google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O GORDO E O MAGRO NO CINEMA



Laurel e Hardy foi uma famosa dupla de comediantes das mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta pelo inglês Arthur Stanley Jefferson (1890–1965) e o americano Norvell Hardy (1892–1957). A dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.

O FIM

Em maio de 1954, Hardy teve um infarto do miocárdio; em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hal Roach, Jr., para uma série de TV baseada na fábula da Mother Goose (“Mamãe Ganso”), Laurel and Hardy's Fabulous Fables. Laurel, porém, sofreu um AVC, com uma lenta convalescença. Hardy teve um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e se mover. 



Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu, aos 65 anos. Laurel não compareceu ao seu funeral, pois entrara em severa depressão com a morte do amigo e parceiro, e disse que Babe (apelido carinhoso que dera a Hardy) compreenderia. Laurel decidiu, a partir de então, não mais trabalhar sem o seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comédias. Os amigos diziam que Laurel ficara totalmente arrasado após a morte de Hardy, sem nunca ter se recuperado. Stan viveu seus últimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Monica. Faleceu vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos. 

VAMOS AOS FILMES DA DUPLA...

E até agora, nenhum site na internet (mesmo Wikipédia ou imdb) apresentam esta lista de forma mais detalhada (com dados, posters e sinopse)


Versão em espanhol dos filmes Murder Case e  Berth Marks combinados. Fizeram um longa de dois média metragens estrelados pela dupla.


Na Rússia czarista, uma princesa se ​​apaixona por um arrojado bandido, mas seu romance revela-se tempestuoso.


Oliver vê em um jornal que o tio de Stanley morreu, deixando para trás muitos pertences. Os herdeiros devem vir à casa do falecido para a leitura do testamento…


Um remake em espanhol do curta Chickens Come Home (1931). Expandiu-se com um recurso adicionando cenas de um mágico e um regurgitador atuando.


Versão em espanhol dos curtas "Be Big!" & "Laughing Gravy" unidos para lançamento no mercado espanhol.


Nos tempos da lei seca, a dupla vai para a cadeia porque eles tentam vender cerveja para um policial. Na prisão, Stan ganha o respeito do "Tigre", um feroz prisioneiro e líder da prisão e a dupla tenta se esquivar de uma tentativa de fuga do"Tigre" e acabam frustrando a escapada. 


Laurel e Hardy estão prisão por contrabando, e tentam neutralizar uma revolta de prisioneiros.


Stan & Ollie (falando francês!), depois de terem sido expulsos por suas esposas em uma noite de inverno, tentam contrabandear seu pequeno cão em um prédio de apartamentos onde os cães não são permitidos.


Depois de várias confusões, a dupla derruba acidentalmente o presidente de um banco, que acaba ficando inconsciente.  E por isto eles acabam sendo caçado por assalto a banco por engano.


Dois bandidos vão aderir ao serviço de um nobre arrojado.


Dois homens enganam suas esposas para participarem de uma convenção. Um deles finge estar doente e consegue uma prescrição médica de um veterinário para poder viajar num “cruzeiro medicinal” ao Havaí.


Jimmy Durante é a estrela da selvas em Schnarzan o Conquistador, mas o público esta cansado de seus falsos leões. Então, quando Barão  Baron Munchausen chega à cidade com verdadeiros leões comedores de homens, a coisa complica.


Trata-se da primeira adaptação para as telas da opereta composta por Victor Herbert e Glen MacDonough em 1903. Esta comédia musical em ritmo de conto de fadas conta a história do malvado Silas Barnaby, que ameaça despejar a viúva Peep caso sua filha Little Bo-Peep não aceite casar-se com ela. 


Stanley e Ollie viajam para a Escócia, na expectativa de Stan receber uma herança dos MacLaurel.   Uma vez na Europa, eles descobrem que o dinheiro que Stan esperava receber na realidade era destinado à sua irmã Lorna.  Em pouco tempo, os dois se vêem sem um tostão.


A dupla se mete em mil confusões ao se juntar a uma caravana de ciganos.


Os amigos Stan e Ollie têm algo em comum: ambos tiveram irmãos gêmeos que haviam morrido em um motim. Todos os problemas começam quando Alf e Bert, os irmãos que julgavam mortos, aparecem na cidade. Eles se metem em uma série de confusões e Stan e Ollie acabam levando a culpa por tudo.


Stanley e Ollie estão a caminho Brushwood Gulch, onde devem entregar o título de propriedade de uma mina de ouro muito valiosa à legítima herdeira de um explorador falecido e de quem eles eram sócios. Na diligência em que viajam, Ollie tenta impressionar Vivien Oakland, a única mulher a bordo, ao puxar conversa com ela. 


Uma jovem do interior vai para uma reunião em Hollywood e alcança sucesso com a ajuda de um publicitário. Stan e Oliver fazem participações, contribuindo para o sucesso do filme.


