ARTHUR HILLER - 10 FILMES ESSENCIAIS

arthur-hiller-10-filmes-essenciais

Lembrado por comédias, Arthur Hiller começou carreira cedo. Estudo direito e psicologia antes de ingressar na Canadian Broadcasting Corporation, onde trabalhou de 1950 a 1955. Neste meio tempo, dirigiu episódios de séries como Playhouse 90 , Gunsmoke, Alfred Hitchcock Presents, Perry Mason, A Família Addams e Rota 66 . Durante esse tempo, ele também dirigiu seu primeiro longa-metragem, o drama adolescente "Se a mocidade soubesse (1957)". 

Galgando projetos, ele foi sendo reconhecido até que fez o sucesso Love Story, que recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e a única indicação de Hiller ao Oscar para a direção. 10 anos depois, sua carreira passou a declinar, apesar de realizar filmes queridos da Sessão da tarde, como Rapaz solitário e Que sorte danada!. 

A década de 90 foi marcada por filmes fracos. Em 2006, dirigiu seu último filme, chamado Pucked. Ele faleceu exatos 10 anos depois, aos 92. 

Conheça os 10 filmes essenciais do diretor.


Charles Madison (James Garner) sabe bem como levar a vida de forma leve e longe de perigos. Responsável por levar mulheres para passarem a noite com ele e seus colegas de profissão, esse oficial da Marinha só não imaginava que iria se apaixonar por uma jovem inglesa chamada Emily Barham (Julie Andrews). Para complicar ainda mais a sua situação, o general William Jessup (Melvyn Douglas) convoca Charles para fazer um filme que poderá custar a sua própria vida.


Em setembro de 1942, a fim de impedir o avanço dos soldados alemãs, uma unidade de força especial inglesa aprova um plano desesperado contra uma base de combustíveis localizada em Tobruk, na Líbia: resgatar o oficial canadense Donald Craig (Rock Hudson), que fora aprisionado na Argélia. Especialista em topografia, Donald se torna uma peça fundamental para o sucesso da missão, mas passar pelo deserto do Saara e enfrentar o exército alemão não será uma tarefa fácil.


George (Jack Lemmon) e Gwen (Sandy Dennis) vivem na pequena cidade de Twin Oaks, em Ohio, ao lado dos dois filhos e o cachorro de estimação. Ele se candidata para o cargo de vice-presidente de vendas da companhia em que trabalha, o que faria com que se mudasse para Nova York. Sonhando com os benefícios em viver em uma cidade grande, George aproveita a ida a Nova York, onde será entrevistado para o possível cargo, para levar consigo Gwen, de forma que possam conhecer a cidade. Entretanto, nada do que eles planejam acaba acontecendo da forma como gostariam.


Love Story - Uma História de Amor acompanha Oliver Barrett IV (Ryan O'Neal), um estudante de Direito de Harvard que conhece Jenny Cavilleri (Ali MacGraw), uma estudante de música de Radcliffe. Um rápido envolvimento surge entre eles, sendo que logo decidem se casar. No entanto, Oliver Barrett III (Ray Milland), o pai do jovem, que é um multimilionário, não aceita tal união e deserda o filho. Algum tempo depois de casados ela não consegue engravidar e, ao fazer alguns exames, se constata que Jenny está muito doente.


Em um hospital onde pacientes morrem devido a medicamentos errados e negligência generalizada, o Doutor Herbert Bock, abandonado pela esposa e pelos filhos, pensa seriamente em suicídio. Quem o salva, inclusive da impotência, é Barbara, por quem ele se apaixona. Barbara deseja levar o pai Edmund, internado ali, de volta para uma aldeia indígena onde possuem uma clínica. Enquanto isso, um misterioso matador anda eliminando membros do corpo docente...


Durante a Inquisição na Espanha Miguel de Cervantes (Peter O'Toole) é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Eleé jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e é "julgado" pelos prisioneiros. Para se defender Cervantes conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. 

Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo. Durante o "julgamento" Cervantes se transforma em Don Quixote, para poder fazer a sua defesa.


