324 minutos
Quantidade de Discos: 2
Sistema de Cores: PB
Formato da Tela: 1.33:1 
Sistema:  NTSC
Formato:  DVD
Origem:  NACIONAL

Extras:

Cinejornal - Machine Gun Kelly
Cinejornal - Alcatraz
Universo do Cinema Gângster - Especial Obras-Primas do Cinema
The Camera Speaks







 

Tecnologia do Blogger.