Neste filme, a dupla Stan e Oliver são vendedores de ratoeiras e eles viajam até a Suíça para vender seus produtos. Chegando lá, eles encontram um produtor de queijos que lhes compra todas as suas ratoeiras, mas lhes dá dinheiro de mentira. Sem dinheiro de verdade para pagar a conta do hotel, Stanley e Ollie são forçados a trabalhar no estabelecimento para quitar a conta.


Provando ser um soldado ultra disciplinado, Stan, ao receber ordens para não sair da trincheira, lá permanece por vinte anos sem saber que havia acabado a Primeira Guerra Mundial. Quando é achado, passa a viver no Lar dos Soldados onde recebe a visita de Ollie, agora casado com uma megera que o sustenta. 


Em Paris, Ollie se apaixona por uma bela moça chamada Georgette, mas não sabe que ela já está comprometida com um oficial chamado François. Assim, no momento em que ele a pede em casamento, ela acaba recusando, deixando-o arrasado. Para se esquecer de sua amada, ele decide se alistar na Legião Estrangeira junto com o seu amigo Stanley. E assim começam os problemas...


Stan Laurel recebe uma bolsa de estudos para Oxford, e Oliver Hardy o acompanha. Eles são o alvo de piadas e travessuras até que Stan recebe um golpe na cabeça e se torna a reencarnação de um herói da universidade.


Quando Ollie sofre um colapso nervoso causado pelas ruidosas cornetas da fábrica onde ele e seu amigo Stan trabalham, eles procuram Dr. Finlayson, um médico, com o propósito de achar uma solução para o problema de saúde de Ollie. 


Stan e Ollie são respectivamente mordomo e motorista de Dan Forrester, um jovem rico. Cansado de ser paparicado por suas super protetoras tias, Martha e Agatha, Dan resolve se alistar no exército. 


Stan e Ollie foram recrutados para transportar um defunto só meio morto para Dayton. Quando o caixão é trocado, por acidente, com um dos caixões do espetáculo do mágico Dante, eles ficam atrapalhados.


Stan e Oliver interpretam dois músicos que compõem toda uma orquestra e viajam num calhambeque precário. Em suas andanças, acabam fazendo uma inacreditável aliança com um simpático vigarista (Bob Bailey). 


Laury e Hardy contra os nazistas. Rejeitados pelo exército, os dois tornam-se funcionários da Defesa Civil que atrapalham um plano inimigo de montar uma fábrica de magnésio.


Dois professores de dança trapalhões (Hardy e Laurel) ajudam um inventor desajeitado a vender sua nova invenção e facilitam o romance dele com uma bela jovem da alta sociedade. Eles fazem de tudo para salvar as finanças da sua escola de dança!


Durante a Segunda Guerra Mundial, Stan e Ollie viram-se como improváveis ​​guarda-costas de um inventor excêntrico e sua nova bomba estrategicamente importante.


Dois servos desajeitados são contratados por uma matrona da alta sociedade para cozinhar e servir uma refeição para a realeza em visita.


Os detetives Stan e Oliver vão ao México atrás de uma trambiqueira. Mas precisam fugir de um antigo desafeto que quer acabar com eles, ao mesmo tempo em que Stan é confundido com um famoso toureiro.


Náufragos estão indo para uma ilha que receberam de herança. Último filme da dupla. Oliver continuo carreira fazendo diversas participações em filmes. Stan encerrou a carreira.