Arthur Goldman (Maximilian Schell) é um rico industrial judeu, que vive no luxo de Manhattan. Ele e seu assistente Charlie (Lawrence Pressman) se dão muito bem, apesar de muitas vezes ficar chocado com a ousadia de seu patrão sobre alguns aspectos da vida judaica. Um dia, agentes secretos israelenses invadem o apartamento e prendem Arthur sobre a acusação de ser um criminoso nazista. Ele é levado a Israel para julgamento e lá tem que enfrentar seus acusadores para tentar provar sua inocência.


George, tímido executivo do ramos de livros, toma o trem com destino a Chicago, na expectativa de uma viagem sossegada e relaxante. Ele inicia um romance com Hilly, secretária de um especialista em arte, e as coisas começam a ficar estranhas quando presencia o especialista ser expelido do comboio. 

Ao que tudo indica, o sujeito possuía provas que exporiam uma quadrilha de falsificadores, liderada pelo gentil criminoso Devereau. Testemunha do crime, George é atirado para fora do trem, mas consegue persegui-lo ora por automóvel ora por avião, tendo por companhia o vigarista Grover que o tirara da prisão onde fora parar graças a um xerife caipira.


Em Nova York Sheldon Kornpett (Alan Arkin), um conceituado dentista, está ansioso, pois Bárbara (Penny Peyser), sua filha, irá se casar com Tommy Ricardo (Michael Lembeck) em menos de uma semana e só agora Sheldon e sua mulher, Carol (Nancy Dussault), irão conhecer os pais do noivo. Quando à noite em um jantar o encontro acontece finalmente Vincent (Peter Falk), o futuro sogro da sua filha, conta histórias fantásticas sobre moscas gigantes da Guatemala, que pegam bebês e os levam para a morte certa. 

Mais tarde, quando Tommy e seus pais foram embora, Sheldon, muito irritado, diz que Vince é um louco e que se pudesse impediria a filha de casar com Tommy, pelo simples fato de ser filho de Vincent. Mas o que ninguém imagina é que Vincent está indiretamente envolvido num roubo de matrizes de dólares e precisa, no dia seguinte, pagar US$ 1,5 milhão pelo serviço. Porém Vincent não tem o dinheiro e, como está sendo perseguido, vai até o consultório de Sheldon e lhe pede um pequeno favor. Após relutar Sheldon concorda, sem imaginar que Vincent iria transformar sua vida em um inferno.


O dono de uma banca de jornais, Dave Lyons (Gene Wilder), que é surdo, dá um emprego para Wallace "Wally" Karue (Richard Pryor), que é cego. Perto da banca há um assassinato cometido por Eve (Joan Severance), uma matadora profissional, mas a vítima conseguiu se livrar de uma aparente moeda (na verdade um supercondutor de energia) misturando com outras moedas, que haviam na banca. 

Wally ouviu um tiro e Dave só viu as pernas de Eve, mas quando a polícia chega os dois são presos como suspeitos. Como Eve e seu cúmplice inglês, Kirgo (Kevin Spacey), não encontram na valise da vítima o material "encomendado" pelo mandante, Sutherland (Anthony Zerbe), então Eve e Kirgo se passam por advogados que querem libertar os acusados, pois têm certeza que a "moeda" está com eles. Mas Wally e Dave fogem e são perseguidos, pela polícia e pelos bandidos.



Classicline lançou este filme imperdível em BLU-RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Rock Hudson, George Peppard, Nigel Green, Guy Stockwell, Jack Watson, Percy Herbert, Norman Rossington, Liam Redmond, Heidy Hunt, Leo Gordon, Robert Wolders, Anthony Ashdown
Direção: Arthur Hiller
Produtor: Gene Corman
Roteiro: Leo V. Gordon
Fotografia: Russell Harlan
Direção de Arte: Henry Bumstead, Alexander Golitzen
Ano de produção: 1967
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Letterbox
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 109 min. 
Idioma: Inglês , Português
Legendas: Português
Extras: Cartaz original, Biografias de Rock Hudson, George Peppard,Arthur Hiller, Elenco,mais.
Quantidade de discos: 1





Tecnologia do Blogger.