OTTO PREMINGER - 10 FILMES ESSENCIAIS


Alguns realizadores têm a filmografia tão regular, que dificilmente conseguimos definir os filmes mais importantes. O diretor Otto Preminger Ludwig foi um destes casos. Nascido na Polônia, sua família mudou-se para Viena depois de enfrentar anti-semitismo em sua cidade provinciana (os Premingers são judeus da Europa Oriental).

Aos 17 anos se juntou ao grupo de Max Reinhardt, um renomado produtor teatral de Viena. Sua carreira de ator não decolou e ainda bem. Aos 25 anos já era profissional bem experiente. O sucesso de Otto Preminger no teatro o fez deixar Viena em outubro de 1935 e procurar oportunidades na Broadway e em Hollywood. O resto é história.

Preminger faleceu em 1986 de câncer no pulmão (e estava ainda com Alzheimer) aos 80 anos. Otto, o Ogro (como era chamado), é nosso homenageado de hoje. 

Boa sessão:


Investigando a morte da diretora de uma agência de propaganda, Laura Hunt (Gene Tierney), que teve o rosto destruído por tiros de espingarda, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) interroga Waldo Lydecker (Clifton Webb), seu mentor e um influente jornalista, que considerava Laura não apenas sua maior "criação" mas também sua propriedade pessoal. 
Laura estava noiva de Shelby Carpenter (Vincent Price), um playboy, para desgosto de Lydecker e da tia de Laura, Ann Treadwell (Judith Anderson), uma mulher rica que era apaixonada por Carpenter. Enquanto a investigação evolui McPherson sente-se atraído pela vítima e, ao ir ao apartamento dela em busca de provas, contempla uma pintura de Laura pendurada na parede. Repentinamente acontece o inesperado, pois Laura surge na sua frente viva e com o rosto sem nenhum ferimento.


Após ser jogado para fora de um ônibus por não ter dinheiro para a passagem, Eric começa a freqüentar um restaurante famoso por ter uma bela garçonete chamada Stella, que acaba misteriosamente assassinada. Eric se casa com June por causa do seu dinheiro e decide investigar sozinho a morte de Stella.


O filme conta a história do policial Mark Dixon (Dana Andrews), filho de um mafioso que, ao contrário do pai, quer voltar sua vida para o lado da lei. Atualmente envolvido em um grande problema com seus superiores devido às suas táticas brutais, Dixon constantemente se sente um fracasso frente aos outros colegas. Em um de seus momentos de fúria impensada, ele acidentalmente mata um suspeito de homicídio. Para se proteger, ele decide incriminar Tommy Scalise (Gary Merrill), um homem que ele odeia e que já cometeu vários crimes desse tipo no passado.


Frank Jessupe (Robert Mitchum) é motorista de uma ambulância e é no trabalho que ele conhece Diane (Jean Simmons). A doce menina é enteada da Senhora Tremaney (Barbara O'Neil) que aparece misteriosamente envenenada por gás na ambulância de Frank. Rapidamente Diane o envolve, e logo ele está apaixonado por ela e trabalhando como seu motorista. No entanto, ele começa a suspeitar do que há por baixo daquela meiga fachada. Quando Frank mostra que quer sair do relacionamento, Diane arquiteta um plano para que ele se envolva ainda mais e não consiga nunca cair fora.


Em Chicago um excelente carteador, Frankie Machine (Frank Sinatra), tem dois problemas: Zosch (Eleanor Parker), sua esposa inválida por quem se sente responsável, e principalmente sua dependência das drogas, que tenta mas não consegue se liberta. Em contrapartida tem a seu favor um forte envolvimento com Molly (Kim Novak), uma mulher que o ama de verdade e o apoia sempre que possível.


No Michigan, Paul Biegler (James Stewart) é um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, Parnell McCarthy (Arthur O'Connell). Após ter recusado inicialmente, ele decide aceitar a defesa de Frederick Manion (Ben Gazzara), um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou Laura Manion (Lee Remick), sua mulher, mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa e que Laura, que tem uma reputação de promíscua, estava realmente tendo um caso com o bartender assassinado, sendo que durante um acesso de cíúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.


Inspirado no 'best-seller' internacional de Leon Uris, o filme conta a história de Ari Bem Canaan (Paul Newman), líder da resistência israelense, que consegue levar 600 judeus dos campos de detenção de Chipre, conduzindo-os a um grande cargueiro com destino à Palestina. Mas forças britânicas logo são informadas sobre seu plano e insistem para que ele desista. Sem se deixar intimidar, Ari e seus passageiros recusam-se a desistir a arriscam suas vidas pelo grande ideal da independência israelense.


Senado Investiga o novo Secretário de Estado, nomeado recentemente pelo Presidente, devido a um segredo do passado que pode não só arruinar sua candidatura mas também a reputação do Presidente. O candidato tem sua vida investigada, e é prejudicado após acusação de ter sido comunista e homossexual. O filme é centrado na batalha no senado americano para aprovar ou não o novo Secretário de Estado indicado pelo Presidente Americano. Quando um senador de Utah consegue levantar fortes entraves para derrubar a indicação, parte da bancada se mobiliza para descobrir um podre do senador e derrubá-lo.


O recém ordenado padre católico norte-americano de descendência irlandesa Stephen Fermoyle retorna ao seu lar em Boston em 1917. Sua família está orgulhosa dele mas enfrenta um problema quando a irmã Mona começa a namorar um jovem judeu, Benny Rampell. As famílias não aceitam o casamento inter-religioso e Stephen aconselha a irmã a desistir. Mona foge da família e a situação acaba em tragédia, fazendo com que Stephen pense em desistir do sacerdócio. O arcebispo Glennon que a princípio não gostava dele tenta convencê-lo a continuar e ocupar um cargo no Vaticano. 


A Segunda Guerra Mundial se aproxima do fim quando o Capitão Rockwell Torrey e o Comandante Paul Eddington são chamados para criar uma estratégia de retaliação ao ataque japonês em Pearl Harbor. Ao mesmo tempo em que ambos preparam a missão suicida, Torrey se envolve emocionalmente com a enfermeira Maggie Haynes e ainda tenta restaurar sua relação com o filho Jeremiah, um jovem oficial da marinha.


Classicline lançou um dos grandes clássicos desta lista em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 

Famoso por possuir uma das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, composta por Elmer Bernstein no estilo jazz, “O Homem do Braço de Ouro tem direção primorosa de Otto Preminger, e cartaz e letreiros de abertura do lendário designer Saul Bass.
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Frank Sinatra, Kim Novak, Eleanor Parker
Direção: Otto Preminger
Produtor: Otto Preminger
Roteiro: Walter Newman, Lewis Meltzer
Fotografia: Sam Leavitt
Ano de produção: 1955
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: P&B
Duração Aprox.: 119 min.
Idioma: Inglês (2.0 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês


Tecnologia do Blogger.