GENE HACKMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS

gene-hackman-10-filmes-essenciais

Eugene 'Gene' Allen Hackman anda sumido dos holofotes, principalmente pela sua idade avançada (completa 92 anos em 30 de janeiro de 2022). Mas Gene Hackman está sempre no auge de sua carreira, compartilhando grandes atuações em filmes memoráveis. Entre seus principais prêmios, ganhou dois Oscars, quatro Globos de Ouro, um Screen Actors Guild Award e dois BAFTAs e deixou um legado de mais de 10 filmes essenciais. 
Em 1956, Hackman começou a seguir a carreira de ator e menos de uma década depois, participaria de uma dos mais memoráveis filmes dos anos 60: Uma rajada de balas. Ao fazer esta lista, percebi como o ator em grandioso em cena. Mesmo em filmes que não costumam aparecer em listas dos melhores do ator, ele transmite uma dignidade aos personagens de forma tão grande, que pensamos como posso deixar "tal filme" de fora? E são vários: Wyatt Earp, Sem saída, De frente para o perigo, Rápida e mortal, A Firma, Gerônimo, Meu filho, feu filho, Reds, Sob fogo cerrado e O destino do Poseidon.
Em 7 de julho de 2004, Hackman deu uma rara entrevista a Larry King, na qual ele anunciou que não tinha nenhum projeto de cinema futuro planejado e acreditava que sua carreira de ator havia acabado. Em 2008, ao promover seu terceiro romance, ele confirmou que havia se aposentado da atuação.
Abaixo, os 10 filmes escolhidos para representá-lo.


Durante a Grande Depressão, Bonnie Parker conhece Clyde Barrow quando este tenta roubar o carro de sua mãe. Clyde é um ex-presidiário que foi solto devido a um ferimento grave, ele cortou 2 dedos do próprio pé, além de bom comportamento. Atraída pelo rapaz, já que sua vida se resumia a uma existência sem sentido, trabalhando como garçonete num bar de beira de estrada, ela o acompanha aonde ele for. Ambos iniciam uma carreira de crimes, assaltando bancos e roubando automóveis. 
Conhecem o mecânico C.W. Moss, que passa a ser o novo companheiro da dupla, mas durante um assalto matam uma pessoa e são caçados daí em diante como assassinos. Ao grupo une-se Buck Barrow, o irmão de Clyde, também recém-saído da cadeia, e Blanche, sua mulher. Sucedem-se os assaltos e logo o quinteto ganha fama em todo o sul do país. Uma noite, são cercados por vários policiais e, obrigados a matar para fugir, são perseguidos em vários estados. A cinebiografia do casal de assaltantes mais famoso dos EUA!


Um assassino profissional, Pierre Nicoli (Marcel Bozzuffi), mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman), um detetive da polícia, e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), seu parceiro, investigam discretamente Salvatore "Sal" Boca (Tony Lo Bianco), um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda de Sal é ganha ilegalmente e, no processo, é ajudado pela esposa, Angie Boca (Arlene Farber). Isto os leva a descobrir que um grande carregamento de droga está para chegar no país, assim Popeye e Buddy recebem ordens para trabalhar com os agentes federais Bill Mulderig (Bill Hickman) e Bill Klein (Sonny Grosso). 
Acontece que Doyle e Mulderig têm desavenças, pois uma vez os instintos de Doyle falharam, o que provocou a morte do parceiro. O cérebro da operação é Alain Charnier (Fernando Rey), que esconde 60 quilos de heroína no Lincoln Continental, um carro de luxo que pertence a Henri Devereaux (Frédéric de Pasquale), um astro de cinema que, em razão da sua fama, não deverá ser importunado quando estiver filmando em Nova York. Alain contata Sal para organizar a venda da heroína, mas Doyle vigia Sal e logo começará um jogo de gato e rato.


Em uma estrada da Califórnia Max (Gene Hackman) e Lion (Al Pacino), dois desconhecidos, se encontram. Max saiu da prisão recentemente, após ter cumprido uma pena de sete anos por assalto, e Lion é um marinheiro que passou seis anos no mar. O primeiro planeja ir para Pittsburg, onde sonha em abrir um lava-carros. O segundo deseja ver a mulher, que abandonou, e conhecer o filho de cinco anos. Os dois juntos decidem atravessar o país em busca de uma vida melhor. Nesta jornada o ex-presidiário aprende a controlar seu temperamento e o marinheiro se torna uma pessoa mais responsável.

