10 FILMES SOBRE ESCRITORAS QUE PRECISA CONHECER

10-filmes-sobre-escritoras-famosas

O dia mundial do escritor é comemorado no dia 13 de outubro, enquanto que o dia Nacional do Escritor foi instituído em 25 de julho de 1960, data da realização do I Festival do Escritor Brasileiro.

E hoje, que não é julho nem outubro, fiz um post para homenagear as escritoras, que tiveram suas vidas contadas de alguma forma nas telonas. 

Confira abaixo:

Direção: George Cukor

Durante a Guerra Civil Americana, um painel da vida de quatro irmãs que tem como chefe da família a mãe, pois o pai está lutando com as tropas. A situação financeira da família é precária. Elas são ajudadas por um rico vizinho e seu tutor, mas mesmo assim existem limites nestes tempos difíceis. O tutor se casa com uma das irmãs, mas o jovem e rico vizinho é rejeitado por outra, que decide partir sozinha para Nova York mas retorna quando sua irmã, que já tinha estado gravemente enferma, volta a piorar de maneira assustadora.

Direção: Curtis Bernhardt 

Inglaterra vitoriana. As geniais irmãs Bronté, Charlotte (Olivia de Havilland) e Emily (Ida Lupino) acabam se apaixonando pelo mesmo homem, o Reverendo Arthur Nicholls (Paul Henreid), algo que só faz aumentar a rivalidade que existe entre as duas irmãs, que também estão em vias de publicar alguns de seus romances mais famosos.

Direção: Michael Apted

Em 1926, a escritora Agatha Christie desapareceu misteriosamente por 11 dias após o fracasso de seu casamento. Neste relato ficcional em torno do acontecimento, um repórter americano sai em seu encalço e a encontra num sanatório prestes a levar adiante um plano macabro.

Direção: André Téchiné

Na Inglaterra do início do século XIX, as três irmãs Brontë, Charlotte, Emily e Anne praticam assiduamente a escrita e seu irmão, Brandwell, é um pintor de temperamento apaixonado. Charlotte é a única a conhecer o sucesso literário, após ter visto morrer, um por um, seu irmão e depois suas duas irmãs...

Direção: Martin Ritt

A escritora norte-americana Marjorie Rawlings (Mary Steenburgen) abandona o marido, vai para o interior da Flórida em 1928 e se exila numa cabana à beira de um pântano, onde passa por uma crise em relação a sua própria escrita, ao mesmo tempo em que precisa lidar com a recepção dos nativos. Aos poucos Marjorie estabelece laços com o local e com as pessoas, o que vai afetar completamente a sua escrita.

Direção: Stephen Daldry

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

Direção: Chris Noonan

Beatrix Potter supera muitos obstáculos em sua busca para se tornar uma escritora, incluindo uma mãe dominadora e o chauvinismo predominante na Inglaterra vitoriana. Ela se apaixona pelo seu editor, Norman Warne, mas a proposta de casamento e uma tragédia subsequente mudam sua vida para sempre.

Direção: Julian Jarrold

Jane Austen tem 20 anos e está começando a se destacar como uma escritora. Ela está mais interessada em desvendar o mundo, mas seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante à sociedade. O principal candidato é o sr. Wisley, neto da aristocrata Lady Gresham, mas Jane se interessa mesmo é pelo malandro irlandês Tom Lefroy, cuja inteligência e arrogância a provocam.

Direção: Natalie Portman

Durante a guerra em Jerusalém, um garoto cresce em um apartamento lotado de livros dos mais diferentes idiomas. Aos doze anos de idade sua mãe comete suicídio, mudando para sempre a vida da família. Após a tragédia, ele entra para um kibbutz, muda seu nome e começa a trabalhar como escritor, participando ativamente da vida política do país. Adaptação do livro de memórias escrito por Amos Oz.

Direção: Haifaa Al Mansour

Filme de época baseado na história verídica de Mary Wollstonecraft Godwin, mais conhecida com Mary Shelley, e na sua relação com o poeta romântico Percy Bysshe Shelley. No início de século XIX, Mary Godwin conhece Percy Shelley, um homem casado por quem se apaixona. Acabam por fugir para viajar pela Europa e Mary engravida. De volta a Inglaterra, são ostracizados pela relação e pelas ideias progressistas que passam a defender. 


Tecnologia do Blogger.