CHAMAS DA VINGANÇA (1984) - FILM REVIEW

chamas-da-vinganca-1984-film-review

Telecinese e controle da mente são temas constantes nas obras de Stephen King.  Em Chamas da vingança, Andrew McGee (David Keith) e Victoria McGee (Heather Locklear) se conheceram na faculdade enquanto realizam experimentos  científicos. Sua filha, Charlie McGee (Drew Barrymore), nasce com a incrível capacidade de provocar incêndios pela força da mente. O talento da menina é descoberto por um departamento secreto que quer estudá-la.

O filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Stephen King e foi lançado 4 anos depois de sua publicação. O romance foi o primeiro a ser vendido em edição limitada. O autor rejeitou mais tarde essa decisão devido à sua indisponibilidade e preciosidade. A atriz Jennifer Connelly foi considerada para o papel da jovem Charlene Charlie McGee. Contudo, Drew Barrymore o conquistou e tinha apenas cerca de 8 anos de idade quando interpretou a personagem.

Profeticamente, alguns anos antes de ser escalada para o filme, a mãe de Drew Barrymore, de seis anos, pensava que Drew se parecia com a garota da sobrecapa do romance de origem. Drew disse uma vez: "Minha mãe tinha visto este livro no supermercado com a foto de uma menina e disse: 'Puxa, isso parece com você'. Ela disse que tudo bem se eu o comprasse, e então Sim. Quando li entrei na cozinha onde minha mãe estava fazendo o jantar e disse: 'Eu sou a Incendiária. Sou Charlie McGee!' Mas ela não sabia do que eu estava falando." E de fato, Drew se tornou... 

O produtor Dino De Laurentiis pagou 1 milhão pelos direitos do filme para adaptar livro. Este filme seria originalmente dirigido por John Carpenter. De acordo com Carpenter, os executivos da Universal o retiraram do projeto depois da bilheteria e da surra crítica que receberam de O Enigma de Outro Mundo (1982). Carpenter teria conversado com Darwin Joston sobre assumir o papel de John Rainbird, que acabou sendo interpretado por George C. Scott . Um erro absurdo, já que "O Enigma de Outro Mundo " é um dos melhores filmes de horror do cinema.

Martin Sheen substituiu Burt Lancaster, que teve que se retirar após uma cirurgia cardíaca. Sheen já havia participado de uma adaptação de King um ano antes: "Na Hora da Zona Morta". Foi Carpenter quem contratou Bill Lancaster. Inclusive, Stephen King aprovou o roteiro com Lancaster. Meses depois, Carpenter contratou Bill Phillips para escrever outra versão com Richard Dreyfuss como Andy.

O roteirista Stanley Mann e o diretor Mark L. Lester trabalharam no roteiro do filme, que ficou muito mais próximo do livro do que o roteiro de John Carpenter que foi descartado. A adaptação deles tinha originalmente 300 páginas, que teve que ser condensada em um roteiro de filmagem de 120 páginas.

George C. Scott usa um tapa-olho sobre o olho esquerdo durante a meia hora final do filme, devido à infecção causada pelas lentes de contato usadas no início do filme. O olho não estava totalmente curado e teve que usá-lo para completar a filmagem de suas cenas. Foi idéia de Art Carney que seu personagem usasse um aparelho auditivo, já que ele pessoalmente precisava de um porque não conseguia ouvir. O diretor Mark L. Lester achou que era uma ótima ideia e usou sua sugestão. 

De acordo com o próprio diretor Mark L. Lester, Tangerine Dream nunca realmente viu o filme. Mandaram-lhe algumas músicas e disseram-lhe para escolher o que quisesse. Uma situação típica de filme independente. Além deste, De Laurentiis produziu outras adaptações de king:  Na Hora da Zona Morta (1983), Olhos de Gato (1985), A Hora do Lobisomem (1985), Comboio do Terror (1986) e Às vezes eles voltam (1991). 

O produtor Joel Silver ficou tão impressionado com o trabalho do diretor Mark L. Lester neste filme que acabou contratando-o em Comando para Matar (1985), depois que o filme foi concluído e lançado. Todos os efeitos especiais do filme foram feitos no set, pois não havia CGI durante esse tempo. Tudo foi feito com o uso de fogo real, próteses com controle remoto, fios, canos de gás e dublês.

 O já falecido produtor De Laurentiis conheceu sua esposa, Martha Schumacher, durante a produção deste filme. E motivado pelo governador da Carolina do Norte, Jim Hunt ele criou a DEG Entertainment em 1986 e colocou Martha como presidente. Na época, Drew Barrymore e a também falecida Heather O'Rourke disputaram diversos papéis.  Drew ficou com este e E.T. e Heather com Poltergeist. 

A sequência Vingança em Chamas (2002) só foi lançada dezoito anos após este filme e funciona como um complemento da história, o que é sempre imperdível para os fãs de Stephen King. 


One Movies/Dark Flix lançou o filme do post, que pode ser comprado clicando no link acima. E abaixo, detalhes da edição fornecidos pela própria empresa.

COLEÇÃO STEPHEN KING - VOLUME 14
CHAMAS DA VINGANÇA

CHAMAS DA VINGANÇA (Firestarter) Charlie McGee é uma menina feliz e saudável de oito anos. Normal em todos os sentidos, menos em um. Ela tem o poder de incendiar objetos com apenas um olhar. É um poder que ela não deseja. É um poder que ela não pode controlar. E, todas as noites, Charlie ora para ser igual a todas as outras crianças. Mas existem aqueles que farão tudo ao seu alcance para encontrá-la ... ou destruí-la. Extras: Trailer de Cinema

VINGANÇA EM CHAMAS (Firestarter 2: Rekindled A Série) Charlie McGee é uma jovem com um dom indesejado e muitas vezes incontrolável. Charlie esteve escondida por quase toda sua vida de um grupo ultrassecreto do governo liderado pelo maníaco John Rainbird, que quer encontrar e usar Charlie como a arma de guerra definitiva. Vincent é um jovem investigador particular enviado involuntariamente para procurar Charlie e, eventualmente, tenta ajudá-la a escapar de Rainbird, que formou um grupo de meninos com diferentes habilidades especiais e pretende dominar o mundo.


Informações técnicas da edição:

Colorido – 228 minutos – Formato de Tela: 2.39:1 – Áudio: Original em Inglês 2.0 Dolby Digital Surround, Dublado em Português - Legendas: Português e Inglês  Extras: Trailer de Cinema

INCLUI CD COM TRILHA SONORA MUSIC FROM THE ORIGINAL MOTION PICTURES SOUNDTRACK - FIRESTARTER - Music By TANGERINE DREAM




Tecnologia do Blogger.