google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MICHELANGELO ANTONIONI - 10 FILMES ESSENCIAIS

michelangelo-antonioni-essencials

Exatamente dia 30 de julho de 2007, o cinema perdia dois dos seus maiores realizadores: Michelangelo Antonioni aos 94 anos e Ingmar Bergman aos 89. Eles compartilhavam filmografias bastante autorais, o que de certa forma, distanciava suas obras do grande público.

Os longas de Antonioni, muitas vezes filosóficos, contemplativos, renderam comentários do próprio Bergman, que o achava visionário. Suas histórias captavam com excelência a alienação dos personagens. 

Em 1985, um acidente vascular-cerebral deixou-o parcialmente paralítico e quase impossibilitado de falar. No entanto, ele não encerrou suas atividades e, ajudado por seu amigo Wim Wenders, realizou Além das Nuvens em 1995. Nesse mesmo ano, é premiado com um Oscar pelo conjunto da sua obra. Seu último filme Eros, de 2004, foi realizado juntamente com Wong Kar-Wai e Steven Soderbergh, quando Antonioni tinha 92 anos.

Como dito, faleceu 2 anos depois.

Vamos aos seus 10 filmes essenciais: 


Em uma agência de detetives de Milão, Carloni examina fotografias de uma jovem e atraente mulher, Paola Molon, fornecidas pelo seu marido, Enrico Fontana, um rico industrial. Eles se casaram sete anos atrás, pouco depois de se conhecerem. A recente descoberta dessas fotografias, por parte de Fontana, fez com que ele contratasse Carloni para descobrir o que puder sobre a vida de Paola antes do casamento. 
Também chamado de "Crimes da alma".


Jovem e bela atriz, encantada com o mundo do cinema e o sucesso alcançado, não consegue administrar sua própria vida como gostaria. Envolve-se contra vontade com um produtor e após o casamento se vê mergulhada num conflito de emoções semelhante aos dramas de seus filmes. Não encontra felicidade em nada. Descobre que toda a fama deve-se apenas a sua beleza, e que ninguém lhe acredita capaz de uma boa atuação. Se esforçará para mudar esse quadro. Tentará encontrar amor em outro homem. 


Clelia chega a Turim, vinda de Roma, para abrir um salão de moda. Na sua primeira noite, a mulher do quarto de hotel ao lado do seu toma uma overdose de comprimidos. Clelia acaba por se envolver com essa mulher, Rosetta e com três das suas amigas ricas, Momina, Nene e Mariella numa série de aventuras e desilusões amorosas. Clelia apaixona-se por Carlo, um assistente de arquitecto, mas as outras olham-na de lado por este ser oriundo da classe trabalhadora. 


Aldo, um mecânico de refinaria, tem um relacionamento de 7 anos com uma mulher casada, Irma. Quando esta descobre que seu marido havia morrido na Austrália, Aldo crê que eles poderão legitimar sua situação. Porém, Irma confessa que não tem interesse, pois ama outro homem. Arrasado, ele sai da cidade levando a filha dos dois. Ele passa a vagar sem destino, emocionalmente vazio.


No final do verão, um grupo de romanos endinheirados parte em um cruzeiro da Sicília e para em uma desolada ilha no meio do Mediterrâneo. Tudo vai bem até que Anna (Lea Massari) some. Os viajantes decidem então que parte do grupo deve ir até uma ilha próxima para comunicar o desaparecimento. Sandro (Gabriele Ferzetti), o namorado, e Claudia (Monica Vitti), a melhor amiga de Anna, permanecem no local do misterioso desaparecimento e, enquanto a procuram, acabam se apaixonando.


Giovanni Pontano (Marcello Mastroianni) e Lidia (Jeanne Moreau) estão casados há 10 anos. O relacionamento entre eles está desgastado, especialmente em relação à comunicação. Durante uma festa em uma mansão eles tentam disfarçar suas angústias, ocupando o tempo com os demais convidados.
Segunda parte da trilogia não oficial de Antonioni sobre alienação, solidão e a incomunicabilidade entre as pessoas na sociedade moderna.


Após passar a noite discutindo, Vittoria (Monica Vitti) rompe com Riccardo (Francisco Rabal), seu namorado. Ao ir se encontrar com a mãe (Lilla Brignone) na Bolsa de Valores, Vittoria conhece Piero (Alain Delon), um jovem e elegante corretor da bolsa. Ele é um sedutor, mas ela resiste no início. Gradativamente Vittoria vai se apaixonando.


Giuliana (Monica Vitti) é uma atormentada dona de casa. Casada com o engenheiro industrial Ugo (Carlo Chionetti), vive como o marido e o filho nas proximidades da fábrica e sente-se mal sem saber o porquê. Enquanto Ugo ignora seu frágil estado psicológico, Giuliana tenta abrir uma loja e acaba por envolver-se com Corrado (Richard Harris), um engenheiro britânico que parece disposto a escutá-la.


Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.


David Locke (Jack Nicholson) é um jornalista em viagem ao Deserto do Saara para reportar sobre as guerrilhas que acontecem no local. No hotel, ele conhece um homem muito parecido com ele que morre repentinamente. Querendo livrar-se dos seus problemas e mudar sua vida, David resolve assumir a identidade do falecido na espera de levar uma vida mais interessante. Aceitando as consequências, logo ele descobre que o homem era um traficante de armas.
Tecnologia do Blogger.