google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ANTHONY MANN - 10 FILMES ESSENCIAIS

anthony-mann-10-filmes-essenciais

Emil Anton Bundsmann foi um diretor que marcou o cinema, principalmente por conta de sua parceria com James Stewart. Fez de épicos aos filmes Noir, das pequenas às grandes produções, mas foi no Western que fez seu nome. 

Começou a carreira usando ainda Anton Bundsmann, mas depois trocou para um mais fácil de ser assimilado.   Sua mãe, Bertha Weichselbaum, uma professora de teatro, era uma americana de ascendência judia da Baviera, e por isto seu nome tinha origem alemã. A veia artística de Mann vem de berço, como podemos ver. 

Fez dois filmes para a TV e 1942 fez seu “debut” no cinema com  Dr. Broadway, Órfãos da Fama e Luar em Havana. Todos longe da forma que o marcou. Curiosamente, seu final de carreira foi marcado por superproduções (El Cid, Queda do império Romano e Cimarron) que também eram distantes do seu estilo cinematográfico. O resultado foi desastroso para o produtor Samuel Bronston.

Em 1967, Mann morreu de um ataque cardíaco em Berlim durante as filmagens do thriller de espionagem "O espião de dois mundos". O filme foi concluído pela estrela do filme Laurence Harvey.


Joe Sullivan escapa da prisão com a cumplicidade da sua amiga Pat Cameron, loucamente apaixonada por ele. Em sua fuga, ele tem de tomar como refém Ann Martin, a jovem e bela assistente de seu advogado, a fim de que não o denuncie. Sullivan espera encontrar o temível chefe da quadrilha Rick Coyle, que lhe deve dinheiro, sem saber que este último o tinha traído anteriormente e que arranjou a sua fuga para que seja morto pela polícia.


Lin MacAdam (Stewart) está procurando o assassino de seu pai, ele quer vingança, e também quer resgatar o magnífico rifle que seu pai possuía, o Winchester ´73, enquanto continua sua jornada ele encontra diversos e estranhos personagens, incluindo um louco viajante (Dan Duryea), um enganador ladrão de armas (John McIntire), um selvagem chefe indígena (Rock Hudson) e o próprio irmão (Stephen McNally), um pistoleiro. Estrelando Shelley Winters como a mocinha que rouba a atenção de McAdam, e Tony Curtis em uma de suas primeiras aparições no cinema.


Por volta de 1870, numa grande fazenda no Novo México, o viúvo e poderoso barão do gado "T. C." Jeffords entra em conflito com sua filha de personalidade forte Vance quando ele traz para casa uma nova esposa, a astuta dama Flo Burnett. A situação ruim atinge o auge quando T.C enforca um amigo mexicano de Vance, o que a leva a sair de casa e por em prática um plano para tomar a fazenda de seu pai, com a ajuda do esperto banqueiro Rip Darrow.


Glyn McLyntock (James Stewart), um aventureiro com passado misterioso, lidera um grupo de pioneiros do território do Missouri em direção ao Oregon. Quando os pioneiros são enganados por homens inescrupulosos, McLyntock tenta provê-los com suprimentos para enfrentar o rigoroso inverno. Nesta missão tem de enfrentar inimigos e o companheiro de jornada Emerson Cole (Arthur Kennedy), que vislumbra a possibilidade de ganhar muito dinheiro.


Howard Kemp (James Stewart) é um colonizador taciturno, que perdeu suas terras enquanto lutava na Guerra Civil. Para obter dinheiro suficiente para um recomeço, ele se torna um caçador de recompensas no Colorado. Howard tenta capturar o assassino Ben Vandergroat (Robert Ryan) e levá-lo até Abilene, Kansas, onde oferecem uma recompensa de US$ 5 mil. Os esforços de Howard para prender Ben e conseguir a recompensa são comprometidos pela presença da devotada namorada de Ben, Lina Patch (Janet Leigh). Além disto Howard arrumou dois "sócios": Jesse Tate (Millard Mitchell), um minerador sem sorte, e Roy Anderson (Ralph Meeker), um militar que foi expulso do exército.


Em 1896, Jeff Webster vê o início da corrida do ouro de Klondike como uma oportunidade para conseguir uma fortuna no ramo do gado. Ele leva um rebanho de gado do Wyoming para a cidade de Skagway. Lá, ele e seu parceiro Ben Tatum pretendem vender o gado e passar a trabalhar com o ouro. Os problemas começam quando o xerife corrupto da cidade rouba o gado e Webster e seus companheiros são forçados a lutar por seu rebanho, combatendo o mal e enfrentando perdas para as quais não estavam preparados.


Will Lockhart vem para a cidade de Coronado procurando por um homem, que está vendendo armas para os Apaches porque seu irmão foi morto por um deles. Lá, ele encontra Alec Waggoman, um velho fazendeiro, e seu violento filho Dave. Um conflito entre Dave e Vic, o braço direito de Waggoman, ajuda Lockhart a descobrir a fonte das armas e também o envolve na luta pelo controle da fazenda.


