10 FILMES DE CARATÊ DOS ANOS 80/90 QUE MARCARAM A ERA DO VHS

10-filmes-carate-anos-80

Durante uma década, ocorreu no cinema uma espécie de “karatexploitation”, que durou do princípio dos anos 80 até meados de 90.  A maioria destes filmes explorou o karatê e o kickboxing e marcaram época, principalmente quando miravam no público adolescente, como Karatê Kid, que teve outras 3 continuações no mesmo período.

Muitos filmes de artes marciais já dominavam os cinemas, principalmente asiáticos, uma década antes, na conhecida "martial arts exploitation". Nesta época, surgiram nomes como Bruce Lee e Chuck Norris.

Na lista abaixo, algumas ausências serão sentidas, e já explico de antemão. Tentei fazer uma lista diversificada, não citando continuações e os diversos filmes do astro Van Damme, pegando apenas o que ele faz um papel secundário, mas que se encaixa perfeitamente na lista.

De qualquer forma, são títulos que marcaram época. Boa sessão:


Terroristas ninjas têm dado prejuízos a uma mulher rica, que então contrata um ex-campeão de caratê para ser seu guarda-costas. Para deter os perigosos bandidos, ele deve começar pelo seu campo de treinamento, conhecido como O Octógono.


O adolescente Daniel LaRusso se envolve com a ex-namorada do valentão da escola e começa a ser atormentado por sua gangue. Para sua sorte, ele conta com os ensinamentos do senhor Miyagi, um mestre de karatê que o prepara para autodefesa e também para um importante campeonato.


O jovem lutador Leroy Green (Taimak) busca o nível final das artes marciais. Durante o tortuoso caminho ele terá que combater o maléfico Sho'nuff (Julius J. Carry III), também conhecido como Shogun do Harlem, e salvar a bela cantora Laura Charles (Vanity) de um obcecado empresário.


Considerado um soldado exemplar dentro de seu pelotão, Joe Armstrong (Michael Dudikoff) participa de uma importante escolta de comboio nas Filipinas quando é surpreendido por rebeldes que aparentemente são ninjas. Instintivamente, Joe se defende usando a arte marcial do Ninjitsu, e acaba levantando suspeitas que o levarão a descobrir grandes segredos sobre seu passado.


Jason Stillwell (Kurt McKinney) é um fã de Bruce Leee  jovem aprendiz de artes marciais. Após seu pai negar participar de uma gangue de criminosos, eles se mudam de cidade, onde Jason encontrará problemas. Após ser espancada várias vezes, Jason conta com a ajudo do espírito de Bruce Lee para ajudá-lo a se vingar do mortal Ivan (Jean-Claude Van Dame) que atacou seu pai.


O time americano de kickbox se prepara para enfrentar seus rivais coreanos. Durante o exaustivo treinamento, eles se unem cada vez mais, mas também enfrentam dúvidas pessoais sobre a competição.


Na Tailândia, cineastas inescrupulosos unidos a traficantes de drogas, estimulam lutadores à participarem de filmes proibidos prometendo glória e dinheiro, enquanto as câmeras registram as mortes reais e violentas. Jake Donahue, policial de Nova York, entra em um mundo sórdido e mortal para destruir a organização e vingar a morte de seu irmão.


Avedon é um professor de kickboxer que dirige um fusca, enquanto Vitali ganha a vida como policial respeitado e bem sucedido, seguindo os passos de seu pai. Ambos completamente diferentes entre si, mas ele se unem para vingar o assassinato de seu pai (um agente da CIA), morto pela máfia.


Policiais investigam serial killer que está matando mestres de artes marciais de maneira brutal.Esta é a chance da detetive Linda Masterson trabalhar em seu primeiro caso de homicídio.Ao seu lado está o especialista em artes marciais,o sargento Tarek Richards.


Lutador de artes marciais jura vingança contra a máfia coreana, responsável pelo assassinato de seu mestre. Suas mãos e pés são armas letais, mas ele se vê face a face com um lutador implacável.



One Movies/Dark Flix iniciou mais uma coleção incrível chamada VHS Collection, homenageando filmes de locadora. Eles podem adquiridos no link acima e nas melhores lojas.

RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS
DVD + Luva + Poster + Livreto

Edição Comemorativa aos 40 anos da primeira locadora de vídeo aberta no Brasil.

Antes de chegar ao estrelato como astro de filmes de ação em seu primeiro papel como protagonista no clássico “O Grande Dragão Branco” de 1988, Jean-Claude Van Damme coestrelou este grande sucesso de bilheteria interpretando o vilão Ivan, o russo. Foi o primeiro filme de uma das franquias de artes marciais mais rentáveis da história do cinema e do mercado de home-vídeo.

Veja abaixo detalhes da linda edição.


Informações técnicas da edição:

Duração: 99 minutos 
Sistema de cores: Colorido 
Áudio: original em inglês 5.1 Dolby Digital Surround 
Dublado em Português 2.0 Dolby Digital Estéreo 
Legendas: Português/Inglês
Classificação: 16 anos




Tecnologia do Blogger.