RICHARD MATHESON - 10 FILMES ESSENCIAIS

richard-matheson-10-filmes-essenciais

Richard Matheson não é só um dos nomes mais importantes ligados ao cinema (TV) de horror e ficção, mas é uma das figuras mais importantes para mim. A última esperança da Terra é um dos filmes que mais amei e revi, e dele, realizei meu longa, O último homem da Terra, cuja referência é óbvia. A história de um cara sozinho no mundo sempre foi uma das minhas obsessões cinéfilas, e Matheson é o "culpado".

Matheson é tão importante, que dividi o post em sua homenagem em duas partes: Uma referente às adaptações para o cinema ou TV de suas obras. A outra, os filmes que ele roteirizou. Suas primeiras influências na escrita foram o filme Drácula (1931), romances de Kenneth Roberts e um poema que leu no jornal Brooklyn Eagle, onde publicou seu primeiro conto aos oito anos.

Ao contrário do que muitos pensam seu nome não se limitava ao gênero fantástico. Ele faleceu em 23 de junho de 2013, mas seu legado pode ser lido ou visto...

Boa sessão:


Baseado em uma história de Edgar Allan Poe, o filme narra a história de Philip Winthrop, que chega à mansão Usher com o intuito de levar sua amada, Madeline, para a sua cidade. Chegando lá ele confronta-se com o irmão dela, Roderick, que vai revelando, um a um, os aterrorizantes segredos de sua família.


O filme se passa num velho castelo na Espanha do século XVI. Francis Barnard, o jovem cunhado inglês de Nícolas Medina (filho do carrasco da Inquisição Espanhola, Sebastian Medina), vem ao castelo ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth. Barnard desconfia de Nícolas que, apesar de dizer ter amado sua irmã, apresenta sinais de instabilidade por ter visto a mãe ser morta por seu pai.


Baseado na obra de Edgar Allan Poe, contém 4 contos interpretados pelo mestre no gênero Vincent Price. O filme tem 3 episódios:"Morella", sobre o cadáver de uma mulher morta há 26 anos; a segunda é a junção de dois contos, "O Gato Preto" e "O Barril de Amontillado", onde um velho bêbado trava amizade com um degustador de vinhos; o terceiro e último é "O Estranho Caso do Sr. Valdemar" sobre um especialista que hipnotiza um moribundo para se comunicar com o além.


Cético professor universitário é contrariado pela crença de sua esposa na feitiçaria, prática que conheceu em uma viagem à Jamaica. Ele tenta convencê-la a abrir mão disto, mas a mulher está cada vez mais obcecada em arrodeá-lo de amuletos e outros aparatos de magia para que tenha sucesso profissional.


Erasmus Craven (Vincent Price), filho de um grande feiticeiro que já morreu, é um ex-feiticeiro. Certo dia Adolphus Bedlo (Peter Lorre), que foi transformado em um corvo por Scarabus (Boris Karloff), vai até Craven pedindo ajuda para voltar ao normal. E, para convencer o ex-feiticeiro, Bedlo também conta a ele que Lenore (Hazel Court), sua esposa desaparecida, está vivendo com Scarabus.


Trefoile é uma mãe louca que aterroriza e aprisiona a noiva de seu falecido filho Pat (Stefanie Powers, da série de TV Casal 20; A Última Diligência) para se vingar da morte trágica do seu filho, com a ajuda de seu jardineiro (Donald Sutherland de Os Invasores de Corpos, Klute - O Passado Condena, Um Inverno de Sangue em Veneza).


Quando Duc de Richleau (Christopher Lee) e seu amigo Rex Van Ryn (Leon Greene) inesperadamente visitam Simon Aron (Patrick Mower), Duc suspeita que algo está errado. Simon está hospedando 13 pessoas e todas elas são, supostamente, entusiastas em astronomia. Quando Duc encontra galinhas vivas no armário, ele descobre que Simon está praticando magia negra e tenta impedir que Simon oficialize seu batismo satânico.


