BRIAN DE PALMA - 10 FILMES ESSENCIAIS

brian-de-palma-10-filmes-essenciais

Talvez, o diretor que melhor estabeleceu sua marca no cinema em cima de realizadores clássicos, principalmente Hitchcock. A influência era marcante, quase óbvia, em uma tentativa de atualização da estética utilizada pelo cineasta inglês.

Foi assim com Um Tiro Na Noite, uma adaptação para Depois Daquele Beijo, do italiano Michelangelo Antonioni, de 1981. Scarface, pouco tempo depois, relembrava o filme homônimo de Howard Hawks, filmado 50 anos antes. E em Os Intocáveis, de 1987, uma clássica cena que envolve um carrinho de bebê e uma escada rolante, fazia uma clara referência à O Encouraçado Potemkin, do russo Sergei Eisenstein. Sua filmografia seguiu desta forma: dando nova roupagem a obras ou histórias já estabelecidas.

Confira abaixo o top 10:


Irmãs siamesas, criadas por freiras num orfanato, são finalmente separadas depois de vários anos vivendo literalmente unidas. Mas a separação causa um transtorno irreparável e as irmãs passa a rivalizar uma com a outra. É nesse cenário que surge um assassinato, e uma das gêmeas está diretamente ligada ao crime.


Swan  é um famoso produtor de discos, que rouba de Winslow Leach, um desconhecido compositor, uma cantata que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo. Winslow tenta protestar, mas acaba sendo incriminado por Swan e é condenado à prisão perpétua como traficante, sendo enviado para Sing Sing. Enquanto Swan planeja usar a música roubada para inaugurar o "Paraíso", uma nova casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock, Winslow consegue fugir da prisão. Ele pretende se vingar de Swan, mas sofre um terrível acidente em uma prensa de disco, que deixa seu rosto desfigurado


Nesta adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.


Michael Courtland é um importante homem de negócios em New Orleans. Mas sua feliz rotina familiar é interrompida quando a mulher e a filha são sequestradas e tragicamente mortas durante o resgate. Muitos anos depois, o empresário está na Itália a negócios quando conhece e se apaixona por uma mulher que guarda incrível semelhança com sua falecida esposa.


Um terapeuta de Manhattan, o Dr. Robert Elliott, enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida - usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e perturbadores desejos.


Jack (John Travolta) é um jovem que trabalha em uma produtora de filmes B. Certa noite, ele gravava alguns ruídos incidentais para usá-los num próximo trabalho e acaba testemunhando o acidente de carro que mata um candidato à presidência e fere sua amante Sally (Nancy Allen). Ao tentar reconstituir os acontecimentos, através das gravações, Jack se envolve em uma conspiração.


Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.


O fracassado e claustrofóbico ator de filmes B Jake Scully acaba recebendo uma proposta irrecusável de Sam Bouchard: ficar no belo apartamento de um amigo seu enquanto procura lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. No novo apartamento, ele presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha, e passa a persegui-la e a querer ajudá-la, mas não sabe o perigo que estará correndo.


O filme lançou Kevin Costner ao estrelato, vivendo o incorruptível policial Eliott Ness. Na Chicago de 1930, onde vigora a Lei Seca, Ness organiza um grupo de policiais (que se denominam intocáveis) e parte para combater Al Capone (Robert De Niro) e sua quadrilha de gângsteres. O filme tem o toque da câmera muito móvel e inquieta de Brian De Palma, mestre em provocar emoções e conduzir o espectador para onde ele desejar.


O advogado David Kleinfeld (Sean Penn) tira o gângster Carlito 'Charlie' Brigante (Al Pacino) da cadeia usando uma brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha pela primeira vez na vida. Seus planos mudam quando o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar do zero ao lado da namorada nas Bahamas.

Menções honrosas: Síndrome de Cain (1992), Pecados de guerra (1989), A fúria (1978)




A Versátil lançou “De Palma Essencial”, luva reforçada com 2 discos Blu-ray (ambos de 50Gb, dupla camada). que reúne quatro obras-primas em inéditas versões restauradas do mestre Brian De Palma, um dos diretores mais talentosos da Nova Hollywood, e 2 DVDs com mais de oito horas de vídeos extras, entre especiais e entrevistas. Edição Limitada com 1 pôster de “Carrie” e 4 cards (“Carrie”, “Um Tiro na Noite”, “Dublê de Corpo” e “Vestida para Matar”).

Disco 1 
.
☛ CARRIE, A ESTRANHA
(Carrie, 1976, 98 min.)
Com Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving.

A tímida e sensível adolescente Carrie sofre bullying na escola e ainda é reprimida em casa pela mãe, uma religiosa fanática. Quando acontecimentos estranhos lhe acontecem, ela suspeita ter poderes sobrenaturais. Baseando-se no romance de Stephen King, De Palma criou uma obra-prima visual do horror.

☛UM TIRO NA NOITE
(Blow Out, 1981, 108 min.)
Com John Travolta, Nancy Allen e John Lithgow.


O sonoplasta Jack Terry registra, sem querer, o som do que parece ser um acidente de automóvel, mas, ao analisar a gravação mais tarde, percebe que se trata de um assassinato político. De Palma relê o clássico “Blow Up”, de Michelangelo Antonioni.

.
Disco 2 
.
☛ VESTIDA PARA MATAR
(Dressed to Kill, 1980, 105 min.)
Com Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen.

Um assassino mata uma dos pacientes de um psiquiatra e depois começa a perseguir uma prostituta de luxo que testemunhou o assassinato. Com elementos de giallo e uma trilha sensacional de Pino Donaggio, De Palma relê brilhantemente “Psicose”.
.
☛ DUBLÊ DE CORPO
(Body Double, 1984, 114 min.)
Com Craig Wasson, Melanie Griffith, Gregg Henry.

A obsessão de um jovem ator em espionar uma mulher bonita que mora no prédio em frente leva a uma série de eventos imprevisíveis. Desta vez, De Palma relê “Janela Indiscreta” em mais um thriller hitchcockiano visualmente fascinante.
.
Extras: 

Especiais sobre “Carrie” (190 min.), Especiais inéditos sobre “Um Tiro na Noite” (72 min.), Especiais sobre “Dublê de Corpo” (104 min.), Especiais sobre “Vestida para Matar” (140 min.)


Informações técnicas da edição:

Títulos: Carrie, A Estranha, Um Tiro na Noite, Vestida para Matar, Dublê de Corpo
Títulos originais: Carrie, Blow Out, Dressed to Kill, Body Double
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1976-1984
Gênero: Terror, Suspense
Direção: Brian De Palma
Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta, Nancy Allen,  Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen, John Lithgow, Craig Wasson, Melanie Griffith, Gregg Henry
Resolução: 1080p High Definition
Idioma: Inglês, Português
Áudio: Inglês (DTS HD MA 5.1), Inglês (LPCM Mono 2.0). Português (Dolby Digital 2.0)
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1 (“Dublê de Corpo”, “Carrie”), Widescreen anamórfico 2.35:1 (“Vestida para Matar”), Widescreen anamórfico 2.40:1 (“Um Tiro na Noite”)
Tempo de duração: 425 min.
Região: A
Colorido
Faixa etária: 14 anos

”Versátil



Tecnologia do Blogger.