google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "CHAMAS DA VINGANÇA (2004)"

man-on-fire-curiosidades

Chamas da vingança foi um filme de ação lançado em 2004, dirigido pelo saudoso Tony Scott e que situa a história em um período de grande onda de sequestros que varre o México, fazendo com que muitos de seus cidadãos mais ricos contratem guarda-costas para seus filhos. John Creasy (Denzel Washington) é um desmotivado ex-agente da CIA, que é levado à Cidade do México por seu amigo Rayburn (Christopher Walken). Sem emprego, ele aceita a proposta de ser guarda-costas da pequena Pita (Dakota Fanning), uma garota de 9 anos que é filha de um industrial (Marc Anthony). Incomodado com as perguntas constantes da garota, John inicialmente vê seu novo trabalho como um fardo mas, aos poucos, cria amizade com Pita e passa a ter um novo ânimo em sua vida. O sequestro de Pita desfaz esta situação, fazendo com que ele, mesmo ferido, parta para resgatá-la a qualquer custo.

Veja abaixo 10 curiosidades do filme:

1)  Tony Scott queria dirigir a primeira versão do filme, chamada "Um Homem em Fogo", mas os produtores acharam que ele carecia de mais experiência no ofício. Na época, Scott estava envolvido com Fome de Viver, que se tornaria um dos seus filmes mais aclamados, mostrando como os produtores estavam absurdamente equivocados. Tony Scott queria Marlon Brando ou Robert Duvall como seu protagonista quando ele estava programado para dirigir. O filme acabou saindo com Scott Glenn (Creasy) e Joe Pesci (David) e foi dirigido por Élie Chouraqui, que foi um realizador com uma filmografia bem modesta.

2) O roteirista Brian Helgeland (que também dirigiu filmes como O troco, Coração de cavaleiro) viu pela primeira vez o original Um Homem em Fogo (1987) quando alugava VHS no final dos anos 80. Ele entrou na locadora de vídeo onde Quentin Tarantino estava trabalhando e perguntou o que era bom. Tarantino recomendou Um Homem em Fogo (1987).

3) Ambos os filmes (além de uma terceira, feita na Bollywood) foram baseados no romance de A.J. Quinnell, que era um escritor de suspense inglês chamado Philip Nicholson, e usava o A.J. como pseudônimo. Nicholson viajou muito ao longo de sua vida e vários personagens em seus livros são baseados em pessoas reais que ele encontrou em suas viagens. Ele parou de usar o nome real com o lançamento de seu primeiro livro, Man on Fire.

4) Denzel Washington foi escalado para este filme por causa de uma ida ao médico. Ele encontrou o diretor Tony Scott na sala de espera de um consultório médico e os dois homens começaram a conversar. Scott não via Washington pessoalmente desde que trabalharam juntos em Maré Vermelha (1995). Scott viu Dakota Fanning em Uma Lição de Amor (2001) na noite anterior, e ver Washington fez Scott pensar em usá-los juntos.

5) O cachorro de Pita se chama Sam, o nome de seu pai, Samuel, mas também uma referência ao filme original de 1987. Ele se passa na Itália, e a garota que John Creasy é contratado para proteger se chama Samantha "Sam" Balletto. Além disso, coincidentemente, Dakota Fanning, o filme que despertou a atenção de Scott para colocá-la na produção foi Uma Lição de Amor (2001), como dito acima. O detalhe é que o nome original do filme é "I am Sam".

6) A 20th Century Fox queria que o filme se passasse na Itália. Um dos primeiros rascunhos do roteiro do filme foi ambientado em Nápoles. Tony Scott argumentou que se o cenário fosse a Itália, o filme teria que ser em outra época, já que nos anos 2000, os sequestros eram uma ocorrência rara na Itália. A Cidade do México se tornou o cenário do filme, principalmente porque teve um alto índice de sequestros. Como resultado, a personagem Rika Balletto foi renomeada Lisa Martin Ramos, e Pinta Balletto foi renomeada Lupita "Pita" Ramos. Ettore Balletto tornou-se Samuel Ramos.

7) Os primeiros nomes dos sequestradores no filme, Daniel e seu irmão Aurelio, são os primeiros nomes reais dos sequestradores que tocaram o terror na Cidade do México no final dos anos 90, Daniel e Aurelio Arizmendi Lopez..Daniel disse em uma entrevista que sequestrar era como uma droga.

8) Tony Scott escalou o ator Charles Paraventi (ator e dublador norte-americano naturalizado brasileiro) após vê-lo em Cidade de Deus. O mesmo aconteceu com Gero Camilo. Inclusive o diretor de fotografia usa a mesma paleta de cores do filme brasileiro em várias cenas. E a sequência do sequestro, com a câmera girando em torno de Denzel é inspirada na antológica cena de Cidade de Deus. Além, claro, das diversas cenas em favelas do México, que lembram muito às do Rio de Janeiro.

9) A cena final, com a trilha sonora entoando a morte lenta de Creasy dentro do carro faz referência à morte de Maximus (Russell Crowe) em Gladiador. A trilha de Harry Gregson-Williams praticamente emula o tema usado na cena de Gladiador, cuja trilha, Lisa Gerrard e Hans Zimmer foram responsáveis. Harry Gregson-Williams e Hans Zimmer trabalharam juntos em várias ocasiões. E não à toa, os diretores dos filmes são irmãos e ambos os compositores fizeram diversos trabalhos para eles.

10) Para finalizar, enquanto no filme Pita sobrevive ao sequestro e Creasy morre no final, no romance Pita é morto pelos sequestradores e Creasy sobrevive. (O autor AJ Quinnell escreveu mais quatro romances com Creasy e estava trabalhando em um sexto quando morreu em 2005 aos 65 anos)..


Classicline lançou este filme imperdível em BLU RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Denzel Washington, Christopher Walken, Dakota Fanning
Direção: Tony Scott
Produtor: Lucas Foster, Arnon Milchan, Tony Scott
Roteiro: Brian Helgeland
Fotografia: Paul Cameron
Direção de Arte: Hector Romero
Ano de produção: 2004
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2,40 (16:9)
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 146 min aprox.
Idioma: Inglês (5.1 DTS-HD MA), Português, Espanhol (5.1 DTS)
Legendas: Inglês, Espanhol , Português

Extras: Comentários em Áudio do Diretor; Comentários em Áudio da Produção; Documentário; Cenas Excluídas; O Sequestro de Pita; Galeria de Fotos; Clipe Musical; Trailers




Tecnologia do Blogger.