google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TOP EDIÇÕES LANÇADAS EM BLU-RAY PELA VERSÁTIL EM 2020

top-versatil-home-video-2020

Anualmente, seleciono o top 10 das mais belas edições lançadas pela Versátil. Nos últimos três anos, o top 10 foi formado, basicamente, pelos já tradicionais boxes com 4 ou 6 filmes em DVD. E dói na alma selecionar as melhores edições da Versátil num ano. 

Dei uma grande "peneirada" excluindo os DVDs e mesmo assim, faltaram posições. As edições são indiscutíveis, tanto por causa dos extras, quanto os itens como cards, pôsteres. Até edição autografada foi anunciada em 2020 para entregar em 2021, mas que já pode ser adquirido na pré-venda. 

Entre as edições, algumas são verdadeiras obras de arte, como a do filme "A hora do lobisomem". A ordem da lista leva em conta minha paixão pelo filme. Por exemplo, eu prefiro "Enigma do outro mundo" (clássico de horror oitentista) a "Homem elefante", que é um dos mais adorados e respeitados da história do cinema. Pessoalmente, prefiro John Carpenter a David Lynch. 

Infelizmente, tentei fazer um top 10, mas foi impossível. Todas as edições abaixo são para serem adquiridas. Sem exceção: 


Os Sete samurais é um dos meus três filmes preferidos de todos os tempos (Poderoso chefão e Lawrence da Arábia completam a trinca), e uma edição do filme, com o tratamento da Versátil, merecia o primeiro lugar. 

A obra máxima do mestre Akira Kurosawa em Edição Definitiva Limitada, que traz, em luva reforçada, a inédita versão restaurada em alta definição deste clássico em Blu-ray (50Gb de dupla camada) e outro disco DVD com cinco horas de vídeos extras legendados. 

Distribuídos nos discos, você encontra making of (49 min.), a Arte dos Samurais (55 min.); minha vida no cinema: Akira Kurosawa (115 min.), Trailers e teasers (12 min.), um faroeste diluviano (20 min.), a arte de Akira Kurosawa (49 min.), além de um pôster exclusivo para colecionadores.


No apagar das luzes de 2020, a Versátil disponibiliza no mercado  A Marca da Maldade, o magnífico filme noir do mestre Orson Welles em uma Edição Definitiva Limitada, que traz esse clássico em três inéditas versões restauradas: versão reconstruída em 1998 segundo o desejo de Welles (Blu-ray), versão da estreia no cinema de 1958 e versão de pré-estreia (DVD) e um DVD só de extras, que inclui Uma História Imortal (1968), raro filme do genial diretor, além de três horas de vídeos extras. Edição Limitada com pôster e 2 cards para colecionadores.


O que dizer de 12 homens e uma sentença? Um filme perfeito de Sidney Lumet e o mais brilhante filme de advogados e tribunais da história do cinema. 

A edição com inédita versão restaurada em alta definição em um disco Blu-ray e outro disco DVD com mais de quatro horas de vídeos extras. E são muitos extras... Nele vem  uma versão para TV dirigida por Frank Schaffner (51 min.), apresentação da versão de TV (15 min.), especial sobre a adaptação para o cinema (26 min.), entrevistas de Sidney Lumet (23 min.), especial sobre Sidney Lumet (10 min.), especial sobre o autor Reginald Rose (15 min.), análise sobre a fotografia do filme (38 min.), “Tragédia numa cidade Temporária”, episódio de TV dirigido por Sidney Lumet (55 min.) além do trailer de cinema (2 min.).

E no Blu-ray também há extras: o making of (23 min.) e um especial (15 min.). Além de tudo isto, vem também um pôster e 2 cards exclusivos para colecionadores!!!


Quando anunciaram Paris Texas, mal pude acreditar. A Versátil anunciou em 2020 vários dos filmes da minha vida. Daqueles que vejo, revejo e vejo novamente, sempre. Sete Samurais, 12 homens e uma sentença, Matar ou Morrer, Eles vivem, Enigma do outro mundo, Carrie, Boogie Nights e Noite dos mortos vivos. São preferências pessoais, claro, mas fica o registro de como eles acertaram em cheio no meu coração cinéfilo.