David Mann, um educado vendedor de eletrônicos, está dirigindo em uma estrada de duas pistas quando encontra um caminhão-tanque que está sendo guiado por um motorista invisível, o qual parece gostar de irritá-lo com brincadeiras perigosas. Incapaz de escapar do enorme caminhão demoníaco, David encontra-se em um perigoso jogo e, quando a perseguição aumenta a níveis mortais, David faz tudo encontra forças para derrotar seu torturador.


O Conde Drácula (Jack Palance) deixa seu castelo na Hungria e vai para Londres, na Inglaterra, para ficar mais próximo de seu amor reencarnado, a bela Lucy Westenra (Fiona Lewis). Mas o caçador de vampiros Dr. Van Helsing (Nigel Davenport) está à espreita de Drácula. Adaptação da obra de Bram Stoker assinada por Dan Curtis e feita originalmente para TV, mas exibida nos cinemas brasileiros com o título "Drácula, Maldição do Demônio". O roteiro de Richard Matheson serviu de inspiração para o drama dirigido por Francis Ford Coppola em 1992, "Drácula de Bram Stoker".


Uma estranha criatura começa a atacar as pessoas em uma pequena comunidade. O Xerife resolve pedir a ajuda de um antigo caçador aposentado: John Wetherby (Peter Graves). John fica intrigado e as dúvidas ficam cada vez maiores, a partir do momento que considera ser um lobo enorme. Porém algo surpreende a todos: as pegadas do animal de quatro patas em determinado momento parecem transformar-se em um bípede. Logo a notícia se espalha e começam a especular que pertencem a um lobisomem. Coincidentemente, o ex-colega de John, Byron Douglas (Clint Walker) reaparece e informa que passou anos na América do Sul, tornando-se um grande caçador.



HELL HOUSE: A CASA DO INFERNO  + BRINDE EXCLUSIVO
Edição assombrada com marcador exclusivo
Richard Matheson

A Mansão Belasco desponta imponente no horizonte. Poderia uma casa concentrar uma malignidade tão violenta a ponto de destruir seus habitantes com suas chamas? Há décadas, a casa desafia e vence todos os que ousam perscrutar seus segredos. Mas essa história está prestes a mudar.

Hell House é o romance mais assustador sobre casas mal-assombradas já escrito.
Stephen King

Convocados por um milionário que, à beira da morte, quer respostas sobre o que o espera no além, quatro membros de uma equipe investigativa rumam para a diabólica mansão, dispostos a desvendar seus mistérios e derrotar, de uma vez por todas, as presenças malignas que assombram o local. No entanto, como descobrem da maneira mais chocante possível, é preciso mais do que coragem para encarar um mal tão antigo e potente.

Em Hell House: A Casa do Inferno, Richard Matheson (de Eu Sou a Lenda) mergulha na tradição das casas assombradas prestando homenagem a clássicos do gênero, como “A Queda da Casa de Usher”, de Edgar Allan Poe, e Hill House, de Shirley Jackson. Mas, apesar do diálogo com obras pregressas, a contribuição de Matheson à arquitetura assombrada do horror é repleta de originalidade. Seu texto ágil mescla imagens fortes com diálogos afiados para criar um romance realmente infernal.


Parte da coleção Dark House, a edição da Caveira chega para comemorar 50 anos da publicação do romance. E para que os leitores investiguem a Mansão Belasco junto com os protagonistas, trazemos uma apresentação sobre o legado das narrativas de assombração e um breve passeio pela história da parapsicologia, assinado por Vinicius Loureiro, tradutor da obra.

Desafiamos os leitores a cruzarem os portões desta mansão macabra em nossa companhia. Só não garantimos uma noite tranquila de sono depois...

Matéria retirada do blog da empresa Darkside, nossa parceira. 


Ficha Técnica do livro:

título: HELL HOUSE: A CASA DO INFERNO - 1ªED.(2021)
isbn: 9786555981360
idioma: Português
encadernação: Capa dura
formato: 14 x 21 x 2
páginas: 320
ano de edição: 2021
ano copyright: 2021
edição: 1ª
 

Tecnologia do Blogger.