JOHN HUGHES - 20 FILMES ESSENCIAIS


Um infarto aos 59 anos nos privou do prazer de ver novas produções do mestre em seu ofício.  John Hughes foi um diretor de cinema, produtor de cinema e roteirista americano. Seu nome está impresso em algumas das mais memoráveis comédias, principalmente dos anos 80 e 90, seja na direção, produção ou roteiro. 
E ele é nosso homenageado de hoje, e como seu nome é marcante em várias funções, apesar de ter dirigido menos de 10 filmes, abri uma exceção: serão 20 indicações essenciais. Algumas destas  revi recentemente e continuam divertidas, com o saboroso toque Hughes.  


Lugar comum:

As obras dele costumam acontecer em Shermer, Illinois. A maioria de seus filmes adolescentes da década de 1980 tem uma cena no refeitório da escola, na biblioteca da escola ou em ambos. E uma das características mais notáveis são os close-ups de dois personagens se encarando e interagindo de alguma forma. E grande parte dos seus filmes  terminam com um quadro congelado.
Dirigiu dois filmes selecionados para o Registro Nacional de Cinema pela Biblioteca do Congresso como "culturalmente, histórica ou esteticamente" significativos: Clube dos Cinco (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986).
E um detalhe técnico. Um dos filmes que certamente estaria na lista, mas optei por não colocar é Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994). Ele escreveu o roteiro original, mas devido a um acordo que fez com os diretores, seu nome não foi associado ao projeto. E para não confundir que acha que o filme foi escrito por  Peter Farrelly, Bennett Yellin e Bobby Farrelly.
Boa sessão:



A família Griswold está de férias e resolve ir para o "Walley Park", um parque temático. O pai Clark (Chevy Chase), sua esposa Ellen (Beverly D'Angelo), e os filhos Audrey (Dana Barron) e Rusty (Anthony Michael Hall) pegam a longa estrada de Chicago até a Costa Oeste. No meio do caminho, encontram com o primo Eddie (Randy Quaid) e a tia Edna (Imogene Coca), e acabam tendo que levá-la até Phoenix. Até os Griswold chegarem ao parque muitas confusões acontecem e, quando eles finalmente chegam, uma surpresa pouco agradável os surpreende.


Samantha Baker (Molly Ringwald), uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar com um colega do colégio, que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido, e como se não bastasse, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.


Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.


Dois adolescentes resolvem criar a mulher ideal no computador, mas um acidente elétrico faz a sua nova criação virar realidade na forma de Lisa, uma super-humana amável e extremamente bonita. Com a ajuda de Lisa, os meninos aprendem a se vestir na moda, passam a dirigir um Porsche e ganham coragem para enfrentar os brigões da escola. Só que ninguém pode saber da existência desta mulher, especialmente o malvado irmão mais velho de um dos garotos.


No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey)


Andie é uma jovem de classe baixa na escola de Chicago, e costuma sair com sua antiga chefe e seu colega Duckie. Quando um dos estudantes mais ricos e populares da escola, Blane, convida Andie para sair, ela não acredita. Os dois iniciam um romance reprovado até por seus melhores amigos e enfrentam as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais.


Neal Page (Steve Martin) é um publicitário que decide voltar de avião de Nova York para Chiacago, para passar o Dia de Ação de Graças com sua família. Porém, ao chegar no aeroporto, descobre que o vôo está atrasado e, posteriormente, que sua passagem de primeira classe foi transferida por engano para a classe turística. Quando a viagem enfim começa ele ainda tem que aturar ao seu lado Del Griffith (John Candy), um vendedor de alças para cortinas de chuveiro chato e inconveniente. 

Para completar o azar de Neal, uma tempestade de neve impede que o avião aterrisse em Chicago, que termina por pousar em uma pequena cidade do Kansas. Sem saber se haverá um novo vôo capaz de levá-lo a tempo para Chicago, Neal decide ir à cidade através de outro meio de transporte. Griffith se oferece para acompanhá-lo e, juntos, iniciam uma maratona repleta de problemas.


Keith Nelson, um estudante tímido, tenta conquistar Amanda Jones, a garota mais popular do colégio. Para isso, ele conta com a ajuda de sua melhor amiga, Watts, sem saber que ela está perdidamente apaixonada por ele. Além disso, suas investidas provocam a ira do ex-namorado esnobe de Amanda, Hardy Jenns, um ricaço exibido que faz planos para se vingar. Ele organizar de dar uma surra em Keith, quando ele e Amanda forem juntos a uma festa. Enquanto isso, Watts vê tudo e sofre o tempo todo.


Dois cunhados nada amigáveis (Candy e Aykroyd) decidem dividir com suas famílias uma cabana na floresta para passar a temporada de férias. As brigas e armadilhas que um prepara para o outro acabam provocando grandes confusões para as duas famílias e interrompem o sossego de todos os hóspedes do acampamento.


John Candy é o astro desta comédia de John Hughes como um solteirão preguiçoso e bem-humorado que ficou encarregado de cuidar de seus sobrinhos durante uma crise familiar. Não acostumado com a vida suburbana, o divertido tio Buck logo encanta seus sobrinhos mais jovens Miles e Maizy com sua comida pesada e sua nova maneira de lavar roupa. 
Mas seu estilo despreocupado não agrada a todos, especialmente Tia (Jean Kelly), sua sobrinha adolescente rebelde, e Chanice (Amy Madigan), sua namorada impaciente. Tio Buck é a última pessoa em quem você pensaria para cuidar das crianças. Mas com um pouco de sorte e muito amor, ele consegue surpreender a todos nesta comédia familiar comovente.


