13 FILMES DE FOLK HORROR QUE SE PASSAM NA EUROPA


Folk horror ou horror folclórico  é um sub-gênero do horror que explora inquietação e isolamento de cidades do interior, onde normalmente ocorrem cultos que mostram  antigas tradições. Os filmes também tem atmosfera sobrenatural e/ou bruxaria.
Ele explora o horror popular e é caracterizado pela referência às tradições pagãs europeias. Abaixo uma lista com 13 filmes que abordam o tema. 
Boa sessão:

Direção: Brunello Rondi

Depois de ser rejeitada pelo ex-amante, que vai se casar com outra, jovem mulher apela para rituais de magia com o objetivo de reconquistá-lo ou destruí-lo. Os habitantes da pequena cidade, no interior da Itália, começam a hostilizar a jovem acusando-a de bruxaria. A obsessão da jovem, porém, não tem limites obrigando a Igreja a intervir no caso que passa a ser considerado "possessão demoníaca". Novos fatos se sucedem agravando ainda mais a relação da jovem com a população local e com o ex-amante, culminando em uma tragédia.

Direção: Cyril Frankel

A professora Gwen Mayfield (Joan Fontaine) sofre um colapso nervoso enquanto leciona na África, atacada por feiticeiros locais que a querem fora do país. Ela retorna à Inglaterra e aceita o emprego de professora num pequeno vilarejo, mas estranha o fato de não haver nenhuma igreja cristã no local. Aos poucos, fatos estranhos passam a incomodá-la, até descobrir que antigos rituais pagãos continuam sendo praticados no vilarejo.

Direção: J. Lee Thompson

O marquês Philippe de Montfaucon (David Niven) é chamado de volta ao seu castelo Bellenac por causa de outra estação seca. Seus vinhedos, próximos à Bordeaux, não conseguiram produzir a safra esperada. Sua esposa, Catherine de Montfaucon (Deborah Kerr) descobre então que o marido planeja realizar um ritual pagão de auto-sacrifício, e terá que correr contra o tempo para impedir.

Direção: Terence Fisher

A história começa quando Nicholas (Christopher Lee ) um duque francês que está preocupado com o comportamento estranho de seu amigo,Simon(Patrick Mower).  Vai até sua casa com seu outro amigo Rex (Greene) para saber o que está acontecendo. Chegando lá, eles são recebidos na casa, mas também são surpreendidos por uma estranha reunião que está acontecendo. Assim eles descobrem que Simon está envolvido num culto, no qual é comandado por Mocata (Charles Gray) e assim entram numa corrida contra o tempo e também contra as forças do além para serem deixados em paz e salvar seu amigo.

Direção: Robert Fuest

2 garotas inglesas de férias pedalam em uma zona rural da França até que começam a ser perseguidas por um morador local em sua moto. As garotas param para descansar próximo a uma estrada, e após um desentendimento, elas se separam e a garota que fica desaparece, dando início a uma busca desesperada da amiga pelo seu paradeiro em um território onde poucos moradores falam inglês, mas todos parecem culpados e comportam-se de maneira misteriosa ao referirem-se sobre o assassinato de outra jovem que ocorreu na região.

Direção: Piers Haggard

Em um vilarejo da Inglaterra do século 17, um morador encontra um crânio deformado e com uma estranha pele no campo. O juiz da cidade é chamado para resolver o problema, mas o crânio desaparece misteriosamente. Porém, muitas pessoas do vilarejo começam a ser afetadas por um poder sobrenatural, incluindo uma jovem que "desenvolve" uma garra e outras crianças que começam a se comportar de forma estranha, ganhando pelos em seus corpos.

Direção: Robin Hardy

O policial Neil Howie, chega à ilha de Summerisle, na costa escocesa, com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Todos, inclusive a mãe da menina, negam que ela exista ou que tenham ligado para a polícia e relatado o crime. Quanto mais Howie, procura, mais se confunde. Para piorar, revela-se diante dele uma comunidade pagã, cheia de amor livre e folclores celtas, que vai contra tudo aquilo em que o religioso e conservador policial acredita.

Direção: Peter Weir

A professora Gwen Mayfield (Joan Fontaine) sofre um colapso nervoso enquanto leciona na África, atacada por feiticeiros locais que a querem fora do país. Ela retorna à Inglaterra e aceita o emprego de professora num pequeno vilarejo, mas estranha o fato de não haver nenhuma igreja cristã no local. Aos poucos, fatos estranhos passam a incomodá-la, até descobrir que antigos rituais pagãos continuam sendo praticados no vilarejo.

