10 FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA QUE MERECEM SER REVISITADOS

Sabe aqueles filmes pouco falados, mal lembrados, muitos deles fracassos de bilheteria ou de crítica? 20 anos depois, continuam parcialmente esquecidos e dificilmente mencionados em grupos de colecionadores. Fiz uma lista razoavelmente sem pesquisar e me deparei com uma coincidência: todos foram lançados entre 1997 e 2000. Foi um período difícil para o gênero, que ainda foi marcado por pérolas como Soldado do futuro (1998), Planeta Vermelho (2000), Missão: Marte (2000), A Reconquista (2000) e Fantasmas de marte (2001).

Da lista, o fato mais curioso fica por conta do filme Arquivo X, que nasceu de uma das melhores séries de todos os tempos, é um bom filme, mas quando o legado da marca é lembrado, dificilmente citam o filme. Principalmente o segundo, de 2008.

Alguns podem ser encontrados em streamings, mais é essencial tê-los em mídia física para poder revisitá-los de tempos em tempos. 

Boa sessão:


O ano é 2047. Alguns anos atrás, a pioneira nave de pesquisa Event Horizon desapareceu sem deixar vestígio. Agora, um sinal foi detectado e o Comando Aeroespacial dos Estados Unidos responde. Em busca da origem do sinal está um destemido capitão (Laurence Fishburne), sua tropa de elite e o designer que projetou a nave perdida (Sam Neill). Sua missão: encontrar e resgatar a espaçonave de última geração. Mas o que eles encontram é o terror de última geração; o que eles têm que resgatar são suas próprias vidas, pois alguém, ou alguma coisa está prestes a envolvê-los em uma nova dimensão de pavor inimaginável.


Em 2013, após uma guerra que destruiu grande parte dos Estados Unidos, inclusive o governo, vive em um contexto de caos quase absoluto um andarilho (Kevin Costner), que tenta sobreviver interpretando Shakespeare nas localidades por onde passa. Ele é capturado pelos "Holnistas", um grupo guerrilheiro que inspira terror, mas consegue escapar dos seus captores e encontra um carteiro morto. 
Ele veste suas roupas para se aquecer e chega a cidade mais próxima dizendo ser um representante oficial, pois o governo tinha sido restaurado. Nada era verdade, mas era uma forma de chegar em um lugar um estranho e ser, dentro do possível, bem tratado e alimentado enquanto distribuía esperança para a população. Mas a realidade era outra e os "Holnistas" estavam a qualquer momento sempre prontos para atacar, pilhar e assassinar.


Um grupo de especialistas formado por um psicólogo, um matemático, uma bioquímica e um astrofísico são convocados pelo governo americano para analisarem uma espaçonave, que está a trezentos metros de profundidade no Oceano Pacífico. Mas ironicamente este grupo foi formado com base em um relatório bastante fantasioso elaborado pelo psicólogo, que apenas o redigiu para ajudar a pagar sua casa. Assim, este grupo, que nunca trabalhou junto, tem a tarefa de participar de uma missão ultrassecreta e se defronta com uma misteriosa esfera, que passa a influir nas suas vidas, despertando e tornando realidade seus maiores temores.


Dois agentes do FBI, que foram até Dallas, Texas tentar evitar que um prédio federal explodisse em um atentado terrorista, ficam estarrecidos quando descobrem que a explosão no qual supostamente morreram três bombeiros e uma criança foi causada pelo próprio governo, para tentar abafar o caso de um vírus alienígena, que esteve adormecido por milhares de anos e agora volta à superfície. Apenas um médico (Martin Landau), que conhece a realidade dos fatos, tenta alertá-los, mas agentes do governo o perseguem e fazem de tudo para que ele seja desacreditado.


Após perder sua carga, que afundou em tempestade, o navio "Sea Star" procura refúgio no centro do furacão, na tentativa de fazer reparos. Lá descobrem um navio russo para pesquisa científicas com equipamentos de última geração mas que, aparentemente, foi abandonado. Robert Everton (Donald Sutherland), o capitão do "Sea Star" vê uma oportunidade de ganhar muito dinheiro, pois a recompensa para um navio de tal porte seria de 30 milhões de dólares. No entanto, a navegadora Kit Foster (Jamie Lee Curtis) e o engenheiro chefe Steve Baker (William Baldwin) não acreditam, que tudo será tão simples e estavam certos, pois uma força misteriosa começa a eliminar todos os membros da tripulação.


