30 FILMES ESSENCIAIS ENVOLVENDO PROSTITUIÇÃO

30-filmes-sobre-garotas-de-programa

Dizem que "prostituição" é a profissão mais antiga do mundo. Sendo assim, há centenas de milhares de filmes sobre o assunto. Para fazer a lista de hoje fiz uma "peneira" levando em conta dois aspectos: o primeiro e principal é que escolhi filmes sobre prostituição e não apenas com uma prostituta. Por exemplo, "A ultima tentação de Cristo". Há uma cena bem marcante com a atriz Barbara Hershey, que faz Maria Madalena, mas o filme não é sobre ela ou a profissão.

A segunda parte da peneira fica por conta de uma separação por épocas. Busquei filmes que representam suas décadas. Algumas, evidentemente, têm mais de um, mas mesmo assim, foi uma forma de não concentrar as indicações em um determinado período.

Boa sessão:


Sadie Thompson, prostituta à procura de nova vida, desembarca em Pago Pago, uma ilha do Oceano Pacífico. Ela se apaixona pelo fuzileiro naval Tim O'Hara, mas é perseguida pelo moralista Alfred Davidson, que pretende "regenerá-la" através da palavra de Deus. Alfred, entretanto, não está imune aos encantos de Sadie...


Na década de 40, Hélene, uma mulher da alta sociedade, é abandonada pelo amante e para se vingar, convence a prostituta Agnes a seduzi-lo e fazê-lo se apaixonar. Porém, ele acaba se casando com a mulher e Hélene resolve contar o passado de Agnes.


Passando por dificuldades e com seu filho doente, Tokiko se prostitui por uma noite para poder pagar as despesas – enquanto Shuichi, seu marido, está lutando no fronte. Ao retornar, ela lhe revela o acontecido, levando-o à fúria. Shuichi então visita o prostíbulo onde sua esposa trabalhara, e lá conhece uma jovem que se prostituiu para ajudar sua família. Comovido, resolve ajudá-la a encontrar outro emprego, mas ainda tem dificuldade em perdoar Tokiko.


O filme fala sobre duas gerações de mulheres, representadas na história de uma mãe e de uma filha: a primeira, Hatsuko, gere um bordel e, a segunda, Yukiko, regressa para casa vinda de Tóquio, depois de ter sido abandonada pelo marido e tentado se suicidar.


Em uma rua de bordéis em Tóquio, a “Terra dos Sonhos” abriga cinco prostitutas: Hanae é casada com um homem tuberculoso que não pode trabalhar; Yumeko sonha deixar o trabalho e ser sustentada pelo filho; Yorie planeja se casar com um cliente; Yasumi é zelosa com suas economias; e Mickey, de calças justas e rabo de cavalo, é a mais ocidentalizada do grupo.


Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados dos anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. Por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria? 


O americano Homer Thrace (Jules Dassin) ao visitar uma cidade do litoral grego conhece uma bela prostituta, Ilya (Melina Mercouri). Extremamente extrovertida, Ilya só aceita como cliente quem ela simpatiza. Homer fica fascinado por ela, tenta convencê-la a estudar e largar este tipo de vida


Holly Golightly é uma garota de programa que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho e com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.


Nana (Anna Karina) é uma jovem que abandona o seu marido e o seu filho para iniciar sua carreira como atriz. Para financiar sua nova vida começa a trabalhar numa loja de discos, mas não ganha muito dinheiro. Como não consegue pagar o aluguel, Nana é expulsa de casa e decide virar prostituta. No primeiro dia que começa a trabalhar na rua, reencontra Yvette (Guylaine Schlumberger), uma velha amiga que lhe confessa que também se prostitui por necessidade.


Dois amigos saem para uma noitada e conhecem duas prostitutas bem refinadas. No apartamento de um deles, os quatro resolvem fazer trocas de casais para não ficarem entediados. As situações de prazer, no entanto, são sem alegria ou ternura. No final da madrugada na capital paulista, as duas mulheres voltam para casa após a noite de trabalho e os dois homens voltam aos seus negócios.


No centro da história é o transporte armado de uma frota de mulheres, prostituição por causa da pobreza com a qual a guerra não tem afligiam, a fim de servir soldados italianos em bordéis na década de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial. A ação começa em Atenas, na Grécia, e prossegue para o norte. A viagem de caminhão é sobre o terreno de montanha traiçoeira, e todo o calvário evolui para uma metáfora para a guerra.


Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um cliente abusivo promete complicar a situação.


John Klute (Donald Sutherland) é um detetive do interior contratado para descobrir o paradeiro de um empresário desaparecido há seis meses. Ele chega a Nova York para investigar o caso e a única pista que possui são cartas de teor pornográfico enviadas a Bree Daniels (Jane Fonda), uma prostituta. Bree já trabalhou para Frank Ligourin (Roy Scheider), mas atualmente faz programas apenas por indicação. Ela foge do detetive, mas, chantageada, acaba aceitando guiá-lo pelo submundo da prostituição.


Depois que sua família migrou para Amsterdã, vindo de Friesland em 1880, Keetje Tippel teve que se prostituir para fugir da pobreza. Mesmo sendo exaustivamente abusada e explorada pelos homens, pelo capitalismo e pelos pais, Katie consegue superar as dificuldades e ascender socialmente, nunca se curvando diante da dor.


O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.