Direção: Jean-Pierre Mocky

Litan, uma pequena cidade obscura situada nas montanhas da França, esconde um terrível segredo entre as águas subterrâneas de suas misteriosas cavernas. Um casal de turistas que passam alguns dias entre o seu povo enigmático, acaba realizando uma investigação improvisada sobre seus rituais pagãos e adoração aos mortos.

Direção: André Øvredal

Um grupo de estudantes de cinema investiga uma série de assassinatos misteriosos, porém descobrem que existem coisas muito mais perigosas acontecendo. Eles começam a seguir um caçador misterioso, e descobrem que ele na realidade é um caçador de “monstros” encarregado de proteger a Noruega contra trolls gigantes. O filme segue a linha de documentário, parecida com o filme Cloverfield onde tudo é gravado por uma câmera amadora.

Direção: Robert Eggers

Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.

Direção: Gareth Evans

No ano de 1905, Thomas Richardson (Dan Stevens) viaja para uma ilha remota em busca de sua irmã. Um misterioso culto religioso a raptou e agora pede uma grande quantia de dinheiro por seu resgate. Porém, eles logo percebem que mexer com Thomas foi um erro e ele torna sua missão desencavar todas as mentiras sob as quais o culto foi construído.

Direção: Ari Aster

Um jovem casal atravessa a Suécia para visitar um grupo de amigos e participar de um festival local de verão. Ao invés das férias tranquilas com a qual sonhavam, os dois vão se deparar com rituais violentos e bizarros de uma adoração pagã. 


O HOMEM DE PALHA  
EDIÇÃO ESPECIAL NUMERADA (2 BLU-RAYS)

Obras-Primas do Cinema, orgulhosamente apresenta: O HOMEM DE PALHA. Pela primeira vez no Brasil, o clássico cult britânico, adorado por muitos no mundo inteiro, em alta definição! Com remasterização aprovada pelo diretor, Robin Hardy, esta edição completa traz as 3 VERSÕES DO FILME em 2 discos Blu-ray (50 GB cada), e mais de 2 HORAS DE EXTRAS, além de um comentário em áudio para o filme na versão do diretor.


Foi feito o possível na busca pelo material original do filme, agora os mortos podem descansar em paz, pois pode-se finalmente, e com muita alegria, confirmar que esta é a VERSÃO DEFINITIVA DE O HOMEM DE PALHA.

Edição especial numerada com luva, 3 cards, pôster e livreto especial para o filme.

Detalhes da edição:

Disco 01: (Blu-ray)

O Homem de Palha [Versão Definitiva]
(Formato de Tela: 1.85:1 | Idioma: Inglês 2.0 Mono LPCM | Legenda: Português | Colorido| 94 minutos.)

Extras:

• Documentário: “Burnt Offering: The Cult of The Wicker Man” (48 minutos)
• Adorando O Homem de Palha (22 minutos)
• A Música do Filme (15 minutos)
• Entrevista com o Diretor (16 minutos)
• Entrevista com Christopher Lee e Robin Hard (25 minutos)
• Comparação de Restauração (2 minutos)
• Trailer Original (2 minutos)

Disco 02: (Blu-ray)

Nesse disco contêm duas versões do filme, a versão de cinema e a do diretor. A versão de cinema, assim como a versão definitiva, são fontes da mesma remasterização feita em 2013 para o filme. A versão do diretor é de uma remasterização anterior e apresenta diferenças em alguns trechos do filme nas cenas que eram consideradas perdidas.

O Homem de Palha [Versão de Cinema]
(Formato de Tela: 1.85:1 | Idioma: Inglês 2.0 Mono LPCM; Português Dolby Digital 2.0 | Legenda: Português | Colorido| 88 minutos.)

O Homem de Palha [Versão do Diretor]
(Formato de Tela: 1.85:1 | Idioma: Inglês 2.0 Mono | Legenda: Português | Colorido| 100 minutos.)

Extras:

• Comentário em áudio (Somente para a versão do Diretor)
• Making of do comentário em áudio (15 minutos)

Informações:

Título: O Homem de Palha - Edição Especial de Colecionador [2 Blu-rays]
Ano de Produção: 1973
Título Original: The Wicker Man
País de Produção: Inglaterra
Gênero: Terror
Direção: Robin Hardy
Elenco Principal: Christopher Lee, Edward Woodward, Britt Ekland, Diane Cilento, Ingrid Pitt, Lindsay Kemp, Russell Waters, Aubrey Morris.
Resolução: 1080p High Definition (1920 x 1080p)
Idiomas: Inglês (original) |Português (dublagem: Marshmallow – São Paulo, somente para a “Versão de Cinema”)
Legendas: Português
Formato de Tela: 1.85:1
Cor: Colorido


Tecnologia do Blogger.