13 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "KICKBOXER - O DESAFIO DO DRAGÃO" (1989)

13-curiosidades-sobre-kickboxer

Na linha cronológica dos sucessos de Van Damme, num período de apenas 3 anos, ele fez a maioria dos seus filmes conhecidos do público. Kickboxer esta nesta leva. Na história, Kurt Sloane (Jean-Claude Van Damme) é um jovem lutador de caratê que ajuda seu irmão mais velho, Eric Sloane (Dennis Alexio), nos treinos de kickboxing. Após se tornar campeão mundial dos pesos pesados, Eric vai para a Tailândia defender o título, enfrentando o invencível Tong Po (Michel Qissi). 

Durante a luta ele é gravemente ferido, ficando paralítico. Em busca de justiça, Kurt decide defender a honra da família no ringue, se submetendo a um pesado treinamento de muay thai com um famoso mestre local, chamado Xian Chow (Dennis Chan).

Veja abaixo 13 curiosidades da produção:

1)  Dennis Alexio, que interpreta Eric Sloane, foi campeão mundial de kickboxing  peso-pesado e peso-cruzador na vida real. O ex-boxeador nasceu em 12 de março de 1959 na Califórnia, EUA.. Ele conquistou 68 vitórias e sofreu apenas 2 derrotas, sendo apelidado de “O Exterminador do Futuro”. Como kickboxer profissional, Dennis Alexio se estabeleceu em 1980. A última luta na carreira do famoso kickboxer foi em 18 de dezembro de 1999 com o galês Gordon Minars. Dennis conquistou uma brilhante vitória e se tornou oito vezes campeão mundial.

2)  A cena em que Kurt tem uma carne amarrada à perna e é perseguido pelo cachorro de Xian Chow foi inspirada por um evento da vida real em que o jovem Jean-Claude Van Damme recebeu ordens de seu professor de caratê para usar um traje de proteção e resistir às tentativas de um cão treinado para puxá-lo para o chão.

3)  Michel Qissi era um consultor técnico / coreógrafo quando ouviu a equipe de produção dizer que estava procurando um cara alto de aparência oriental com experiência em Muay Thai. Ele se ofereceu e conseguiu o papel de Tong Po.

4)  Tong Po é erroneamente anunciado como interpretando a si mesmo (nos créditos do filme). Na verdade, Michel Qissi interpretou o vilão tailandês neste e em sua sequência Kickboxer 2: A Vingança do Dragão (1991). Kamel Krifa interpretou o personagem do 4º. 

5)  Qissi também pode ser visto em dois outros filmes de Van Damme, O Grande Dragão Branco (1988) e Leão Branco, o Lutador sem Lei (1990). No primeiro, Qissi é  Paredes, o lutador que teve sua perna quebrada por Chong Li. Em Leão branco, Qissi interpreta Moustafe, que ao lado de outro legionário, tenta levar Lyon da América de volta para a África.

6)  Todas as cenas de luta foram coreografadas e dirigidas por Van Damme.  Ele também tem o crédito de “História de” nos créditos. Não há dúvida de que Jean-Claude Van Damme sempre levou seu trabalho muito a sério, e por isso é que as artes marciais e o cinema são sua vida. É por isso que, quando os dois se encontram, Van Damme quer que tudo seja perfeito, e por isto participa ativamente do processo. 

7)  Norris tentou comprar os direitos do filme para Kickboxer, mas o produtor Menahem Golan não os vendeu porque ele comprou especificamente os direitos do filme como protagonista de Van Damme. Chuck Norris iria interpretar Kurt Sloane.

8)  Qissi é um artista marcial nascido no Marrocos que se mudou para a Bélgica quando ele tinha dois anos de idade e acabou se mudando para Hollywood com Van Damme para estrelar filmes. Van Damme e Qissi eram amigos de infância. A dupla treinou no mesmo dojo de Karate Shotokan quando crianças na Bélgica, e Qissi também serviu como personal trainer de Van Damme durante a produção de Kickboxer . 

9) Se você não reconhece Qissi, é por causa da pesada maquiagem no rosto para torná-lo um artista marcial asiático mais crível. 

10)  Os diretores David Worth e Mark DiSalle aparecem no início do filme como O anunciante da luta e um repórter americano, respectivamente.

11)  Depois que o filme foi um sucesso, o lendário produtor de filmes B Roger Corman anunciou uma luta de kickboxing de 100 mil dólares onde o vencedor leva tudo, entre Van Damme e o campeão mundial de kickboxer Don Wilson, porque ele pensou que a experiência de JCVD ​​em artes marciais era falsa. Infelizmente, o golpe publicitário nunca aconteceu. 

12)  A dupla de diretores teve neste filme, a única experiência dirigindo juntos.  Mark DiSalle dirigiu apenas A arma perfeita (1991), enquanto David Worth continuou a carreira. Mark produziu filmes desde o primeiro, também com Jean Claude, O grande dragão branco. Porém, pausou com Justiceiro da Noite (1993) e só retornou em 2014. Já David joga nas 11 posições: dirige, produz, roteiriza, faz a fotografia, é diretor de segunda unidade, edita, atua e é câmera.

13)  Por fim, a versão original e completa sem cortes do Kickboxer nunca esteve disponível em nenhum formato. A versão mais completa deste filme já lançada foi o VHS da Austrália e Nova Zelândia, contendo todas as dublagens de voz originais e era totalmente sem cortes em termos de violência, mas teve algumas cenas cortadas devido a danos na impressão e a última luta foi editada incorretamente em um ponto. 


Quaisquer outras versões do filme que saíram após o lançamento inicial em VHS foram versões fortemente editadas. Todas as versões do filme lançadas depois de 1995 em VHS, DVD e Blu-ray contêm essa versão, que é inferior editada. 

Cenas importantes aleatórias foram cortadas completamente, algumas cenas reeditadas, bem como falas de personagens e vozes inexplicavelmente alteradas. A voz de Eric (Dennis Alexis) foi completamente, mal e desnecessariamente dublada, junto com certas cenas de Van Damme e Michel Qissi (Tong Po). Portanto, a versão original completa sem cortes do Kickboxer é uma raridade extrema.

Kickboxer é considerado um dos filmes ais marcantes da carreira do astro Jean-Claude Van Damme. Apesar de duramente criticado pela crítica especializada foi um dos filmes de melhor desempenho nas telas americanas no ano de sua estreia. Gerou uma franquia lucrativa de cinco filmes, sendo que Van Damme não retornou ao seu papel em nenhuma sequência.

"KICKBOXER - O DESAFIO DO DRAGÃO - BD-R*

*Conteúdo gravado e duplicado em disco BD-R de última geração seguindo rigorosos padrões de qualidade internacionais. ** Prazo de Validade: A durabilidade de um disco Blu Ray ou BD-R é indeterminado desde que observados os seguintes cuidados: Armazenar em local seco, livre de poeira, não expor ao sol, não riscar, não dobrar, não engordurar, não manter a uma temperatura superior a 55o.C e a umidade acima de 60 g/m³ e segurar sempre pela lateral e pelo furo central.  

Veja abaixo detalhes da linda edição.

Informações técnicas da edição:

97 minutos – Colorido - Formato de Tela: 1.85:1 – Áudio: Inglês Dolby Digital Estéreo/Português/Espanhol  – Legendas: Português/Inglês/Espanhol -  16 anos (Violência) Região ABC – 1080p HD Resolution

Extras: *Trailer Original de Cinema - Galeria de Fotos e Pôsteres.


Tecnologia do Blogger.