google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

RAOUL WALSH - 10 FILMES ESSENCIAIS

raoul-walsh-10-filmes-essenciais

O diretor dos 10 filmes essenciais de hoje é Raoul Walsh, um dos grandes diretores do cinema. Nascido em Nova York em 1887, era filho de um desenhista de uma famosa casa de moda masculina e passou sua infância no centro de Manhattan conhecendo grandes nomes da época que eram clientes do seu pai. Quando adolescente, foi morar no México e em Cuba até se tornar cavaleiro e vaqueiro no Oeste dos Estados Unidos da América. Estreou como vaqueiro em um filme do cinema mudo em 1914. 

Em 1924 foi contratado por Douglas Fairbanks para dirigir "O Ladrão de Bagdá" e a partir daí só parou de dirigir em 1964 quando fez "Um clarim ao longe".Nos últimos anos de sua vida ficou completamente cego mas mantinha o bom humor e dizia que ainda podia desfrutar do canto dos pássaros e do perfume das flores.

Confiram os filmes e algumas curiosidades:


O ladrão Ahmed (Douglas Fairbanks) se apaixona pela filha do Califa de Bagdá, só que para ficar com ela terá que enfrentar os concorrentes. O pai dela diz que dará a mão da filha em casamento ao homem que trouxer o mais raro tesouro depois de sete luas. O ladrão sai nessa mágica jornada, mas ele não sabe que o outro pretendente, o Príncipe dos Mongóis, não está jogando limpo.

Curiosidades:

O príncipe persa é interpretado por uma mulher, a atriz Mathilde Comont;

No ranking da revista Premiere dos 25 cartazes mais bonitos de todos os tempos, The Thief of Bagdad ocupa a nona posição;

Ocupa também a nona posição no ranking dos 10 melhores filmes de todos os tempos, da American Film Institute, na categoria "Fantasia".

Esse foi o primeiro filme de David Sharpe.

Na cena em que o ladrão pula dentro e fora dos potes de argila no mercado, Douglas Fairbanks usou pequenos trampolins dentro que cada pote, o que permitiu que ele pulasse mais facilmente de pote em pote.

Em alguns posteres Mathilde Comont é creditada como M.Comont para manter em segredo o seu sexo. No entanto, em diversas cenas do filme fica óbvio que o Príncipe da Pérsia está sendo interpretado por uma mulher.

O custo da produção sempre foi citado como sendo 2 milhões, ou 2 milhões e meio por décadas. O biógrafo de Fairbanks, Jeffrey Vance, teve acesso aos documentos privados do ator e descobriu que o filme custou bem menos. Foi um pouco mais que 1 milhão de dólares.


Um dos primeiros épicos do cinema sonoro, “A Grande Jornada” foi feito para comemorar o centenário da partida da primeira caravana que saiu de Independence com destino às fronteiras ocidentais dos EUA. Nesta arrebatadora aventura dos pioneiros, o jovem e corajoso guia Breck Coleman (John Wayne) conduz milhares de colonos por perigosos despenhadeiros, cruéis tempestades de neve, ataques de indígenas e estouros de manadas de búfalos, levando-os a seu destino no oeste distante. Durante a viagem, ele se apaixona pela linda pioneira Ruth (Marguerite Churchill), e nunca desiste de tentar ganhar seu coração.

Curiosidades:

Era comum filmar várias versões de um mesmo filme naqueles tempos, para idiomas diferentes. Anos depois, a prática foi substituída pela dublagem do diálogo. Houve várias versões de A grande Joranda.

Por exemplo, em Francês se chamou La Piste des géants (1931). Dirigido por Pierre Couderc, e estrelado por Gaston Glass (Pierre Calmine), Jeanne Helbling (Denise Vernon), Margot Rousseroy (Yvette), Raoul Paoli (Flack), Louis Mercier (Lopez).

Em Alemão: Die Große Fahrt (1931), dirigido por Lewis Seiler e Raoul Walsh , e estrelado por Theo Shall (Bill Coleman), Marion Lessing (Ruth Winter), Ullrich Haupt (Thorpe), Arnold Korff (Peter). Já em  Italiano, se chamou O grande caminho (1931), estrelado por Franco Corsaro e Luisa Caselotti. Até em espanhol, chamado La Gran día (1931), dirigido por David Howard, Samuel Schneider e Raoul Walsh  e estrelado por Jorge Lewis (Raul Coleman), Carmen Guerrero (Isabel Prados). 

Era comum o diretor original ser consultor dos filmes. As versões eram filmadas simultaneamente: Elas foram filmadas em 35 mm mas há ainda uma versão em 70 mm para exibição nos maiores cinemas. A versão 70 mm foi finalmente vista pelo grande público na televisão, num canal a cabo, no final dos anos 90. 


Três soldados americanos se conhecem numa trincheira da França, pouco antes do armistício da I Guerra Mundial: o mecânico Eddie Bartlett, o jovem advogado Lloyd Hart e o negociante George Hally. Voltando da guerra, Eddie fica desempregado e acaba aceitando dividir um táxi com seu velho amigo Danny. Certo dia, Eddie é incriminado ao levar um pacote para o bar da cantora Panamá Smith. Ele não sabia que no pacote havia bebida ilegal e é detido pela polícia, juntamente com Panamá.


Os irmãos Joe e Paul Fabrini são dois caminhoneiros. Joe, teimosamente independente, está determinado a economizar o suficiente para iniciar seu próprio negócio, enquanto Paul, desencantado com a vida na estrada, sonha em ter uma vida tranquila ao lado da esposa Pearl. Quando Ed Carlsen, um generoso dono de uma empresa de transportes, oferece a Joe um trabalho, este o recusa e Paul, por uma questão de lealdade para com o irmão, continua com sua vida na estrada. Certa noite, um Paul exausto adormece no volante, sofrendo um sério acidente mudando para sempre sua vida.


