JOSEPH L. MANKIEWICZ - 10 FILMES ESSENCIAIS

joseph-l-mankiewicz-10-filmes-essenciais

Mankiewicz talvez seja um dos melhores diretores "pouco falados". Ele diretor de cinema, roteirista e produtor dono de uma longa carreira em Hollywood e de um recorde ao ganhar em dois anos consecutivos Óscares de roteiro e direção. Mankiewicz trabalhou por 17 anos como roteirista da Paramount Pictures e como roteirista e produtor da Metro-Goldwyn-Mayer antes de ter a chance de dirigir na Twentieth Century Fox . Ao longo de seis anos, ele fez 11 filmes para a Fox. 
Em 1961, a 20th Century Fox estava produzindo Cleópatra estrelado por Elizabeth Taylor e contratou Mankiewicz para substituir o diretor Reuben Mamoulian. Mankiewicz aceitou um contrato lucrativo, do qual se arrependeu. O filme consumiu dois anos de sua vida e acabou atrapalhando sua carreira (repare no salto de quase 10 anos sem filmes importantes nos filmes essenciais abaixo).
Joseph morreu de ataque cardíaco em 5 de fevereiro de 1993, seis dias antes de seu 84º aniversário. 
Boa sessão:


Um ano após a morte do marido, Lucy Muir (Gene Tierney) decide não mais viver com a sogra e a cunhada. Aluga o "Chalé Gaivota", uma casa a beira-mar, e para lá se muda com sua filha e sua empregada. Porém, logo o fantasma de Daniel Gregg (Rex Harrison), proprietário que morrera em um suposto suicídio, surge para a amedrontá-la. Isto não surte efeito e entre os dois nasce gradativamente uma amizade, a tal ponto que quando ela se vê em uma grave situação financeira, ele decide lhe narrar sua vida para ser transformada em livro e tirá-la deste aperto.


Deborah Bishop (Jeanne Crain), Lora May Hollingsway (Linda Darnell) e Rita Phipps (Ann Sothern) são três amigas, todas casadas, que estão a ponto de partir em uma viagem de barco ao longo do Rio Hudson, para acompanhar alguns jovens. Até que um mensageiro entrega uma carta a cada delas, todas da mesma mulher, Addie Ross (Celeste Holm), uma amiga linda, rica e muito admirada por Brad (Jeffrey Lynn), Porter (Paul Douglas) e George (Kirk Douglas), seus maridos. 
Addie escreveu a mesma mensagem para as três esposas, dizendo que fugiu com o marido de uma delas, mas sem mencionar com qual. Cada uma delas passa o dia buscando no fundo das suas memórias os possíveis motivos que poderiam levar seu marido a ser o infiel, fazendo com que Deborah, Lora e Rita passem por uma sutil tortura emocional.


Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
A Malvada é um dos filmes recordistas em número de indicações ao Oscar. Assim como Titanic, o filme recebeu 14 indicações.


Durante a Primeira Guerra Mundial, Ulysses (James Mason) trabalha na Embaixada Alemã na capital da Turquia, Ancara. Ele é despedido quando descobrem que ele gosta de fotografar correspondência privada. Entretanto, logo ele consegue emprego na Embaixada Britânica e continua com o seu estranho hobby. Ulysses tem o sonho de enriquecer e ir morar no Rio de Janeiro, e para conseguir esse objetivo ele vai vender fotos e documentos para os nazistas e passar a trabalhar para o II Reich, adquirindo o nome de Cícero.


Em Roma, (exatamente nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto) César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antônio (Marlon Brando) consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antônio e Otávio (Douglass Watson) e o outro por Cássio (John Gielgud) e Brutus (James Mason), sendo que este segundo exército é numericamente inferior, mas os conspiradores preferem cometer suicídio a serem capturados.


No funeral de uma estrela de cinema, Maria Vargas (Ava Gardner), que teve uma carreira meteórica, Harry Dawes (Humphrey Bogart), o diretor dos seus filmes, e pessoas que conviveram com ela se lembram de como ela foi descoberta em uma cabaré de Madri e sua atribulada vida pessoal. Principalmente Dawes recorda o que ela teve de suportar no meio artístico e seu casamento com um nobre italiano, o Conde Vincenzo Torlato-Favrini (Rossano Brazzi). 
Ambas as situações revelam as nuances do "star system" de Hollywood, mostrando que por trás de belos rostos e homens, que se comportam como verdadeiros cavalheiros, se escondem sentimentos insanos. Dona de uma beleza única, a Condessa cativa todos que a cercam, inclusive Harry, que tem fama de durão.


Em 1952 Saigon está em plena guerra, envolvida na luta pela libertação local do domínio francês. É nesta época que chega Alden Pyle, um agente da CIA idealista que é enviado para ajudar as forças locais. Lá, conhece Thomas Fowler, um veterano correspondente do jornal London Times, que lhe apresenta Phuong, uma bela vietnamita com quem esta envolvido. Logo, Pyle também se envolve com Phuong, criando um triângulo amoroso que traz uma série de revelações à tona. A fotografia do mestre Robert Krasker / leva à uma estética expressionista, muito afinada com a dramaticidade histórica da obra e a perversidade da guerra.


John Cukrowicz (Montgomery Cliff), um neurocirurgião interessado em conseguir recursos para o hospital onde trabalha, conhece Violet Venable (Katherine Hepburn), uma rica senhora da aristocracia que quer mandar fazer uma lobotomia em Catherine Holly (Elizabeth Taylor), uma sobrinha supostamente acometida de crises de loucura. Na verdade Violet teme que Catherine revele a homossexualidade de Sebastian, o filho de Violet, que morreu de forma violenta na Espanha. Há uma versão "oficial" do acidente, mas Catherine viu o que realmente aconteceu e assim sua tia tenta silenciá-la.


Em campanha no Egito, Júlio César (Rex Harrison) conhece Cleópatra (Elizabeth Taylor), com quem tem um filho. Com sua ascensão como soberano absoluto a rainha se une a ele, mas o assassinato de Júlio César cria uma mudança nos planos, fazendo com que ela se torne amante de Marco Antonio (Richard Burton), como forma de garantir sua razoável autonomia como governante. Mas a luta entra Otávio (Roddy MacDowall) e Marco Antonio pelo poder põe em risco sua posição e sua vida.


Um cabeleireiro (Michael Caine) e um escritor de histórias de mistérios (Laurence Olivier) têm algo em comum: a mesma mulher. Enquanto o primeiro é um amante apaixonado que não sabe como sustentar as extravagâncias da amada, o segundo é um marido que está cansado do relacionamento e pretende ficar com a amante. O marido propõe ao amante da sua mulher que este roube sua joias e as venda para um receptador de confiança. O marido não sofreria prejuízo, pois as joias estão no seguro, mas existe um problema: um tenta ludibriar o outro em um duelo de inteligência.


Classicline lançou alguns filmes imperdíveis desta lista em DVD, que podem ser adquiridos no site da empresa ou nas lojas parceiras. 










Tecnologia do Blogger.