7 FILMES NOIR PARA ASSISTIR HOJE

7-best-noir-all-times

O número sete é visto como um número de grande espiritualidade. Representa os sete dias da semana e as sete cores do arco-íris. O 7 é o número da perfeição, integra os dois mundos e é considerado símbolo da totalidade do Universo em transformação.

Não à toa, um dos maiores filmes do cinema se chama... 7 samurais. Inclusive o sábio do filme dá a mesma justificativa quando perguntado sobre quantos guerreiros eram necessários para resolver a situação.

Sendo assim, o 7 List traz 7 filmes imperdíveis sobre temas populares. O filé mignon do cinema. Confira abaixo as 7 produções que fazem os olhos dos fãs de filmes Noir brilharem: 

Direção: Carol Reed

Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.
O produtor David O. Selznick inicialmente queria que Noel Coward interpretasse o personagem Harry Lime. Orson Welles apenas foi contratado por insistência do diretor Carol Reed.
Reed queria também que James Stewart interpretasse o personagem Holly Martins, mas Joseph Cotten acabou escalado por estar sob contrato na época das filmagens.

Direção: Orson Welles

Um carro-bomba explode na fronteira dos Estados Unidos com o México e o agente mexicano da polícia de combate ao narcotráfico, Miguel Vargas, inicia uma investigação junto com o capitão americano Hank Quinlan. Quando Vargas suspeita que o policial Quinlan e seu parceiro, Menzies, estão plantando evidências falsas para incriminar um homem inocente, seus achados põem a vida dele e de sua noiva, Susie, em perigo.
A produção de A Marca da Maldade foi recheada de contratempos, que resultaram na demissão de Orson Welles e na reedição do filme de forma que ele ficasse diferente do que Welles havia planejado.

Direção: Howard Hawks

Um detetive particular, Philip Marlowe (Humphrey Bogart), é chamado por Sternwood (Charles Waldron), um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody (Louis Jean Heydt) deixasse Carmen (Martha Vickers), sua filha mais nova, em paz. Agora Arthur Gwynn Geiger (Theodore von Eltz) quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto. Antes que saia da mansão Vivian (Lauren Bacall), a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu.

Direção: Billy Wilder

Um agente de seguros encontra a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson quando vai efetuar um negócio e ambos logo se apaixonam. Phyllis o convence a efetuar um plano para assassinar seu marido após esta fazer um seguro de vida para ele. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro. Mas nem tudo dá certo na execução de tal plano.
A cena em que Neff e Dietrichson não conseguem fazer com o que o carro pegue, após terem cometido o assassinato, foi inserida no roteiro do filme após o próprio Billy Wilder passar pelo mesmo problema ao término de um dia de filmagens.
Refilmado como Indenização Dupla (1973).

Direção: John Huston

O detetive particular Sam Spade (Humphrey Bogart) está em seu escritório quando surge uma bela mulher, dizendo-se chamar Ruth Wonderly. Ela quer sua ajuda para que possam localizar Corinne, sua irmã mais nova que está sumida. Segundo a jovem, a irmã sumira após escrever-lhe uma carta na cidade de San Francisco, e ela crê que a garota foi seduzida por Floyd Thursby que a convenceu a fugir com ele para Nova York. O sócio de Sam, Miles Archer (Jerome Cowan) vai atrás de pistas sobre Corinne, mas acaba sendo morto. Sam vai em busca do assassino do colega, e interroga Ruth, que na verdade se chama Brigid O’Saughnessy (Mary Astor). Ela lhe confessa que está sendo perseguida pelo assassino de Miles. Sam descobre que os suspeitos, Joel Cairo (Peter Lorre), Kaspar Gutman (Sidney Greenstreet) e o capanga de Gutman, Wilmer (Elisha Cook Jr) estão em busca de uma relíquia conhecida como o Falcão Maltês.

Direção: Nicholas Ray

O roteirista Dixon Steele (Humphrey Bogart) é conhecido por ter um temperamento bem explosivo, o que dificulta um pouco sua carreira. Steele tem a chance de recomeçar roteirizando um livro de grande sucesso, mas como não quer ler o livro convida para ir na sua casa a funcionária da chapelaria Mildred Atkinson (Martha Stewart), para lhe contar a história com suas próprias palavras. Um pouco depois da meia-noite ele diz para Mildred que está cansado, agradece a colaboração, dá a ela o dinheiro do táxi e se despedem. Mas naquela mesma noite ela é morta e Steele é o principal suspeito. Seus antecedentes de comportamento violento e seu macabro senso de humor acabam por complicá-lo ainda mais. Para sua sorte Laurel Gray (Gloria Grahame), sua amável vizinha, lhe proporciona um álibi. Laurel era exatamente o que Steele precisava e a amizade deles rapidamente se transforma em amor, mas talvez as desconfianças, dúvidas e demônios internos de Dixon atrapalhem essa relação.

Direção: Jacques Tourneur

A vida pacata do dono do posto de gasolina, Jeff Bailey, em uma cidade pequena, é interrompida quando um conhecido do seu passado, o vigarista Joe Stephanos, o reconhece. O chefe de Joe, Whit Sterling, havia contratado Jeff para rastrear Kathie Moffat, uma namorada que atirou em Whit e fugiu com 40 mil dólares. Jeff e Kathie se apaixonaram, mas ela o deixou para voltar com Sterling, que agora quer acertar contas com Jeff.
Refilmado em Paixões Violentas (1984), com Rachel Ward, Jeff Bridges e James Woods.


Classicline lançou a obra prima "O terceiro homem" em BLU RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:


Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Alida Valli
Direção: Carol Reed
Produtor: Alexander Korda, Carol Reed, David O. Selznick
Roteiro: Graham Greene
Fotografia: Robert Krasker
Ano de produção: 1949
Pais de Produção: Reino Unido
Formato de tela: Widescreen
Cor: P&B
Duração Aprox.: 104 min.
Idioma: Inglês (DTS-HD MA), Espanhol (DTS-HD), Francês (DTS-HD)
Legendas: Português, Francês, Espanhol

Extras: 

O Terceiro Homem no Rádio (00:28:45:00)
Entrevista com Joseph Cotten (00:47:15:00)
Entrevista com Graham Greene (00:08:05:00)
Entrevista com Cornelia Mayer (00:04:44:00)
Abertura Alternativa (00:01:18:00)
Galeria de Fotos (00:02:24:00)
Trailers (00:04:32:00)
Tour Viena (00:48:00:00)



Tecnologia do Blogger.