George Armstrong Custer (Errol Flynn) era apenas mais um dos membros da cavalaria quando chegou ao forte de West Point em 1857. À época, ele mal poderia suspeitar que morreria vinte anos depois em uma sangrenta e longa batalha e que acabaria se tornando um dos personagens mais importantes e célebres do conflito que ficou conhecido como a Guerra de Secessão dos Estados Unidos.


Em razão de um indulto concedido pelo governador, Roy Earle (Humphrey Bogart) é libertado do Presídio Mossmoor, após cumprir pena de 8 anos por assalto a banco. Ele se encontra com um ex-tira, Jake Kranmer (Barton MacLane), que é capanga de Big Mac (Donald MacBride), um chefão do crime que quer Earle comandando um roubo num hotel em uma estância de férias na Califórnia, Tropico Springs, onde só ricos se hospedam. Kranmer dá para Earle dinheiro e um carro, dizendo para que vá para uma pousada nas montanhas. Lá ele se encontra com dois pistoleiros, Red Hattery (Arthur Kennedy) e Babe Kozak (Alan Curtis), que o ajudarão no roubo.

Curiosidades:

Este filme foi refilmado duas vezes:

Em 1949, como o faroeste "Golpe de Misericórdia", com Joel McCrea e Virginia Mayo, também dirigido por Raoul Walsh.

Em 1955, como "Morrendo a cada instante", com Jack Palance e Shelley Winters, dirigido por Stuart Heisler.

Também foi adaptado para o rádio, em duas transmissões da The Screen Guild Theater: primeiramente em 04 de Janeiro de 1942, com Humphrey Bogart e Claire Trevor e depois, em 17 de abril de 1944, com Bogart e Ida Lupino.

Inicialmente o personagem Roy Earle seria interpretado por Paul Muni. Entretanto o ator não gostou da 1ª versão do roteiro, escrito apenas por John Huston, tendo reclamado com o produtor Hal B. Wallis. O produtor contratou W.R. Burnett, autor do livro o qual o filme é baseado, para ajudar Huston numa 2ª versão do roteiro. A nova versão foi entregue a Muni, que mais uma vez não gostou e desistiu de vez do projeto. Após a desistência de Paul Muni, o produtor Hal B. Wallis queria que George Raft interpretasse Roy Earle. Nesta mesma época o produtor já havia recebido um telegrama de Humphrey Bogart, no qual reiterava que estava interessado no papel. Como sabia que George Raft desejava mudar sua imagem no cinema e se afastar dos filmes de gângsters, Humphrey Bogart lhe disse que o estúdio queria contratá-lo para estrelar mais um filme de gângsters. Assim Raft foi ao escritório de Wallis e recusou o papel, o que fez com que Bogart fosse posteriormente contratado


Nos anos 1880, Jeb Rand (Robert Mitchum) é adotado pela família da Sra. Callum (Judith Anderson). Traumatizado, o menino frequentemente tem pesadelos em que sua família biológica é assassinada. Porém, sua mãe adotiva não fala sobre a origem dele. Adulto, Jeb vai para o exército e torna-se um herói de guerra. Ele decide casar-se com sua irmã de crianção, mas o passado obscuro dele pode atrapalhar seus planos.


Cody Jarrett (James Cagney) é o sádico líder de uma temida gangue. Extremamente violento, impiedoso e arrogante, o bandido tem verdadeira devoção pela mãe, Ma Jarrett (Margaret Wycherly) e considera-se invencível. Atormentado por uma terrível enxaqueca e preso, ele tem sua liderança e vida  ameaçada pela ambição de um traidor, mas é salvo por um novo amigo (Edmond O'Brien).

Curiosidades:

Se a surpresa expressada pelos colegas presos de James Cagney durante a cena de "o jogo do telefone",no refeitório da prisão,parece real é porque ela é. Raoul Walsh não contou ao resto do elenco o que iria acontecer e,por isso,a explosão de Cagney pegou-os de surpresa. De fato, Walsh não sabia o que Cagney tinha planejado; como a cena prevista no roteiro não estava funcionando,Cagney teve uma ideia... 

Na cena no refeitório da prisão quando Cody Jarrett descobre que sua mãe morreu, um dos condenados que o informam é Jim Thorpe ,uma lenda dos esportes.

O relacionamento possessivamente incomum entre Cody Jarrett e sua mãe dominadora inspirou-se na vida real dos ladrões de bancos Kate Barker (Ma Barker") e seus filhos. Ela ganhou fama nos anos 30 ao acolher bandidos em sua casa e tratá-los como filhos.


O filme conta a história de Wess McQueen (Joel McCrea) homem simples que se afastou da lei e terminou na cadeia, de onde consegue escapar, fugindo para o Território do Colorado (antes de tornar-se Estado da União em 1876). Em seu caminho passa pelo Desfiladeiro da Morte, lugar envolto em lendas e misticismos. McQueen que fora preso por assalto e assassinato, junta-se então a uma quadrilha para praticar um último assalto a um trem que transporta 100 mil dólares.


Hornblower é enviado à uma missão com destino secreto, mas com a Espanha e a França mobilizadas a favor de Napoleão, têm logo sua rota alterada para a distante América Central permanecendo em alto mar durante 7 meses sem terra à vista. Após longa viagem o capitão cumpre sua missão a entregar a mercadoria a Don Julian Alvarado (Alec Magno), líder rebelde megalomaníaco contra as forças espanholas. No entanto, ao regressar, descobre que a Espanha reatara sua aliança com a Inglaterra, tornando-se automaticamente inimigos de Julian e seus seguidores.
Tecnologia do Blogger.