RAY BRADBURY - 10 ADAPTAÇÔES ESSENCIAIS

ray-bradbury-10-adaptacoes-essenciais

Ray Bradbury, falecido em 2012, foi um dos mais lembrados escritores dos séculos XX e XXI, que inspirava produções cinematográficas e televisivas, principalmente, dos gêneros de ficção-científica, horror e fantasia. Seu livro Fahrenheit 451 (1953) e sua coletânea de ficção científica, Crônicas Marcianas (1950) e O homem ilustrado (1951), deram origem às produções mais conhecidas. Para o cinema, também roteirizou algumas obras como  Moby Dick, versão dirigida por John Huston.

Ray era um leitor ávido desde criança. Boa parte de sua juventude se passou em bibliotecas de Waukegan, onde ele lia autores como H. G. Wells, Jules Verne e Edgar Allan Poe, grandes inspirações. Seu primeiro conto publicado foi "Hollerbochen's Dilemma", no fanzine Imagination!, de janeiro de 1938, de Forrest J. Ackerman. Muitas das histórias e novelas de Bradbury têm sido adaptadas para o cinema, rádio, televisão, teatro e quadrinhos. 

Bradbury é o homenageado de hoje.

Boa sessão:


Como resultado de um teste nuclear na região do Ártico, um dinossauro carnívoro descongela e começa a abrir caminho pela costa leste da América do Norte. De início, poucos acreditam nas palavras do professor Tom Nesbitt, que presenciou a criatura. Quando perceberem a veracidade, será tarde demais: a fera ruma para Nova York.


Uma nave espacial vinda de outro planeta acaba falhando no deserto do Arizona e precisa fazer um pouso forçado no local. Apenas John Putnam (Richard Carlson) viu o ocorrido, através do seu telescópio, e fez questão de avisar o xerife. O problema é que ninguém acredita em sua palavra e, aos poucos, toda a população mundial começa a agir estranhamente.


Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.


Carl (Rod Steiger) é um homem cheio de segredos e com o corpo repleto de tatuagens curiosas. Como forma de encontrar a mulher que fez os desenhos, ele inicia uma jornada solitária para encontrá-la, cruzando com diversas pessoas em seu caminho. O que pouca gente sabe é que, cada vez que alguém olha fixamente para um das pinturas, entra em uma história futurista envolvendo seu significado.


Laura Wynant (Olivia de Havilland) é uma mulher muito rica que recebe alta do hospital psiquiátrico onde estava internada para se recuperar em casa. Certo dia, ao caminhar pelo seu jardim, Laura ouve o grito de uma mulher, alguém que foi enterrada nas terras de sua propriedade. No entanto, quando Laura revela isso para os seus familiares, ninguém acredita nela.


Para sobreviver, a humanidade deve encontrar outro lugar para viver. Mas quando três expedições a Marte, chefiadas pelo coronel John Wilder (Rock Hudson) encontram condições adequadas para a mudança, os humanos iniciam a travessia para um novo mundo, trazendo consigo os velhos males da Terra!  Quando Wilder começa a dar atenção às lições da moribunda civilização marciana, ele percebe que a humanidade pode repetir os erros do passado.


Um parque de diversões passa pela pequena Green Town e produz estranho efeito sobre seus habitantes, impelidos a seguir seus desejos mais profundos. Simbolismo paca neste filme com roteiro de Ray Bradbury, dirigido por Clayton, que nos EUA não cumpriu as promessas da Inglaterra.


A série é uma antologia que durou duas temporadas na HBO, três episódios por temporada de 1985 a 1986 e quatro temporadas adicionais na USA Network de 1988 a 1992. Muitos dos episódios focaram apenas uma das obras originais de Bradbury. No entanto, Bradbury ocasionalmente incluía elementos de suas outras obras. Cada episódio começaria com uma cena de Bradbury em seu escritório, contemplando as lembranças de sua vida, que ele afirma (na narrativa) serem usadas para gerar ideias para histórias.


Duas crianças ganham um presente dos pais um jogo eletrônico. Através de gigantescas telas de televisão, Peter e Wendy se perdem por dias na “veldt” africana e assistem com entusiasmo aos leões devorarem antílopes. Enquanto isso, coisas estranhas acontecem fora de casa: uma atmosfera de hostilidade se forma na cidade, e os cidadãos ficam inquietos com a materialização de fantasmas e as memórias de seus entes queridos.


Na noite do dia 31 de outubro, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, cinco garotos vestem suas fantasias e saem às ruas em busca de “Gostosuras ou Travessuras”. Ao perceberem o desaparecimento de um integrante, o grupo decide explorar a casa mal-assombrada do outro lado da imensa ravina. Nos fundos da propriedade, eles descobrem uma gigantesca e magnífica árvore, repleta de abóboras de diferentes tons, formas e tamanhos. 


Cinco amigos azarados decidem juntar suas parcas reservas financeiras para comprar um terno encantado. Durante uma noite de muita confusão, eles revezam a utilização do costume, cada qual por uma hora, aprendendo uma lição sobre o valor da amizade.


2055. Um novo esporte é uma febre entre ricos executivos: viajar no tempo para caçar dinossauros. Trata-se de um esporte caro, que envolve milhões e que possui uma regra básica: o passado jamais deve ser violado. Desta forma é proibido trazer do passado qualquer objeto ou animal, esteja ele vivo ou morto, já que isto pode gerar uma série de reações que modifique drasticamente o presente. Até que um acidente misterioso faz com que Travis Ryan (Edward Burns), líder de um grupo, precise retornar ao passado para devolver a ordem das coisas ao seu lugar.


Em um futuro opressivo dominado pela tecnologia, a posse de livros e a literatura são proibidas. Guy Montag (Michael B. Jordan) é um bombeiro, sua principal missão é queimar todos os livros que existem até que não sobre mais nenhum deles. No entanto, ele conhece Clarisse McClellan (Sofia Boutella), uma jovem misteriosa que faz com que ele comece a questionar suas atitudes e todo o sistema vigente.



One Movies/Dark Flix lançou um grande filme desta lista, que pode ser adquirido no link acima, que será redirecionado para o site da empresa.

UMA SOMBRA PASSOU POR AQUI 
LONDON COLLECTION VOLUME 34

Não ouse olhar para o homem ilustrado.
Histórias fantásticas baseadas em contos do consagrado escritor Ray Bradbury e extraídas de seu romance de mesmo nome. Em 1967 o escritor vendeu os direitos para a Warner Bros. fazer o filme, mas não vendeu os direitos do personagem e nem do livro que posteriormente incorporou outros contos fantásticos.

Veja abaixo detalhes da linda edição.


Informações técnicas da edição:

Duração: 103 Minutos
Sistema de cor: Colorido 
Formato de Tela: 2.35:1  
Áudio: Original em Inglês 2.0 Dolby Digital Estéreo
Dublado em Português e Espanhol 2.0 Estéreo
Legendas: Português/Espanhol/Espanhol 
Classificação: Livre

EXTRAS: Trailer de Cinema
Edição com LUVA + MINIPOSTER 



Tecnologia do Blogger.