Anos atrás, Erwin contou para o seu sócio Anton que estava apaixonado por ele. Rejeitado, ele decide trocar de sexo e se tornar Elvira, quando conhece uma prostituta e se tornam amigas. Juntas elas vagam por Frankfurt, encontrando pessoas que fracassaram na vida e tentam sobreviver a um ambiente marcado pela brutalidade, solidão e desespero.


Em 1917, na cidade de New Orleans, a filha de uma prostituta é criada em um bordel, onde cuida do seu irmão e se prepara para seguir os passos da mãe. Com doze anos de idade, ela tem sua virgindade leiloada, a mãe se casa e a abandona, e a menina casa com um fotógrafo bem mais velho do que ela.


Na cidade de Berlim, nos anos 70, a adolescente Christiane (Natja Brunckhorst) é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a "Sound", discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.


Em pequena cidade no coração do Texas, a maior diversão masculina é o animado Chicken Ranch, uma mistura de bordel e casa de espetáculos comandada pela sensual e extravagante Mona Stangley (Dolly Parton). As coisas vão bem até que os moralistas da região começam campanha para que o estabelecimento tenha suas portas definitivamente fechadas. O xerife Ed Earl Dodd (Burt Reynolds), que arrasta as duas asas por Mona, vai ajudar a dama a manter o local em pleno funcionamento.


Vera é uma jovem em São Paulo em busca de emprego. Após várias tentativas, acaba conseguindo uma vaga como secretária em um escritório, no centro antigo da cidade. Seu patrão lhe confia as chaves do recinto e todas as tarefas do dia. O serviço parece enfadonho, até ela descobrir que sua sala fica ao lado de um prostíbulo. Através de um olho mágico, ela observa os encontros amorosos e sexuais na casa vizinha o que lhe atiça as mais profundas fantasias.


Joanna (Kathleen Turner) é uma sucedida estilista de moda. De dia ela trabalha com suas roupas, à noite ela sai pelas ruas com um peruca loira e é conhecida como a prostituta China Blue. Bobby (John Laughlin), que está em crise no casamento com seu esposa Amy (Annie Potts), é quem irá descobrir seu segredo e se apaixonar por ela. China é perseguida pelo Reverendo Peter Shayne (Anthony Perkis), um psicopata que deseja livra-la do pecado e é Boddy quem tentará salva-la do reverendo


A adolescente Molly, de 15 anos, é a melhor aluna de sua classe. Mas o que ninguém nem desconfia é de como a garota-exemplo do colégio ganha seu dinheiro: como prostituta à noite, sob o nome de "Angel". A aparentemente perfeita organização de sua vida dupla se desfaz quando duas de suas "colegas" de trabalho são mortas por um serial killer. Angel é a única testemunha e se torna alvo do maníaco. "Aluna de honra durante o dia, prostituta de Hollywood durante a noite". Não há amante de filmes de segunda que resista a este.


Durante uma viagem de negócios a Los Angeles, Edward, um executivo que compra e fragmenta empresas para vendê-las, encontra a prostituta Vivian. Edward a contrata para ficar com ele durante uma semana a fim de acompanhá-lo nos jantares de negócios. Os dois se aproximam e descobrem que há vários obstáculos para serem superados até que possam unir seus mundos tão diferentes.


No cenário de Liz (Theresa Russell), uma prostituta, os clientes não querem sexo, querem vingança e depravação. O filme nos leva a ver um dia na vida de Liz. Ela vai dissertar sobre seus pensamentos sobre os homens e sua sexualidade e vamos vê-la reagir a cenas horrorosas de brutalidade e humilhação. 


Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.


Claire Dolan é uma imigrante lutando para sobreviver em Nova York. Trabalha como prostituta para pagar uma dívida com um gigolô, um valor que cresce a cada dia. Quando a mãe morre num asilo, Claire tenta abandonar definitivamente a prostituição. Consegue a ajuda de um homem que está disposto a pagar sua dívida e até mesmo ter um filho com ela.Logo as coisas parecem estra melhorando. No entanto aos poucos ela percebe que não pode mesmo confiar em ninguém.


Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. 

Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento. Além disto, para obter drogas para o casal, Marion começa a se prostituir.


Raquel Pacheco era uma jovem da classe média paulistana, que estudava em um colégio tradicional da cidade. Certo dia ela tomou uma decisão surpreendente: saiu de casa e resolveu virar garota de programa. Com o codinome "Bruna Surfistinha", Raquel viveu diversas experiências profissionais e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas em um blog, que depois virou um livro e tornou-se um best seller.


Lucy é uma jovem universitária que vive precisando de dinheiro. Para isso, divide o apartamento com outras duas pessoas e possui uma série de pequenos empregos. Por meio de um anúncio de jornal, entra em contato com uma inusitada agência, que a contrata para prestar um trabalho estranho chamado beleza adormecida. Ela adormece. Ela acorda. É como se nada tivesse acontecido.


Jornalista de uma grande revista voltada para o público feminino, Anne (Juliette Binoche) trabalha em uma matéria sobre a prostituição estudantil. Ela consegue os depoimentos de duas estudantes de Paris, Alicja (Joanna Kulig) e Charlotte (Anaïs Demoustier), que abrem suas vidas sem pudor ou vergonha. Tais confissões acabam ecoando no dia a dia de Anne e interferindo em seus relacionamentos pessoais.

Tecnologia do Blogger.