JACK LEMMON - 10 FILMES ESSENCIAIS

jack-lemmon-10-filmes-essenciais

Jack Lemmon nasceu em uma família rica e estudou em colégios particulares nos Estados Unidos. Teve o primeiro contato com o show business ainda na escola quando teve que substituir um colega de classe que falaria pouca palavras na peça de teatro estudantil. Foi um completo fiasco. Jack esquecia-se todo o tempo de suas falas e tinha que voltar para os bastidores, o que gerou gargalhadas da plateia. 
Jack Lemmon não se intimidou com isso e daí em diante continuou periodicamente se dedicando a peças teatrais. Apesar de suas aptidões, formou-se em Ciências Políticas em Harvard. Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, seguiu a carreira de ator, iniciando com a série televisiva That Wonderful Guy (1949-1950). 
Iniciou a carreira no cinema com o filme Demônio de mulher, em 1954. Suas parcerias mais famosas são com o diretor Billy Wilder e o ator Walter Matthau. E abaixo, seus 10 filmes essenciais.

Boa sessão:



O eficiente imediato tenente Roberts mantém as coisas sob controle em um velho cargueiro militar estadunidense durante a II Guerra Mundial. Roberts deseja ser transferido para a frota naval que está no Pacífico lutando contra os japoneses, mas seu superior, o excêntrico Capitão Morton, impede que ele deixe o barco. Dentre os amigos de Roberts estão o médico "Doc" e o oficial Pulver, um neurótico que sofre de verdadeiro terror do Capitão, que por sua vez não percebe e o tem em boa conta.


Após testemunhar um assassinato da máfia, o saxofonista Joe e seu velho amigo Jerry improvisam um plano rápido para escaparem vivos de Chicago. Disfarçando-se como mulheres, eles se juntam a uma banda de jazz onde todos os membros são do sexo feminino e pegam um trem com destino à ensolarada Flórida. Enquanto Joe finge ser um milionário para ganhar Sugar, a cantora sexy da banda, Jerry vê-se perseguido por um verdadeiro milionário.


Bud Baxter é um funcionário de uma companhia de seguros em Nova York que descobriu uma maneira mais rápida de evoluir de cargo: emprestar seu apartamento para que os executivos da empresa levam para lá suas amantes. O problema começa quando Fran Kubelik, uma dessas mulheres, tenta se matar em seu apartamento.


Joe é um relações públicas talentoso que consegue seja lá o que for que seus clientes queiram. Porém, tem um sério problema com álcool, algo com que ele contagia Brandy, que acaba por se tornar sua esposa. Juntos, os dois se descobrem infelizes em uma situação em que a bebida domina suas vidas.


Felix Ungar (Jack Lemmon) e Oscar Madison (Walter Matthau), dois grandes amigos, decidem moram juntos quando seus casamentos fracassam, mas descobrem logo que os seus temperamentos são bem diferentes e o modo de comandar uma casa é muito conflitante, pois enquanto Oscar é bagunceiro e desorganizado Felix é exatamente o oposto.


Harry Stoner (Jack Lemmon) está em crise com sua vida pessoal e profissional. Ele começa a ultrapassar sua conduta moral oferecendo prostitutas a clientes e, até mesmo, arma um plano para tentar incendiar a fábrica onde trabalha para faturar o dinheiro do seguro. Oscar de Melhor Ator para Jack Lemmon.


Quando Hildy Johnson (Jack Lemmon), o principal repórter do jornal de Chicago, resolve deixar o trabalho para poder se casar com Peggy (Susan Sarandon), seu implacável editor-chefe, Walter Burns (Walter Matthau), se irrita e faz de tudo para convencê-lo a ficar na redação. Assim, Burns aproveita a oportunidade de que o assassino Earl Williams (Austin Pendleton) vai ser mandado para a forca e faz Hildy cobrir a execução. Só que o preso escapa e vai se refugiar justamente na redação do jornal.


Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, Kimberly Wells (Jane Fonda), uma repórter, vê algo muito irregular e Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filma discretamente o "incidente". No entanto, devido a pressões, o filme não passa no noticiário. Fica claro que existe um esquema para tentar encobrir o acontecido, pois se o caso viesse à tona a usina seria fechada até uma nova vistoria ser feita, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard desejam descobrir a verdade e recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina, que gradativamente toma consciência da gravidade da situação.


Um jovem escritor idealista desaparece no Chile dias após o golpe de estado que depôs o presidente Salvador Allende, em 1973. Para tentar encontrá-lo, seu pai americano vai até o país, que então vivia sob regime ditatorial, junto com a esposa viúva do rapaz desaparecido. Só que para encontrar o escritor, eles vão ter que lidar com polícia, prisão, cenas de violência e toda a má vontade da máquina pública.


Chicago. Em uma firma que trabalha com venda de imóveis os tempos estão difíceis para os corretores Shelley Levene (Jack Lemmon), Ricky Roma (Al Pacino), Dave Moss (Ed Harris) e George Aaronow (Alan Arkin). Eles são fortemente pressionados por Blake (Alec Baldwin), que agora chefia as vendas e promete um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor, para o 2º colocado o prêmio será um conjunto de seis facas para churrasco e o 3º prêmio é o olho da rua, pois não lá há lugar para fracassados. Quem tiver desempenho mais satisfatório vai receber as boas dicas para conseguir ir bem nas vendas, mas o roubo delas deixa a situação tensa.




Classicline lançou alguns filmes imperdíveis do ator Jack Lemmon em DVD, que podem ser adquiridos no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes imagens das edições. E para comprar, só clicar no link acima. 


Tecnologia do Blogger.