google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

50 FILMES CLÁSSICOS FEITOS EM 3D E QUE TALVEZ NÃO SAIBA

50-filmes-classicos-dos-anos-50-em-3D

Não existe nada no cinema hoje que não seja fruto de experimentos feitos nos primórdios da sétima arte. Se hoje, podemos assistir um Avatar e ficarmos deslumbrados, ou mesmo esperar grandes resultados imersivos com Avatar 2, se deve a algum ponto na história onde pessoas tentaram chegar a algum resultado satisfatório e falharam. Mas foram aprendendo meios de chegar lá.

Existem 3 pontos na história onde o formato 3D (tentou) dominou o mercado: Primeira metade da década de 50, década de 80 e à partir de 2009, com o lançamento de Avatar, que transformou o mercado mundial, tanto na venda de players e TVs como na adaptação das salas. E convenhamos, a tecnologia de ponta ajudou muito neste destaque. 


Muitos se lembram dos toscos filmes dos anos 80 em que usávamos às vezes em poucas cenas, aquele óculos de papel como "lentes" azuis e vermelhas. Eram tantas pérolas, que contamos nos dedos. Eu mesmo recordo de coisas como Hora do pesadelo 6, Sexta feira 13 parte 3, Amityville 3 e Tunarão 3 (reparem que aproveitavam até o ponto que a série de filmes estava para coincidir com o número 3).

Mas poucos se lembram do grande número de produções "B" feitas nos anos 50. Eram tantas que me motivaram a fazer este post. Mas confesso que fiquei surpreso ao achar 50 filmes.

Então, pegando o gancho da ideia oitentista citada acima, veja os 50 filmes dos anos 50, que merecem ser conhecidos por serem produzidos em 3D (mas que dificilmente conseguirá assistir no formato, acredite).

Boa sessão:


Quando a construção da ferrovia Leste Africano vem a uma parada de moagem Bob Hayward, o engenheiro-chefe, compromete-se a matar o leão que está aterrorizando as equipes de construção e impedindo-os de trabalhar. Hayward não é muito feliz em seu trabalho. Ele está longe de sua casa e sua esposa por 8 meses e o leão continua a atacar os trabalhadores. Hayward procura a ajuda de membros da tribo Masai locais, mas eles também têm pouco sucesso. Apesar da chegada de vários caçadores para ajudá-lo - e sua esposa que chega inesperadamente de Inglaterra - o animal assassino permanece matando-os um por um.


Casal de noivos, o astrônomo John Putnam (Richard Carlson) e a professora Ellen Fields (Barbara Rush),  testemunha a queda de um meteoro no deserto do Arizona, chocando-se violentamente contra o solo nas redondezas da pequena cidade de Sand Rock. Ao investigar de perto o misterioso objeto que “veio do espaço”, o homem descobre que se trata na verdade de uma nave extraterrestre, que fica soterrada após um desmoronamento de pedras na cratera formada por sua queda.


O casamento de um competidor de rodeios está em vias de se dissolver devido ao esporte. Hob Danvers (Gig Young) não consegue conciliar a vida esportiva com a esposa Meg Hutchins (Jean Hagen). Será que algo os salvará?
Primeira produção em terceira dimensão da MGM. O filme, em seu lançamento inicial, só foi exibido em 3D em uma sala, The Rialto, em Nova York. O filme foi mal nas bilheterias e foi lançado em uma versão 2D.


Por ser milionária, ou os homens se interessam por Mary só por causa disso ou se afastam por causa disso. Quando ela é abandonada pelo noivo, decide viajar em um cruzeiro com uma identidade diferente e encontrar um homem que não saiba de seu dinheiro e goste dela pelo que ela é.


Sadie Thompson (Rita Hayworth) é uma mulher sensual que vive na base militar americana da ilha de Samoa. A sua vida muda radicalmente quando ela conhece o padre Davidson (José Ferrer), um sacerdote hipócrita que lhe faz a vida num inferno tentando desvendar o passado de Sadie.


O foguete "Moon Rocket 4" é enviado com uma expedição cientifica a lua, levando com sigo 5 astronautas. Após de escapar de uma chuva de meteoritos ele pousa no lado escuro da superfície da lua A navegadora da missão, a sensual Helens tem sensações de já visitado o local. Lá eles fazem descobertas surpreendentes.


Uma verdadeira ação militar durante o último ano da Guerra da Coréia é encenada no local com soldados reais, verdadeiros guerreiros que estiveram em combate nas últimas horas do conflito. Alguns  voltaram para suas casas. Outros ainda continuaram em serviço. 


Em 1867, Nebraska se torna um estado, mas não tem paz permanente por causa dos índios. A agente federal Wade Harper tem a missão de pacificar a região, quando o chefe indígena é assassinado.
Saudoso filme das sessões de sábado da Bandeirantes. 


Uma mulher (Moorehead) leva suas quatro filhas solteiras para o Alasca durante a Corrida do Ouro de 1898 para ajudar seu pai, sem saber que ele já estava morto. Quando as mulheres Edmonds chegam em Skagway, elas conhecem Johnny Kisco, dono do Klondike Club, cujo parceiro é aquele que matou o marido.