CURTAS METRAGENS

1937 That's That 
1936 Caminho Errado 
1935 De Puro Sangue 
1935 The Fixer Uppers 
1935 Dente por Dente 
1934 O Morto-Vivo 
1934 O Poço de Pifão 
1934 Vocês Me Pagam 
1934 O Xodó de Olivio VIII 
1933 Trabalho Sujo 
1933 Que Pose! 
1933 Bicho Carpinteiro 
1933 A Patrulha da Meia Noite 
1933 Eu e a Companhia 
1933 Dois a Dois 
1932 Barqueiro de Voga 
1932 Sua Primeira Falta 
1932 Sumam-se 
1932 Estado Grave 
1932 Somos de Circo 
1932 Caixa de Música 
1932 Lutando pela Vida 
1932 Ajudante Desastrado 
1932 Zwei Ritter ohne Furcht und Tadel 
1931 Hinter Schloss und Riegel 
1931 Farra de Praxe 
1931 Beau Gênio 
1931 Formação de Culpa 
1931 Fale a Verdade 
1931 Spuk um Mitternacht 
1931 Rapto à Meia Noite 
1931 Em Estado Grave 
1931 The Stolen Jools 
1931 Perfeito Imperfeito 
1931 Glückliche Kindheit 
1931 Tira Bota 
1930 Tiembla y Titubea 
1930 Une nuit extravagante 
1930 Outra Encrenca 
1930 As Aventuras de Laurel e Hardy 
1930 Radiomanía 
1930 Um Marido Distraído 
1930 Frio Siberiano 
1930 Cantando na Chuva 
1930 Filhos de Peixe 
1930 Noites de Farra 
1930 Piratas de Meia Cara 
1930 Gatos Escaldados 
1930 Pêle-Mêle 
1929 Amor de Cabra 
1929 Xadrez para Dois 
1929 Príncipe Sem Sorte 
1929 Companheiros de Quatro 
1929 Delícias de um Automobilista 
1929 Sururu no Parque 
1929 Leito Reservado 
1929 Alegria em Dobro 
1929 Vizinhas Camaradas 
1929 Negócio de Arromba 
1929 Apresento-lhe a Minha Esposa 
1929 Novamente Errado 
1929 A Liberdade 
1928 Maridos Muito Vivos 
1928 Habeas Corpus 
1928 Navegando em Seco 
1928 Gordo Herdeiro 
1928 Should Married Men Go Home? 
1928 Their Purple Moment 
1928 You're Darn Tootin' 
1928 Da Sopa à Sobremesa 
1928 The Finishing Touch 
1928 Na Idade da Pedra 
1928 Leave 'Em Laughing 
1928 Should Tall Men Marry? 
1927 The Battle of the Century 
1927 Putting Pants on Philip 
1927 Detetives Pensam? 
1927 Hats Off 
1927 Call of the Cuckoo 
1927 Prisioneiros Azarados 
1927 Now I'll Tell One 
1927 Cuidado com os Marujos 
1927 Velhos e Velhacos 
1927 Os Reservistas 
1927 Why Girls Love Sailors 
1927 O Namorado 
1927 Eve's Love Letters 
1927 Slipping Wives 
1927 Duck Soup 
1927 Seeing the World 
1926 45 Minutes from Hollywood 
1926 On the Front Page 
1926 Get 'Em Young 
1926 What's the World Coming To? 




Obras-Primas do Cinema orgulhosamente apresenta uma coleção que reúne memoráveis obras em versões remasterizadas de umas das maiores duplas de comédia da Sétima Arte: “Stan Laurel e Oliver Hardy”, conhecido no Brasil como O GORDO E O MAGRO. Sinônimo de humor ingênuo e inteligente, O GORDO E O MAGRO alcançaram grande sucesso no mundo inteiro, com suas esquetes encenadas desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Além de ser fonte de inspiração para outros diversos comediantes. Esta edição em digipak com 2 DVDs, reúne 2 longas-metragens e 13 curtas, a maioria com dublagem clássica, além de mais de 30 minutos de extras!

Disco 01:

Filhos do Deserto 

(Sons of the Desert | 1933 |1.37:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Preto e Branco | 65 minutos) 
Direção: William A. Seiter. Elenco Principal: Stan Laurel, Oliver Hardy, Charley Chase.
Stan e Ollie enganam suas esposas para participarem de uma festa. Um deles finge estar doente e consegue uma prescrição médica de um veterinário para poder viajar em um “cruzeiro medicinal” ao Havaí.
 
Curtas-metragens:

The Battle of the Century (1927 | 1.37:1 | Áudio: Inglês - Mudo | Legendas: Português| P & B| 18’) 
O Trem do Barulho (Berth Marks | 1929 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B| 19’) 
Filho de Peixe, Peixinho É (Brats | 1930 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B| 21’) 
Um Marido Distraído (Hog Wild  | 1930 |1.37:1 |  Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B| 20’) 
Dois Amigos em Apuros (Come Clean | 1931 |1.37:1 |  Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B| 21’) 
Uma Boa Ação (One Good Turn  | 1931 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B| 20’) 


Disco 02:

Dois Caipiras Ladinos 

(Way Out West | 1937 |1.37:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Preto e Branco | 64 minutos) 
Direção: James W. Horne. Elenco Principal: Stan Laurel, Oliver Hardy, Sharon Lynn.
Stan e Ollie recebem uma missão para entregar para Mary Roberts, um documento que determina que ela agora é dona da mina de ouro de seu pai. Só que os problemas começam assim que eles chegam à cidade.
 
Curtas-metragens:

Um Amigo Trapalhão (Helpmates | 1932 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 21’) 
Dois Músicos Desafinados (The Music Box | 1932 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 29’) 
Estado Grave (County Hospital  | 1932 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 19’) 
A Chave do Problema (Scram! | 1932 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 20’) 
Um Quebra-Cabeças para Cabeças Duras (Me and My Pal | 1933 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 20’) 
That's That! (1938 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 8’) 
The Tree in a Test Tube (1943 |1.37:1 | Áudio: Inglês e Português | Legendas: Português, Inglês| P & B | 10’) 


EXTRAS:

Entrevista com Anita Garvin (9 minutos) 
Entrevista com Joe Rock (9 minutos) 
Entrevista com Roy Seawright (15 minutos)
Tecnologia do Blogger.