10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "OS MORTOS NÃO MORREM (2019)"

A onda de filmes e séries zumbis provocadas pelo início fantástico de Walking Dead foi, digamos, inesperada. Mas dentro do universo de realizadores, sempre tive curiosidade de como seria um Jim Jarmusch ou um Wes Anderson, com suas identidades visuais marcantes, fazendo um filme do gênero.

Bom, eis que em 2019, minha curiosidade foi parcialmente saciada, com "Os mortos não morrem", de Jim Jarmusch. No filme, em uma cidadezinha pacata, uma série de crimes começam  chamar a atenção dos policiais Cliff (Bill Murray) e Ronald (Adam Driver). Depois de investigarem, descobrem que os seus piores medos se tornaram reais: o local está sendo tomado por zumbis, que voltaram para executar as atividades que faziam diariamente quando vivos. 

Para o bem e para o mal, a obra é puro Jarmusch. Hoje vamos ver 13 referências e easter eggs encontradas nos filme e que valem a pena serem reconhecidas.


1)  Primeiro, Zoe (Selena Gomez), Zack (LuKa Sabbat) e Jack (Austin Butler) dirigem um Pontiac LeMans de 1968. Esta é exatamente a mesma marca e modelo dirigido por Barbara (Judith O'Dea) e Johnny (Russell Streiner) no prólogo do original Noite dos mortos vivos (1968). Isso é referenciado diretamente por Bobby Wiggins (Caleb Landry Jones) no filme. Aliás, a estrada que percorrem também é similar à do filme de Romero. Em outro momento, vemos uma zumbi nua, referência também à Noite dos mortos vivos, em que a mesma cena acontece.

2)  Quando Adam Driver para na lanchonete em seu pequeno carro vermelho inteligente, os sons são retirados do efeito sonoro de um veículo da saga Star Wars. Mais tarde, quando ele entrega as chaves para Tilda Swinton, ela nota o chaveiro de Star Wars. Ambas as cenas fazem referência ao envolvimento de Adam Driver na série de filmes Star Wars como o personagem Kylo Ren.

3)  Não sei se é uma referência, easter egg ou coincidência, mas o visual de Tilda Swinton é um misto de elfo, Gandalf e Legolas, além do seu rosto ser a cópia do Gollum. E num momento em que personagens chegam á loja Geek, um deles diz que o atendente se parece com um Hobbit. Esta loja inclusive, é uma referência por completo, com pôsteres do Enigma do outro mundo, Halloween , Noite dos mortos vivos, uma cabeça de Frankenstein, além do atendente usar uma camisa do filme Nosferatu. Sempre referências a filmes ligados a mortos vivos, figuras ressuscitadas ou personagens que "insistem" em não morrer. 

4)  "Centerville" é uma referência à cidade fictícia em 200 motéis (1971) de Frank Zappa . No entanto, Delaware, Geórgia, Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Massachusetts, Missouri, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Washington e Wisconsin têm uma cidade chamada Centerville. 

No filme, cheio de elementos surrealistas e metalinguísticos, todos os personagens estão cientes que estão dentro de um evento cinematográfico. Em "Os mortos não morrem", o personagem de Adam Driver, também tem esta consciência que está num filme.

5)  Este filme contém algumas referências a Ernie "Ghoulardi" Anderson, o apresentador do "Shock Theatre", um popular programa de terror noturno que foi exibido na televisão de Cleveland na década de 1960. Um pôster de Ghoulardi pode ser visto na parede do posto de gasolina atrás de Bobby e em um ponto do filme, Bobby diz "Fique doente" para um grupo de crianças, ao qual eles respondem "Fique azul, Bobby". "Fique doente" e "ficar azul" eram frases de efeito de Ghoulardi. 

