BURT LANCASTER - 10 WESTERNS ESSENCIAIS

 burt-lancaster-westerns-essenciais

Milton Warden, Wyatt Earp, Ernst Janning, Robert Franklin Stroud, Dr. Matthew Clark, Don Fabrizio Salina, Ned Merrill, Dolworth, Valdez, Alfredo Berlinghieri. Nomes marcantes de personagens do cinema, que tem apenas um nome em comum: Burt Lancaster. 

Burton Stephen Lancaster foi um ator e produtor de cinema dos Estados Unidos. Viveu a sua infância no Spanish Harlem, um bairro pobre da cidade de Nova York e os seus pais eram descendentes de protestantes irlandeses. Começou no cinema em 1946, trabalhando com o diretor Robert Siodmak, com quem faria ao todo três filmes. Atuando em filmes de ação, thrillers e westerns, movendo-se gradualmente para papéis mais exigentes e sérios e para o cinema europeu, à medida que ia ganhando prestígio. 

E como alguns atores da época, ficou marcado no gênero western com tipos memoráveis. Hoje vamos inaugurar a sessão "10 Westerns essenciais" com ele, que é um dos grandes atores do "faroeste". Sessão esta que terá nomes como Audie Murphy, Clint Eastwood, Gregory Peck e John Wayne.

Boa sessão:

Direção: Richard Thorpe

Arch Strobie, um rico rancheiro, barão do gado, adota e cria como filho um pequeno órfão, Owen Daybright, causando muito ressentimento ao seu filho legítimo, Lee Strobie. A medida que crescem juntos, o ressentimento de Lee transforma-se em ódio e ele passa a fazer de tudo para livrar-se do irmão, até que eventualmente, Lee faz cair sobre Owen a paternidade de um filho seu, fora do casamento e junto com isso, todo o ódio da família de Sally, mãe da criança. Um golpe perfeito, para tirá-lo de seu caminho e herdar completamente o império de seu pai.

Direção: Robert Aldrich

Dois mercenários viajam ao México em busca de dinheiro e aventura durante a Guerra Civil Mexicana de 1866. Eles são contratados para escoltar uma carruagem que levava uma nobre. No meio do caminho, descobrem que a carruagem está cheia de ouro e resolvem mudar os planos.

Direção: Robert Aldrich

Depois da rendição de Geronimo, Massai, seu guerreiro mais selvagem, se recusa aceitar a derrota. Ele luta contra a implacável cavalaria americana, se esforçando para permanecer um passo à frente dos soldados altamente treinados que juram prendê-lo. Massai sabe que precisa continuar sua luta, não somente pela própria vida, mas também pelo orgulho de toda sua raça.

Direção: John Sturges

Wyatt Earp (Burt Lancaster), lendário homem da lei, aposenta-se e vai visitar a família no Arizona. Lá ele se une a Doc Holliday (Kirk Douglas) - um dentista de formação, famoso pela rapidez no gatilho, gravemente doente e viciado em jogo, que também acaba de chegar na cidade para combater o temido bando de Ike Clanton (Lyle Bettger). Esta obra relata uma versão romanceada de um fato real ocorrido no Velho Oeste dos Estados Unidos da América - o famoso tiroteio do O.K. Corral em Tombstone, ocorrido de 26 de outubro de 1881.

Direção: John Huston

A família Zachary é uma família rica e influente do Texas, comandada por Ben (Burt Lancaster) e sua mãe (Lillian Gish), além dos outros três filhos, dois meninos e Rachel (Audrey Hepburn), que é adotada. Quando um dos índios da tribo Kiowa diz que a menina é na verdade uma índia e exige que ela se junte a eles, os Zachary e os Kiowa entram em guerra, até que Rachel finalmente escolha em que lado quer ficar.