Harry Caul (Gene Hackman), expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.


O detetive particular Harry Moseby (Hackman) é contratado pela ex-atriz decadente Arlene Iverson (Ward) para procurar sua filha desaparecida de 16 anos, Delly (Griffiths). Ele vai ao encontro de alguns jovens com que Delly se relacionou e fica sabendo que ela se encontra com o padrasto Tom (Crawford) e sua atual companheira, Paula (Warren). No início da investigação Moseby flagra sua esposa Ellen (Clark) saindo de carro com um amante. Delly, como a mãe, tem a fama de ser fogosa. 
Quando mergulha à noite fica traumatizada com o cadáver que vê no fundo do mar e decide partir com Harry no dia seguinte. Harry a deixa em plena confusão na mansão da mãe. Pouco tempo depois, Ellen avisa que Delly está morta. Ela morreu no cenário da filmagem de uma cena de aventura. Moseby não acredita que tenha sido uma morte acidental. Ele retorna à Flórida para investigar a quantas anda o casal com quem se hospedou. criar loja virtual.


Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.


Baseado em uma história real. No ano de 1954, um homem se torna técnico de um time de basquete do ensino médio. Esta nova atividade é uma tentativa de acertar os erros de seu passado e endireitar sua vida. No entanto, as coisas só entram realmente no trilho quando o alcóolatra da cidade decide se juntar à jornada para ajudar o time a conquistar uma vaga no final do campeonato estadual.


Quando um grupo de trabalhadores de direitos civis desaparecem em uma cidade pequena do Mississippi, os agentes do FBI Alan Ward e Rupert Anderson são enviados para investigar. As autoridades locais se recusam a cooperar e a comunidade afro-americana tem medo de ajudar. A situação se torna cada vez mais difícil e a abordagem direta é abandonada a favor de uma mais agressiva.


Quando a prostituta Delilah Fitzgerald é desfigurada e morta, suas companheiras de bordel oferecem uma recompensa para quem encontrar os assassinos. O xerife local não gosta nada da ideia, já que não permite vigilantismo em sua cidade. Dois grupos de pistoleiros, um liderado pelo ex-bandido William Munny e o outro pelo inglês Bob, aparecem para receber o prêmio, entrando em conflito entre si e com o próprio xerife.


Em um submarino nuclear americano acontece um choque entre o primeiro oficial Ron Hunter (Denzel Washington), um militar flexível, e outro tradicional, Frank Ramsey (Gene Hackman), o capitão, quando paira a dúvida se devem ou não bombardear russos rebeldes, que se apoderaram de um míssil nuclear que pode ser usado contra os Estados Unidos. A tensão aumenta quando a ordem de disparo contra os rebeldes é seguida de uma mensagem incompreensível, que poderia ser um cancelamento da ordem anterior. Enquanto um deseja disparar, o outro acha prudente esperar a confirmação e um conflito interno se estabelece pelo controle do submarino.


Classicline lançou o box Operação França em BLU RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
O box pode ser comprado com os dois filmes ou em suas versões individuais.
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Gene Hackman, Roy Scheider, Fernando Rey /  Gene Hackman, Fernando Rey, Bernard Fresson
Direção: William Friedkin / John Frankenheimer
Produtor: Philip D´Antoni / Robert L. Rosen
Roteiro: Ernest Tidyman / Alexander Jacobs, Robert Dillon, Laurie Dillon
Fotografia: Owen Roizman / Claude Renoir
Direção de Arte: Ben Weiner 
Ano de produção: 1971 / 1975 
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 103 min. aprox. / 119 min. aprox.
Idioma: Inglês, Português, Espanhol
Legendas: Inglês, Português, Espanhol

Extras: Comentários em Áudio de William Friedkin; Comentários em Áudio de Gene Hackman e Roy Scheider; Trilha Sonora Isolada; Curiosidades / Comentários em Áudio do Diretor John Frankenheimer; Comentários em Áudio de Gene Hackman e do Produtor Robert Rosen; Trilha Sonora Isolada; Um Bate-papo com Gene Hackman; Frankenheimer em Foco; Trailer; Galeria de Fotos.


Tecnologia do Blogger.