google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FUGA DE BERLIM ORIENTAL (1962) - FILM REVIEW

fuga-de-berlim-oriental-1962-film-review

Com ares de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, Fuga de Berlim Oriental é um filme absolutamente imperdível para os fãs do gênero. A história se passa em janeiro de 1962, quando um grupo de berlinenses orientais foge para Berlim Ocidental através de um túnel que haviam cavado sob o Muro de Berlim. 

A trama se inicia quando Kurt Schroder (Don Murray), motorista de um major da Alemanha Oriental, vê um amigo ser morto enquanto tentava dirigir seu caminhão através do Muro. Ele é persuadido pela irmã do amigo, Erika Jurgens (Christine Kaufmann), e pela própria família a projetar uma tentativa de fazer uma fuga para o setor ocidental da cidade, cavando um túnel sob a parede que fica perto de sua casa. Seus esforços para fugir das suspeitas da polícia da Alemanha Oriental, seu medo de traição por vizinhos inquisitivos e o esgotamento da escavação são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelo grupo.

Caso real versus Realismo

Desde a construção do Muro de Berlim em 1961, histórias de fugas do Oriente, tanto fracassadas quanto bem-sucedidas, encheram as notícias no Ocidente e levaram à competição entre as produtoras americanas para realizar um filme sobre o tema. A MGM decidiu aproveitar o interesse do público com um longa-metragem inspirado em acontecimentos reais. Eles incluíram a construção de uma réplica de gesso de 300 metros do muro em Berlim Ocidental, que se tornou uma atração turística e atraiu a atenção dos guardas da Alemanha Oriental.  Ele estava localizado a apenas quatro quarteirões do muro real.

A equipe filmou sentinelas lançando holofotes através da fronteira, transformando-os em figurantes do filme. Robert Siodmak ficou obviamente empolgadíssimo. O diretor montou uma equipe fake para distrair os alemães e filmou a cena ao longo do canal a uma curta distância.

O Muro real media tinha cerca de 155 km de comprimento, cruzava 24 quilômetros de rios e 30 quilômetros de bosques. Interrompeu o trajeto de oito linhas de trens urbanos, quatro de metrô e cortou 193 ruas e avenidas. Era defendido por grades com alarmes, cercas elétricas e arames farpados, pontilhado por mais de 300 torres de observação, patrulhadas por cães de guarda e soldados bem armados. Estes tinham ordem de atirar para matar, em quaisquer pessoas que tentasse atravessá-lo.

Em 1962, um grupo de estudantes (três universitários e 26 amigos e familiares) da Alemanha Ocidental assistidos por um refugiado da Alemanha Oriental recebeu financiamento da NBC (que estava concorrendo com a CBS) para construir um túnel de 40 metros de comprimento sob uma fábrica. Como parte do acordo, a NBC planejava transmitir um especial sobre o túnel e os fugitivos. Vinte e nove pessoas escaparam por ele antes que fosse descoberto. O subsequente documentário da NBC News , "The Tunnel", foi originalmente programado para ir ao ar em 31 de outubro de 1962, mas a data de transmissão foi adiada depois que a NBC foi pressionada para não aumentar as tensões com a União Soviética após a crise dos mísseis cubanos.

Produzido por Reuven Frank e narrado por Piers Anderton, "The Tunnel" ganhou três prêmios Emmy em 1963. O filme dirigido por Robert Siodmak saiu no mesmo ano do acontecido, emulando da melhor forma possível os fatos reais. Até o neném utilizado na produção parece o mesmo da história real (basta assistir o documentário disponível no Youtube para concluir isto). O diretor inclusive, foi assessorado por um membro envolvido na fuga. 

É um filme imperdível, como curiosidade e como entretenimento. Em tempo, o muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961 e derrubado 28 anos depois, em 9 de novembro de 1989. E foi mais um exemplo que mostra para a humanidade criar pontes ao invés de muros.


Classicline lançou este filme imperdível em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Don Murray, Christine Kaufmann, Werner Klemperer
Direção: Robert Siodmak
Produtor: Walter Wood
Roteiro: Gabrielle Upton, Peter Berneis
Fotografia: Georg Krause
Ano de produção: 1962
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: P&B
Duração Aprox.: 89 min. aprox.
Idioma: Inglês , Português
Legendas: Português

Filme com Capa Dupla

Extras: Fotos, Cartazes e Trailer 



Tecnologia do Blogger.