10 FILMES SOBRE VICIADOS EM DROGAS QUE VÃO AO FUNDO DO POÇO - PARTE 2


A finalidade do post não é descobrir soluções, apontar vilões ou culpados. Apenas indicar 10 filmes em que personagens vão ao fundo do poço usando drogas. Alguns saem do vício. Outros não.

Abaixo, mais 10 filmes (acesse a primeira parte aqui) que podem alertar os possíveis efeitos para quem está no começo e propor saídas. Além, é claro, de mostrarem a luta que é para largar o vício.

Boa sessão:


Em Chicago um excelente carteador, Frankie Machine (Frank Sinatra), tem dois problemas: Zosch (Eleanor Parker), sua esposa inválida por quem se sente responsável, e principalmente sua dependência das drogas, que tenta mas não consegue se liberta. Em contrapartida tem a seu favor um forte envolvimento com Molly (Kim Novak), uma mulher que o ama de verdade e o apoia sempre que possível.


O professor Ed Avery (James Mason) é diagnosticado com uma rara doença, que lhe causa dores terríveis e provavelmente irá mata-lo em poucos meses. Aconselhado pelos médicos, decide participar de um tratamento experimental com cortisona. Milagrosamente recuperado, ele volta ao convívio familiar, mas o vício na substância logo revela um perturbado Ed, que faz da vida de sua esposa (Barbara Rush) e filho (Christopher Olsen) um pesadelo sem fim.


Um retrato dos viciados que transitam na Praça Sherman, Nova York, que para os drogados que ali frequentam é conhecido como "Parque das Agulhas". Dentro deste contexto é focada a trajetória de Bobby (Al Pacino), um viciado e pequeno traficante que se envolve com Helen (KItty Winn), uma jovem sem-teto que acredita que sua relação com o drogado é a estabilidade que necessita. Porém, ela também acaba se viciando e a vida de ambos entra em total decadência.


Em atuação fantástica, Robert Downey Jr. (Chaplin) interpreta Julian, um jovem de Beverly Hills que tem de tudo, boa aparência, charme, inteligência, pai rico, e um vicio: drogas. Seu amigo e sua namorada (Andrew McCarth e Jami Gertz) estão tentando ajudá-lo, mas o mundo de Julian está desmoronando tão rapidamente que eles podem afundar junto com ele. O resultado disso tudo é a história impressionante e marcante de três jovens que começam com tudo e que estão a ponto de ficar Abaixo de Zero.


Lenny Brown e sua bela mulher, Linda, formam um casal de apaixonados pobres que lutam para sobreviver em Nova York. Suas vidas mudam dramaticamente quando ele se candidata a uma vaga de diretor de marketing em um Shopping Center. O comitê de recrutamento não o aprova, mas um próspero empresário, Max Sherman, gosta de seu estilo e o convida para trabalhar para ele em Los Angeles, vendendo investimentos lucrativos em paraísos fiscais. Suas vidas viram do avesso ao se envolverem com drogas.


O Tenente (Harvey Keitel) é um policial corrupto, mergulhado em dívidas de jogo que explora a sua autoridade para intimidar sexualmente meninas adolescentes, desviar dinheiro e abusar de drogas. Ele se complica quando um mafioso o dá um ultimato: pagar a dívida. Seu destino parece selado. Mas, quando o Tenente fica sabendo que 50.000 dólares são oferecidos à quem pegar dois bandidos que estupram uma freira (Frankie Thorn), ele aproveita a oportunidade, esperando que ainda possa de redimir.


Jerry Stahl (Ben Stiller) é um escritor de comédia, viciado em heroína, que escreve para programas de televisão, como Alfie - o E.Teimoso. Gastando quase seis mil dólares por semana em seu vício, ele mistura a vida pessoal com a profissional ao levar sua filha pequena para suas reuniões. Quando ele resolve se desintoxicar, divide suas experiências com uma sobrevivente das drogas (Maria Bello) e acaba se juntando com um resmungão (Owen Wilson) e com um drogado (Peter Greene), para o desagrado de sua esposa (Elizabeth Hurley) e de sua agente(Lourdes Benedicto).


Em tom de documentário é narrada a vida de Gia Maria Carangi (Angelina Jolie), uma jovem da Filadélfia que tenta a sorte em Nova York e logo se torna uma das top models mais requisitadas do mundo, sendo inclusive capa da Vogue e da Cosmopolitan. Mas sua fama meteórica vem acompanhada de uma paixão homossexual por Linda (Elizabeth Mitchell), que se tornaria o grande amor da sua vida mas era um relacionamento instável. Esta insegurança no amor, na família e em diversos momentos da sua vida a transformam em uma viciada em heroína, sendo que esta dependência às drogas cada vez mais incontrolável provocaria sua decadência.


David Sheff (Steve Carell) é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. O filho mais velho, Nic Sheff (Timothée Chalamet), é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e daquele lar. David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.


O filme conta a história da vida de Elton John, de seus anos como prodígio na Royal Academy of Music, através de sua parceria musical influente e duradoura com Bernie Taupin, bem como suas lutas com depressão, abuso de substâncias e aceitação de sua orientação sexual.  Os eventos do filme são contados em flashback com a Narrativa moldura de Elton em uma reunião alcoólicos anônimos. Os flashbacks também contêm números musicais das canções de John, como imaginado em sua cabeça durante os momentos cruciais de sua vida.


Classicline lançou um dos grandes clássicos desta lista em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 

Famoso por possuir uma das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, composta por Elmer Bernstein no estilo jazz, “O Homem do Braço de Ouro tem direção primorosa de Otto Preminger, e cartaz e letreiros de abertura do lendário designer Saul Bass.
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Frank Sinatra, Kim Novak, Eleanor Parker
Direção: Otto Preminger
Produtor: Otto Preminger
Roteiro: Walter Newman, Lewis Meltzer
Fotografia: Sam Leavitt
Ano de produção: 1955
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: P&B
Duração Aprox.: 119 min.
Idioma: Inglês (2.0 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês


Tecnologia do Blogger.