NATHAN JURAN - 10 FILMES ESSENCIAIS

nathan-juran-10-filmes-essenciais

Nathan Juran é um nome bastante associado ao cinema fantástico, com monstros gigantes e marujos intrépidos dispostos a tudo. Quem conhece somente esta versão do diretor, não imagina que ele é formado em arquitetura e que ele entrou para o cinema como diretor de arte e ganhou um Oscar por Como era verde meu vale (de John Ford) e ainda concorreu por O fio da Navalha (de Edmund Goulding).

Sua longa carreira como diretor de arte se encerrou quando trocou de função, indo para a direção. Com a indústria da construção paralisada devido à Grande Depressão, ele aproveitou as oportunidades certas, marcando seu nome na calçada da fama cinematográfica. 

Atuando na direção de arte de O Castelo do pavor, a realização do longa caiu no seu colo quando o  diretor Joseph Pevney desistiu pouco antes das filmagens. Curiosamente, depois de finalizar sua carreira, se voltou novamente para a arquitetura.

Em 1999, ele foi homenageado com o prêmio Lifetime Career Award da Academia de Ficção Científica, Fantasia e Filmes de Terror, EUA.  Juran morreu com 95 anos em Palos Verdes, Califórnia.

Fique agora com seus 10 filmes essenciais.



No século XVIII um aristocrata inglês, Sir Ronald Burton (Richard Greene), após "mexer os pauzinhos" consegue ser convidado pelo Conde von Bruno (Stephen McNally) para uma caçada na Floresta Negra, na Áustria. Burton se faz passar por Richard Beckett, pois quer provar que o conde matou dois amigos que prezava muito. O sádico von Bruno brinca com seu convidado, sendo que na primeira oportunidade pretende que ele tenha uma morte horrível. Quando Beckett conhece Elga (Rita Corday), a relutante noiva do conde, ele jura libertá-la do atr castelo.


Um guia se torna vítima de uma emboscada, e tem a sua caravana dizimada por índios yaquis, quando ele consegue chegar cidade, todos pensam que se trata de um covarde que abandonou a caravana guiada por ele. Sendo assim, todos querem que ele seja enforcado, exceto uma moça, que fazia parte da caravana, e graças à ele, não foi morta, junto com sua irmã e sobrinho, e consequentemente se apaixona por ele, e confia na sua inocência. Agora, ele terá que provar que ela tem razão.


Dois pistoleiros em fuga, Reb Kittredge e Johnny Lake, separam-se. Reb acaba contratado por Matt Telford, um barão do gado que está se apossando de todas as terras da região. Falta-lhe apenas o rancho de Dan Saxon e sua filha Rita. Rita tenta convencer Reb a mudar de lado, mas este resiste. Numa reversão de expectativas, Reb fica com o rancho em um jogo de cartas que Dan perde com segundas intenções. Agora, Reb, Rita e os vaqueiros têm de conduzir uma manada até a ferrovia, porém são emboscados por Telford e seu novo capanga, o velho amigo de Reb, Johnny Lake.


Um louva-a-deus gigante e tenebroso, liberado do gelo após uma erupção vulcânica no hemisfério sul, ficou preso desde os tempos pré-históricos e está sedento por destruição. Semeando o caos por todos os Estados Unidos e Canadá, o inseto está disposto a aniquilar tudo que cruzar seu caminho.


A primeira espaçonave dos Estados Unidos em expedição ao planeta Vênus vai causar um grande transtorno na Terra durante seu retorno: além de acidentar a costa da Sicília, o objeto acabou trazendo consigo uma criatura horrenda, em forma de lagarto, que cresce rapidamente.


Um dos maiores clássicos do cinema B dos anos 50. Uma esposa bêbada em apuros com o marido mulherengo tem sua vida mudada depois de um encontro com um alienígena gigante. Depois do encontro do outro mundo, a mulher passa a crescer até atingir a altura de 50 pés e sai em perseguição do marido infiel destruindo a cidade.


O lendário Simbad sai em uma perigosa jornada pela misteriosa ilha de Colossus, mas se envolve em problemas quando um diabólico feiticeiro joga um feitiço em sua princesa amada. Para encontrar um meio de salvá-la, Simbad vai enfrentar uma incrível coleção de monstros místicos como o Ciclope devorador de homens, um exército de esqueletos, o Roc, um feroz pássaro de duas cabeças e um dragão que expele fogo.


O fazendeiro Jack (Kerwin Mathews) precisa enfrentar o mundo dos gigantes para resgatar uma bela princesa (Judi Meredith). Ela foi aprisionada por um terrível monstro a mando do feiticeiro Pendragon (Torin Thatcher), que planeja dominar o trono de Cornwall, obrigando o rei a abdicar e casando com a sua filha.


Uma tripulação de astronautas composta por americanos, ingleses e russos finalmente chegam à Lua, mas lá irão encontrar algo totalmente diferente do esperado: uma bandeira britânica e uma declaração, datada do século anterior, mencionando a Rainha Vitória. Imediatamente, cientistas passam a buscar quem teria ido para o satélite terrestre antes deles e, com isso, acharão o velho Bedford, cheio de histórias.


O jovem Richie, cujos pais são divorciados, vai passar um final-de-semana com o seu pai em uma cabana isolada nas montanhas. Então, em uma noite de lua cheia, seu pai é atacado por uma misteriosa criatura, que Richie acredita ser um lobisomem. Agora o garoto precisa convencer a todos de que na próxima lua cheia seu pai se transformará em um novo lobisomem, antes que seja tarde demais.




Classicline lançou Jack, o matador de gigantes, filme incrível de Nathan Juran em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Kerwin Mathews, Judi Meredith, Torin Thatcher
Direção: Nathan Juran
Produtor: Edward Small
Roteiro: Orville H. Hampton, Nathan Juran
Fotografia: David S. Horsley
Ano de produção: 1962
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 16x9
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 93 min. aprox.
Idioma: Inglês, Português (2.0)
Legendas: Português, Espanhol

Extras: Trailer, Fotos, Cartaz.

Tecnologia do Blogger.