O diretor Jim Jarmusch, que nasceu em Akron, cresceu assistindo Ghoulardi quando criança e o citou como uma influência em seu trabalho. Ernie Anderson também é conhecido por ser o pai do cineasta Paul Thomas Anderson, que nomeou sua própria produtora Ghoulardi Films em homenagem ao personagem.

6)  Se em Despertar dos mortos, Romero faz uma sátira ao consumismo, neste, Jim tira sarro com os zumbis mais consumistas do planeta. Eles já saem do túmulo querendo suas marcas preferidas e carregando seus celulares. O que mudou neste tempo é o senso de urgência.

7) Outra referência ao Noite dos mortos vivos foi através do incomum cabelo da personagem de Judith O'Dea, Barbara, preso com uma tiara. Primeiro, na forma em que a atendente da lanchonete prende o cabelo, tornando-o bem similar. Depois a zumbi que mata a atendente tem exatamente o mesmo cabelo, sugerindo ser a mesma personagem. E curiosamente, Iggy Pop, que se levanta do túmulo com ela, tem uma marca grande nos olhos, se assemelhando ao personagem que acompanha Barbara no filme de 68.

8)  Quando os três policiais estão dirigindo pela estrada em direção ao cemitério, o personagem de Adam Driver se inclina para fora da janela com um facão para cortar a cabeça de um zumbi em particular. Este zumbi está vestido com as mesmas roupas e com o mesmo cabelo do personagem de Bill Murray em Zumbilândia. Aliás, Driver empunha o facão da mesma forma que o sabre de luz em Star Wars.


9)  Em um dos túmulos do cemitério, com bastante ênfase, podemos ver o nome Samuel M. Fuller. Samuel Michael Fuller foi grande roteirista, produtor e diretor de cinema norte-americano, conhecido mundialmente sem o M. no nome. Jim Jarmusch admirava muito Fuller, para quem trabalhou e colaborou no documentário de 1994 "Tigrero: um filme que nunca foi feito".

10)  Nos créditos finais Jim coloca um easter egg agradecendo seu primeiro assistente de direção Atilla Yücer duas vezes. O próprio diretor explicou o motivo em uma entrevista: "-Esta foi uma filmagem muito, muito difícil. Não quero insistir nisso, mas não tivemos tempo suficiente. Tivemos que fazer as cenas de Adam Driver em três semanas. O Primeiro Diretor Assistente é um trabalho muito, muito difícil. Não importa o que aconteça, mas Atilla foi fantástico. 

Ele fez jus ao seu nome Átila; ele é um verdadeiro guerreiro, mas tão educado. Em vez de dizer "Ok, rode a câmera!" ele sempre dizia: “Alguém se oporia se rodássemos a cena?” Ou, em vez de dizer: "Ok, traga os atores para o set", ele diria: "Posso convidar os atores agora para o set?" E às vezes, quando eu ficava super estressado, Atilla dizia: "Você pode me perguntar isso de novo com um tom um pouco diferente?" Ele era o cara. Merecia seu nome estampado."




Obras primas do cinema lançou este filme imperdível em BLU RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco:  Bill Murray, Adam Driver, Tilda Swinton, Chloë Sevigny
Direção: Jim Jarmusch
Produtor: Joshua Astrachan, Carter Logan
Roteiro: Jim Jarmusch
Fotografia: Frederick Elmes
Direção de Arte: Julia Heymmans
Ano de produção: 2006
Pais de Produção: Estados Unidos, Suécia, África do Sul
Formato de tela: Widescreen (16:9)
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 105 min.
Idioma: Inglês (5.1 DTS-HD MA), Português, Espanhol (5.1 DTS)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol

Extras: 

Bill Murray: Astro de Filmes de Ação na Caça aos Zumbis / Fiquem Juntos / Nos Bastidores de "Os Mortos Não Morrem": Tai Chi dos Zumbis, Treino de Rugido, Um Set Giratório, Departamento de Lanches, Sinfonia dos Mortos-Vivos, Petiscos


Tecnologia do Blogger.