Forçado a cumprir uma pena por ter matado dois homens em auto- defesa, Billy Reynolds, ex- vice- xerife, está preso em segurança máxima na região. Lá ele vai encontrar Jessie, um senhor cruel e implacável que prometeu matá-lo quando ele sair da prisão.


Um pastor de gado que deveria ser enforcado pela falsa acusação de roubo de gado consegue escapar de uma multidão de linchadores e vai procurar as pessoas que o acusaram. No meio do caminho, se apaixona novamente por uma ex-amante.


Mineiro e seu parceiro ficam ricos garimpando ouro, mas o governador mexicano pede metade de todo o ouro em troca de proteção. Eles se recusam a ceder e acabam se envolvendo em uma revolução e se apaixonando pela líder dos bandidos.


Claire Sinclair está sendo procurada no México por ter se recusado a testemunhar contra o seu namorado, um gangster. Sua reclusão é dificultada por Cappy Gordon, um homem forte determinado matá-la, a menos que ela fuja com ele. Russ Lambert, um pugilista americano, tenta ajuda-la


Este foi o primeiro filme de faroeste de Scott em 3D. Quando Travis vai para o Arizona tentar recomeçar sua vida, descobre que a sua reputação chegara antes. Jules Mourret (George Macready) o contrata para monitorar uma série de remessas de ouro, para assim planejar um grande roubo. Inesperadamente, Travis se apaixona por Shelby Conroy (Joan Weldon), filha do operador do transporte de ouro, Jason Conroy (Pierre Watkin), e decide mudar de vida e ser honesto. 


Tendo como pano de fundo a guerra francesa e indiana na América colonial, os soldados britânicos tentam encaminhar o exército francês para o Forte Ticonderoga.
Em outubro de 1982, este filme foi escolhido pela rede ITV no Reino Unido como o primeiro filme a ser exibido na televisão em 3-D. Os óculos foram distribuídos (gratuitamente) com a revista TV Times daquela semana e também estavam disponíveis em lojas de produtos elétricos selecionadas (por um pequeno custo). Embora a seleção tenha sido razoavelmente bem-sucedida, o experimento não foi repetido.


A história envolve uma viagem por terra através do hostil território Cheyenne para resgatar duas mulheres brancas capturadas pelos Cheyennes. Uma virou renegada e não está ansiosa para ser resgatada pois está prestes a se casar com o Chefe Falcão Trovão.


Uma atriz bonita e fria usa sedução e truques para chantagear homens na sua vida ao ponto onde ela corre perigo. E uma autoridade de investigação para programas policiais televisivos sabe demais sobre uma história de assassinato baseada em fatos reais.


Vivendo em meio a hostil território Apache, Angie Lowe (Geraldine Page) insiste em não deixar a propriedade antes da volta de seu esposo Ed (Leo Gordon). Hondo Lane (John Wayne), um frio caubói de passagem, acaba capturado pelo líder indígena Vittorio (Michael Pate) e para escapar da morte passa-se pelo desaparecido marido. Sua missão agora é proteger a mulher e o filho dela, Johnny (Lee Aaker).


O detetive Mike Hammer está determinado a capturar e matar a pessoa que atirou em seu amigo, então ele segue pistas que o levam a uma mulher linda e sedutora.
Filmado originalmente em 3D; mas, no momento em que foi lançado, o 3D estava em decadência, e optaram por passá-lo na versão 2D padrão.


O assassino profissional Bus Crow é contratado por pecuaristas para eliminar os invasores. Quando o marechal Sam Rochelle é enviado para investigar, a dona do saloon Hallie se torna uma testemunha contra a sua vontade..


Kitty e Gerald pretendem se casar. Porém, a abrupta notícia do falecimento de um tio, desvia suas atenções para sua pomposa herança. Mas ao assumirem a propriedade deixada, deparam-se com misteriosos eventos ao seu redor.


O filme começa explorando as circunstâncias da venda de um território da Louisiana pelo governo de Napoleão, com papéis importantes dos políticos Robert Livingston e Charles Maurice de Talleyrand-Périgord . 


Em seu leito de morte, um velho general da Guerra Revolucionária deixa sua propriedade na Geórgia, Sangaree, para um homem de sua confiança, o Dr. Carlos Morales, solicitando que ele consiga a liberdade para servos e escravos. O filho do general, Roy, não tem objeções, mas sabe que sua irmã Nancy está determinada a manter Sangaree na família. 


Ben não suporta ver mais sangue derramado e vai rumo ao Oeste com a sua noiva para reconstruir a sua vida. Porém, o seu comportamento pacífico é posto à prova quando um fora-da-lei e sua gangue raptam a sua futura esposa.


Ro-Man, um alienígena da Lua quer dominar a Terra para o imperador do Universo e para isso se utiliza de uma máquina superpoderosa capaz de enviar raios calcinadores a todas as cidades, aniquilando-as. Misteriosamente ele conserva apenas uma família de oito pessoas para estudo. Ao mesmo tempo renascem dinossauros e outros monstros pré-históricos, que se debatem violentamente em lutas mortais, tudo em meio a enormes cataclismos geológicos.