Quando o astronauta Spencer Armacost retorna para a Terra depois de participar de uma missão que quase custou sua vida, ele decide pegar um trabalho no escritório para poder ver sua linda esposa Jillian com mais frequência. Gradualmente, Jillian percebe que a personalidade de Spencer mudou, mas suas suspeitas diminuem quando ela descobre que está grávida. Conforme vai chegando o dia do nascimento, ela volta a suspeitar do modo de agir do marido.


Douglas Hall e seu sócio, Hannon Fuller, dois pesquisadores da área de informática, estão prestes a colher resultados positivos em seu último projeto: desenvolver um mundo simulado utilizando realidade virtual. Porém, Fuller misteriosamente assassinado, antes de passar informações importantes sobre o projeto para Douglas, que agora o principal suspeito de ter efetuado o crime. Desorientado e em busca da verdade em torno dos acontecimentos, Douglas decide por entrar no mundo simulado para investigar a morte de Fuller.


Uma espaçonave de busca encontra uma nave médica num ponto distante da galáxia. Ao ser descoberto um pedido de socorro cheio de angústia e terror, a tripulação da nave começa a crer que está em perigo, a desconfiar do misterioso jovem que resgataram e do artefato alien que está carregando consigo. Ao mesmo tempo, devem se preocupar em escapar da força gravitacional de uma gigantesca estrela que está prestes a se tornar uma supernova, o que irá resultar numa grande explosão que poderá matá-los.


No ano de 3028 D.C. a Terra é atacada pelos Drej, que são alienígenas feitos de pura energia. A nave-mãe dos Drej destrói a Terra com um feixe de energia enquanto centenas de naves humanas (incluindo a nave Titan com o professor Sam Tucker a bordo) fugiam pelo espaço, como ultima esperança da humanidade. Um dos fugitivos é o filho do professor Sam Tucker, Cale, que carrega consigo um anel dado a ele por seu pai.


Em pleno ano de 2065, o caos e destruição rondam a Terra. Um meteoro atingiu o planeta e lançou ao longo de toda a superfície terrestre milhões de aliens, que têm por objetivo extinguir toda a vida do planeta. Com isso, as cidades foram abandonadas, a população foi dizimada e os poucos seres humanos que restam precisam encontrar meios para sobreviver. 
Um deles é a Dra. Aki Ross, uma bela e determinada cientista que foi infectada de forma mortal pelos aliens e tem a chave para descobrir o ponto fraco de seu oponente. Agora, com a orientação de seu mentor científico, Dr. Sid, e a ajuda do esquadrão militar Deep Eyes, comandado pelo capitão Gray Edwards, a Dra. Ross busca salvar não apenas o planeta Terra mas também a si mesma.


Classicline lançou o filme Enigma do Horizonte em BLU RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 

➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Laurence Fishburne, Sam Neil, Kathleen Quinlan
Direção: Paul W. S. Anderson
Produtor: Jeremy Bolt, Lawrence Gordon
Roteiro: Philip Eisner
Fotografia: Adrian Biddle
Direção de Arte: David Allday
Ano de produção: 1997
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 2,35 Widescreen Anamórfico (16:9)
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 96 min.
Idioma: 5.1 Dolby TrueHD (Inglês), 5.1 DD (Espanhol)
Legendas: Português, Inglês SDH, Espanhol

Extras: 

Comentários do diretor Paul W.S. Anderson e o Produtor Jeremy Bolt
Making of de Enigma do Horizonte: Into the Jaws of Darkness / The Body of the Beast / Liberate Tutame Ex Inferis / The Scale to Hell / The Womb of Fear
Um ponto sem volta: Um olhar nas filmagens de Enigma do Horizonte com a narração de Paul W.S. Anderson
Segredos: Cenas deletadas e estendidas com o comentário do diretor
Enigma do Horizonte que ninguém viu –Uma cena de resgate não filmada e artes conceituais com os comentários do diretor
Trailer de cinema e Trailer de home vídeo


Tecnologia do Blogger.