Morgan "Morg" Hickman, um sombrio caçador de recompensas, chega a uma cidade carregando o corpo de um homem morto, amarrado na sela de um cavalo. Imediatamente causa repulsa na população, que não gosta de "justiceiros". Morgan vai ao escritório do jovem e inexperiente xerife Ben Owens para receber a recompensa. Ben diz a Morgan que deverá esperar a confirmação para o pagamento. Morgan tem que ficar na cidade, mas ninguém lhe cede uma pousada. Então ele conhece o garoto Kip, que o leva a casa de sua mãe, Nona, uma viúva que vive afastada das pessoas por ter se casado com um índio. Nona aceita ceder a casa para Morgan, que se afeiçoa aos dois.


Em Crosscut, na fronteira do Texas com o México,  Link Jones (Gary Cooper), é um aparentemente ingênuo e tímido fazendeiro, que toma o trem para Fort Worth, com a incumbência de contratar uma professora para a comunidade em que vive com a família. Descobrindo sua missão, o vigarista Sam Beasley (Arthur O’ Connell) planeja um golpe, apresentando-lhe uma cantora de saloon, Billie Ellis (Julie London), como professora. Entretanto, o trem é roubado e os três acabam caindo nas mãos dos bandidos, cujo líder, Dock Tobin (Lee J. Cobb), vem a ser tio de Link, que havia sido membro da quadrilha. Fazendo o tio pensar que voltara para prosseguir na via do crime, na qual o velho o introduzira, Link vai aos poucos eliminando cada um dos bandidos.


O filme conta a vida de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos provocam um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor.

Menções honrosas: Caminho do Diabo (1950), Música e lágrimas (1954), Os que sabem morrer (1957)


A Arte de Anthony Mann
Edição Limitada Com 4 Cards (Caixa com 2 DVDs)

A Versátil lançou “A Arte de Anthony Mann”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne quatro obras-primas do faroeste dirigidas pelo mestre Anthony Mann (“El Cid”), em inéditas versões restauradas com formato de tela correto, todas com o astro James Stewart (“Janela Indiscreta”). Uma hora e meia de extras. Todos os filmes com opção de dublagem clássica em português. Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 1

☛ WINCHESTER ‘73
(Winchester ‘73, 1950, 92 min.)
Com James Stewart, Shelley Winters, Dan Duryea. 

Homem participa de concurso de tiro para ganhar o melhor rifle já fabricado no mundo. Mas seu prêmio é roubado e ele precisa ir atrás do ladrão. Magnifico primeiro filme do célebre ciclo de faroestes psicológicos de Mann com James Stewart.

☛ E O SANGUE SEMEOU A TERRA
(Bend of the River, 1952, 91 min.)
Com James Stewart, Rock Hudson, Arthur Kennedy.

Um ex-fora da lei e um ladrão de cavalos guiam uma caravana de colonos ao Oregon, em busca de uma vida melhor. Com direção magistral de Mann, esse faroeste tem excelente roteiro, além de ser uma aula de criação de tensão no cinema.


DISCO 2

☛ UM CERTO CAPITÃO LOCKHART
(The Man from Laramie, 1955, 102 min.)
Com James Stewart, Arthur Kennedy, Donald Crisp.

Will Lockhart chega à cidade de Coronado, para descobrir quem vende armas aos apaches, que mataram seu irmão. Lá, entra em conflito com um fazendeiro e seu filho sádico. Mais um faroeste excepcional de Mann com James Stewart.

☛ REGIÃO DO ÓDIO
(The Far Country, 1954, 97 min.)
Com James Stewart, Ruth Roman, Corinne Calvet.

No auge da corrida do ouro, um vaqueiro e seu amigo levam gado do Wyoming ao Canadá. Na viagem, fogem de um corrupto homem da lei, que jura vingança contra eles. Mann faz uso extraordinário da paisagem nesse ótimo faroeste.

Informações sobre a edição:

Títulos em português: Winchester ‘73, E o Sangue Semeou a Terra, Um Certo Capitão Lockhart, Região do Ódio
Títulos originais: Winchester ’73, Bend of the River, The Man from Laramie, The Far Country
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1950-1955
Gênero: Faroeste
Direção: Anthony Mann
Elenco: James Stewart, Shelley Winters, Dan Duryea, Rock Hudson, Arthur Kennedy, Donald Crisp, Ruth Roman, Corinne Calvet
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1, Widescreen Anamórfico 2.55:1, Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 382 min.
Região: 4
Colorido e Preto & Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras: 

Documentário sobre os faroestes de Mann (33 min.),  Análise de “Um Certo Capitão Lockhart” (21 min.), Especial sobre “Região do Ódio” (24 min.), Trailers da coleção (7 min.)



Tecnologia do Blogger.