Quando o levado Kevin McCallister, de oito anos de idade, não se comporta na noite anterior de uma viagem da família para Paris, sua mãe o faz dormir no sótão, e ele deseja que sua família não estivesse em casa. Após os McCallisters irem para o aeroporto sem Kevin, que acorda e acredita que o seu desejo de não ter família se tornou realidade, ele percebe que dois vigaristas planejam roubar a residência. Sozinho, ele precisa proteger a casa da família destes atrapalhados ladrões.


Após uma noite de farra, Bill Dancer (James Belushi) encontra na porta de sua casa um bebê abandonado. Ele faz o que pode para criá-la e, 9 anos depois, Curly Sue (Alisan Porter) o ajuda em seus pequenos golpes. Os dois vivem mudando de cidade e, ao chegarem em Chicago, tentam aplicar um golpe em Grey Ellison (Kelly Lynch), uma conhecida executiva de uma empresa de advocacia. Eles fazem com que Grey pense que atropelou Bill, visando ganhar um jantar, mas ela acaba se envolvendo com ambos e muda suas vidas.

O mimado e arrogante Doyle tem tudo que o dinheiro pode comprar, mas desde que seus pais (Natalie e Reed) se separaram, lhe falta a figura paterna, já que seu pai vem se distanciado a cada dia. Tudo piora quando Doyle descobre que seu pai prefere viajar a passar o feriado com ele. Revoltado, o garoto se nega a ir para casa da sua mãe. É quando o atrapalhado e divertido Dutch, namorado de Natalie, decide buscá-lo, no colégio interno, e trazê-lo para o feriado de ação de graças. Contrariado, Doyle promete não ceder e pretende transformar uma simples viagem de carro em uma verdadeira guerra.


A família Newton vive em uma casa confortável, mas parece que falta algo. Este vazio é preenchido quando um mascote vai morar lá, sendo que na verdade este filhote é um imenso cão são bernardo, que traz alegrias e também muitos tumultos para os Newton. Paralelamente Herman Varnick (Dean Jones), o veterinário do local, tem uma secreta e horrível segunda atividade que requer diversos cachorros para experimentos, sendo que Beethoven está na lista de Varnick.


Kevin McCallister se perde do pai no aeroporto e pega o avião em direção à Nova York, enquanto sua família inteira vai para a Flórida. Agora, sozinho na grande cidade, o garoto encontra um jeito de se hospedar no Hotel Plaza e começa a fazer suas travessuras. Mas quando Kevin descobre o plano de dois bandidos de roubar uma loja de brinquedos na véspera de Natal, ele tenta impedir o assalto.


Dênis (Mason Gamble) é um garoto que inferniza a vizinhança e George Wilson (Walter Matthau), um vizinho aposentado, parece ser o alvo preferido do menino. Alice Mitchell (Lea Thompson), a mãe de Dênis, começou em um novo emprego e logo se vê obrigada a viajar com Henry (Robert Stanton), seu marido. Como a fama de Dênis é notória, nenhuma babá quer ficar tomando conta do garoto, mas Martha Wilson (Joan Plowright), a esposa de George, se prontifica em cuidar do pimentinha. Isto deixa seu marido desesperado, mas o pior ainda está por vir quando Dênis "colabora" na reunião que os Wilson fazem para comemorar um prêmio de jardinagem, ganho por George.


Em plena época de Natal, Susan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Um dia, um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha. Porém o que ninguém podia esperar é que o velhinho afirma ser o verdadeiro Papai Noel que está ali justamente para provar para a garotinha e para muitas pessoas que ele é real.

Em Chicago o bebê Bink tem todo o amor do mundo e tudo que o dinheiro pode comprar. Entretanto, três malandros, liderados por Norby (Joe Pantoliano), se passam por fotógrafos e sequestram a criança. No entanto o bebê foge de forma fantástica e de forma mais fantástica ainda percorre a cidade, visitando os lugares que viu no seu livro e, de quebra, envolvendo os pilantras em diversas confusões.

A estilista Anita e Roger, um escritor de jogos de computadores, se encontram, se apaixonam e se casam, juntamente com seus dálmatas Pongo e Perdita. Os filhotes dos cães são sequestrados pela chefe de Anita, Cruella De Vil, que está roubando filhotes de dálmatas para fazer o casaco pelo qual ela está apaixonada. Pongo e Perdita tentam encontrar e salvar todos os noventa e nove filhotes de seus terríveis captores.


O professor Philip Brainard está fazendo experiências com novos tipos de energia, no intuito de salvar a Faculdade Medfield, da qual sua namorada Sara é presidente. Mas quando ele descobre uma substância "viva" que parece borracha, ele fica tão entusiasmado que perde até o seu próprio casamento. Agora ele tenta usar sua descoberta para reconquistar a amada.


Quem Vê Cara Não Vê Coração
(Uncle Buck)

Classicline lançou um dos filmes essenciais de Hughes em DVD e Bluray que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações dos filme e da edição:

Elenco: John Candy, Macaulay Culkin
Direção: John Hughes
Produtor: John Hughes, Tom Jacobson
Roteiro: John Hughes
Fotografia: Ralf D. Bode
Ano de produção: 1989
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen Anamórfico (16:9)
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 100 min.
Idioma: 2.0 DTS-HD MA (Inglês), 2.0 DTS (Português, Espanhol)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol




Tecnologia do Blogger.