Direção: Richard Brooks

Em 1917 um rico rancheiro, J.W. Grant (Ralph Bellamy), contrata três mercenários, Henry "Rico" Farden (Lee Marvin), Hans Ehrengard (Robert Ryan) e Jacob Sharp (Woody Strode), para resgatar sua esposa Maria (Claudia Cardinale), que foi ao México e acabou sendo pega por Jesus Raza (Jack Palance) e seu bando. Para esta missão o líder do trio, Rico, decide que seriam um grupo melhor se Grant concordasse em contratar um quarto homem, que fosse especialista em explosivos. 

Grant rapidamente concorda e logo Bill Dolworth (Burt Lancaster) se junta a eles. Os quatro então partem para o México na esperança de cumprir o contrato, o que fará com que cada um ganhe US$ 10 mil. No entanto algo não faz sentido, pois conhecem Raza e não imaginam ele sequestrando um mulher para receber um resgate de US$ 100 mil em ouro.

Direção: Sydney Pollack

Joe Bass é um peleiro de fronteira casca-grossa. A carga de peles conquistada com muito trabalho duro por Joe é capturada por um bando de Kiowas não muito amigáveis, que a querem trocar por um escravo fugido que capturaram. Como o educado e criado na cidade Joseph, Ossie David está tão determinado a conseguir as suas peles de volta. Junte tudo isso com um bando de predadores escalpeladores liderados Jim Howie junto a uma Kate mascadora de fumo e o inferno está liberado.

Direção: Edwin Sherin

Quando se trata de manter a paz, o xerife Bob Valdez (Burt Lancaster), um mestiço americano e mexicano, sempre foi a voz da razão num mar de caos. Mas Frank Tanner (Jon Cypher) é outro tipo de homem: invejoso, impulsivo e bruto até a alma. Então quando Tanner provoca um tiroteio que resulta na morte de um inocente, Valdez se despe de seu uniforme oficial, agarra as suas armas e vai à procura de justiça e vingança a qualquer custo.

Direção: Michael Winner

Durante uma bebedeira na pequena cidade de Bannock, um dos trabalhadores de um rancho mata acidentalmente um homem. Um homem de bem, Jered Maddox (Burt Lancaster) exige do xerife Cotton Ryan (Robert Ryan) e do dono do rancho, Vincent Bronson (Lee J. Cobb), que os outros se entreguem, iniciando um confronto que envolve todos eles.

Direção: Robert Aldrich

Estado do Arizona, século XIX. Quando um grupo de índios apaches desertores, liderados pelo terrível Ulzana (Joaquín Martínez), começa a saquear e massacrar as pessoas que vivem nos campos, um tenente cínico e idealista da cavalaria americana, Garnett DeBuin (Bruce Davison), é enviado para confrontá-los e capturá-los. Ao lado de DeBuin estão o experiente explorador McIntosh (Burt Lancaster) e o guia apache Ke-Ni-Tay (Jorge Luke), que ajudam o tenente a enfrentar seus preconceitos e sua forma ingênua de ver a vida.


Classicline lançou o filme Mato em nome da lei em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. E na foto abaixo, outros westerns da lista, disponíveis no site:
 
Título: Mato em Nome da Lei
Título Original: Lawman   
Ano de Produção: 1971    
Audio: 2.0 Dolby Digital   
Classificação Indicativa: 14 Anos    
Cor: Colorido
Elenco: Burt Lancaster, Robert Ryan, Lee J. Cobb, Audie Murphy, Robert Duvall
Direção: Michael Winner
Roteiro: Gerald Wilson    
Produtor: Michael Winner    
Direção de Arte: Roberto Silva, Herbert Westbrook    
Duração: 99 min. aprox.    
Extras: Menu Pop-up, Biografias, Cartaz Original e Sinopse.    
Formato de tela: Widescreen    
Midia: DVD 
Gêneros: Wesrtern   
Idioma: Inglês, Português    
Legendas: Espanhol, Português  
País: Estados Unidos



Tecnologia do Blogger.