A obra-prima do mestre Wim Wenders (“Asas do Desejo”) e um dos filmes seminais dos anos 80 vem em uma Edição Definitiva Limitada, que traz o filme em inédita versão recentemente restaurada em alta definição e quase três horas de vídeos extras, incluindo comentário em áudio do diretor alemão, making of, depoimentos e cenas excluídas, além de um pôster e dois cards exclusivos para colecionadores.

A empresa sempre dá muita atenção aos extras como diferencial.


Um dos diretores que tenho predileção é John Carpenter. E a Versátil conseguiu reunir em um único box três obras primas do diretor. Na edição, com luva especial, vem com 2 discos Blu-ray, que reúne três clássicos de terror em inéditas versões restauradas além de mais de quatro horas de extras, incluindo documentários sobre “O Enigma do Outro Mundo” (161 min.), especiais sobre “A Bruma Assassina” e “Christine – O Carro Assassino” (93 min.). A edição vem ainda com 4 cards. Um detalhe: Os 3 filmes com as opções: DTS-HD MA 5.1, LPCM MONO 2.0 (Inglês) e Dolby Digital 2.0 (Português). E mais uma opção com comentários do diretor juntamente com Kurt Russel no filme O Enigma do Outro Mundo.

Particularmente, minha preferência vai para "Enigma do outro mundo", um dos meus filmes preferidos de todos os tempos.


A história do sofrido John Merrick (John Hurt) foi tratada com maestria por David Lynch nos cinemas e se tornou um dos filmes mais reconhecidos (menos pelo Oscar, como de costume) e amados do público. E uma edição em Blu-ray do filme no Brasil é mais que um simples lançamento: é um evento. E foi disponibilizado perto do Natal ainda, para presentear os cinéfilos ávidos por grandes obras em suas coleções. 

Mas a Versátil não lançou uma edição apenas com o filme. Foram 3. Com luva reforçada, discos Blu-ray e um DVD, o box reúne três obras-primas em inéditas versões restauradas, além de mais de seis horas de extras, entre especiais sobre “Cidade dos Sonhos” (219 min.), especiais sobre “Uma História Real” e “O Homem Elefante” (155 min.). Edição Limitada com 1 pôster e 4 cards.


Uma das mais trabalhadas edições do ano foi, sem dúvidas, “A Hora do Lobisomem”, um dos filmes lobisomem mais requisitados, baseado no romance do mestre do horror Stephen King em Edição Definitiva Limitada, que traz este clássico dos anos 80 em inédita versão restaurada em alta definição em uma luva reforçada, com arte exclusiva do ilustrador Rodrigo Tannus.

O disco Blu-ray, com a dublagem clássica em português, e outro disco DVD com duas horas de vídeos extras, incluindo especiais e entrevistas.  Edição Limitada com um pôster, um livreto e dois cards para colecionadores.


Clássico dos anos 80, Ruas de fogo é um grande resgate feito pela Versátil. O diretor Walter Hill foi pouco reconhecido em Bluray pelas empresas brasileiras e ter um Ruas de fogo é primordial. Uma fábula rock que mistura de filme de ação, policial e musical com trilha sonora do grande Ry Cooder (“Paris, Texas”, que também está neste Top 10).

Edição Definitiva Limitada, que traz o filme em inédita versão restaurada em alta definição em um disco Blu-ray e outro disco DVD com quase quatro horas de vídeos extras, incluindo especiais e documentários, além de um pôster e dois cards exclusivos para colecionadores.


A obra prima de Stanley Kubrick vem numa edição definitiva limitada, que traz, numa caixa em luva reforçada, inédita versão restaurada em alta definição em um disco Blu-ray e outro disco DVD com quatro horas de vídeos extras legendados, incluindo especiais e documentários, além de um pôster e 2 cards, exclusivos para colecionadores.

Os extras não são poucos: Especiais sobre o filme e Kubrick (240 min.): Entrevista com Kubrick (4 min.), Análise do filme (20 min.), A Arte de Kubrick (14 min.), O estilo de Kubrick (13 min.), Por dentro de “Dr. Fantástico” (47 min.), Depoimento sobre Kubrick (15 min.), Especial sobre o escritor do livro (11 min.), Nada de brigas na Sala de Guerra (31 min.), A mitologia de “Dr. Fantástico” (18 min.), Entrevistas com George C. Scott e Peter Sellers (8 min.), Entrevista de época com Peter Sellers (5 min.), Trailer de exibição (17 min.), Trailer de cinema (4 min.), Entrevista com Robert McNamara (25 min.). E ainda tem o áudio em português. Edição feita para fãs. 


Outra edição "padrão" Versátil de um filme muito requisitado dos anos 90, o cult-movie de  Roland Emmerich  em uma Edição Definitiva Limitada, que traz esse clássico de ficção científica em um disco Blu-ray, com 2 versões, a estendida do diretor (esta com comentários em áudio do diretor e do roteirista/produtor Dean Devlin) e a versão de cinema.

Além deste, há um DVD com duas horas de vídeos extras, incluindo making of (52 min.), featurette sobre “Stargate” (22 min.), existe um Stargate? (12 min.) e outros especiais e trailer (36 min.). além de um pôster e dois cards exclusivos para colecionadores.


Este é a primeira edição com 4 filmes sensacionais em Blu-ray lançada no mercado brasileiro. Para Janeiro, já anunciaram John Ford, também com 4 filmes. “De Palma Essencial” vem uva reforçada com 2 discos Blu-ray (ambos de 50Gb, dupla camada). que reúne quatro obras-primas em inéditas versões restauradas do mestre, um dos diretores mais talentosos da Nova Hollywood.

Além disto, vem 2 DVDs com mais de oito horas de vídeos extras, com especiais sobre “Carrie” (190 min.), especiais inéditos sobre “Um Tiro na Noite” (72 min.), especiais sobre “Dublê de Corpo” (104 min.), especiais sobre “Vestida para Matar” (140 min.). A Edição Limitada ainda acompanha 1 pôster de “Carrie” e 4 cards (“Carrie”, “Um Tiro na Noite”, “Dublê de Corpo” e “Vestida para Matar”).

São quatro filmes gigantes, que mostram como De Palma é fã de Hitchcock. Minha preferência é Carrie, a estranha. 


Uma das grandes surpresas do ano foi este “Paul Thomas Anderson Essencial”, que vem com luva reforçada e 2 discos Blu-ray que reúne dois filmes em inéditas versões restauradas de Paul Thomas Anderson (“Sangue Negro”), um dos diretores mais talentosos de sua geração, além de mais 1 DVD com um filme BÔNUS do diretor Inédito no Brasil, e mais de duas horas de vídeos extras, com especiais sobre “Boogie Nights” (49 min.),e especiais sobre “Magnólia” (86 min.) além de extras de “Jogada de Risco” (17 min.).  

Edição Limitada com 2 pôsteres e 1 card. Minha preferência da edição é Boogie Nights, uma espécie de épico de ascensão e queda de um ícone pornô.


Para finalizar, a Versátil lançou, mais uma vez em luva reforçada, clássicos essenciais para colecionadores. A edição vem com 1 disco Bluray (50Gb de dupla camada) com as inéditas versões restauradas de “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), o clássico de George A. Romero, e o excelente remake homônimo de 1990 dirigido por Tom Savini (que tive o prazer de entrevistar).

Além dos filmes,um DVD com quatro horas de extras sobre os dois filmes, incluindo documentários e entrevistas. Esta Edição Definitiva Limitada traz ainda dois pôsteres de brinde para os colecionadores.

Meu preferido? Hoje, a versão de 68. Amanhã, pode ser o remake. Sem oscilei entre a importância do primeiro e a excelência do segundo.




Tecnologia do Blogger.