Henry Jarrod é um escultor que faz imagens magníficas para o seu museu de cera. Jarrod luta com seu sócio, Matthew Burke, quando este começa a incendiar o museu para receber US$ 25 mil do seguro. Jarrod tenta detê-lo em vão, sendo que logo o local todo se incendeia e é seguido por uma explosão, com Jarrod sendo considerado morto. Algum tempo depois, Matthew recebe o dinheiro do seguro e planeja viajar com Cathy Gray, mas é morto por uma pessoa disforme, que na realidade é o próprio Jarrod, que simula o assassinato como se fosse suicídio. Pouco tempo depois, Jarrod mata Cathy Gray e rouba seu corpo do necrotério. Depois de algum tempo ele reaparece, dizendo que escapou por milagre. Quando Sue Allen, a colega de quarto de Cathy, vê a imagem de Joana D'Arc no museu, começa a suspeitar que é o corpo de Cathy coberto com cera.


Uma mulher e seu amante abandonam o marido milionário  no deserto com uma perna quebrada com a intenção de livrarem-se dele. O homem terá que iniciar uma autêntica luta pela sobrevivência e voltar a civilização para vingar-se.
Roy Ward Baker foi um diretor inglês que fez um monte de filmes bons, principalmente no cinema fantástico. E este Rastros do inferno foi o primeiro filme clássico 3D que eu assisti (Se não me engano, Sexta feira 13 parte 3 e A hora do pesadelo 6 foram os primeiros no cinema).


Fred (Howard Keel) e Lilly (Kathryn Grayson), um casal de atores divorciado, se reúnem novamente quando Cole Porter (Ron Randell) escreve uma versão musical de "A Megera Domada". Assim como os personagens fa peça, o casal parece agir em acordo, porém, na noite de estréia, uma briga ameaça a produção, assim como dois bandidos que acreditam que Fred deve dinheiro ao patrão deles, fazendo com que os capangas fiquem perto do ator a noite toda.


Na Nova York dos anos 1920, Herman "Honey Talk" Nelson (Dean Martin) é um apostador endividado que vai se arriscar numa corrida de cavalos. Se ganhar, assim poderá saldar o que deve a "Jumbo" Schneider (Sheldon Leonard). Herman precisa ir a uma competição em Maryland e conta com a ajuda do primo Virgil Yokum (Jerry Lewis). Lá, ambos conhecem duas garotas e acabam se apaixonando: Herman por Phyllis Leigh (Marjie Millar), a dona do cavalo no qual está apostando; e Virgil por Autumn Claypool (Pat Crowley), a veterinária do cavalo. Herman acaba desistindo da aposta, esquecendo-se de sua dívida. O problema é que "Jumbo" está lá e decidido a ter seu dinheiro de volta.


Um bandido é condenado e passa por uma cirurgia cerebral experimental para remover o elemento criminoso em sua mente. A operação apaga todas suas memórias de sua vida, incluindo onde ele escondeu o dinheiro que roubou. Ele é raptado pela sua gangue que quer saber do esconderijo. Suas memórias retornam na forma de sonhos estranhos, e ele e sua antiga namorada tentam rastrear as pistas para achar o dinheiro.


No aeroporto Tanger, um grupo de pessoas aguardam a chegada de um avião misterioso vindo de trás de Cortina de Ferro. O comitê de recepção inclui Susan, uma americana; Gil Walker, um piloto; Danzer, um operador do mercado negro e sua namorada, Nicki. O avião cai e incendeia. Nenhum sobrevivente é encontrado, e nem existem sequer cadáveres. Logo começa uma corrida por um homem que transportava 3 milhões de dólares.


Três anos após o final das Guerras Apache, o chefe pacificador Cochise vem a falecer. O seu filho mais velho, Taza, também divide com o pai as mesmas idéias sobre a paz entre os povos, mas seu irmão Naiche anseia pela guerra... e também por destronar seu irmão e conseguir o amor de Oona. Naiche não perde tempo para começar uma nova briga com o homem branco, e graças ao orgulho desmedido do oficial da cavalaria local, o estopim da guerra finalmente explode. O renegado capturado Gerônimo logo se junta a eles nessa nova batalha, e ninguém sabe ao certo quem poderá vencer essa guerra que parece nunca ter fim...


Testemunha de um assassinato, a jovem Louise Graham. com medo de depor, foge para Montana, onde ela espera desaparecer, enquanto trabalha na loja de presentes do Parque Nacional Glacier. Hospedam-se no parque Matt Hallett, ex-marinheiro, e Paul Adams, fotógrafo amador, ambos obviamente muito interessados em Louise e ambos disputando a sua atenção. Louise não tem conhecimento de que um é um assassino da máfia, contratado para matá-la para impedi-la de depor, e o outro é um policial que trabalha para o escritório do New York DA, enviado para protegê-la.


Gallico sempre foi um funcionário de uma empresa de mágicos famosos, comandado pelo inescrupuloso Ross Ormond que além de roubar sua esposa que era ambiciosa e interesseira, fez ele assinar um contrato que limitava seu trabalho a um mero criador de engenhocas mágicas e proibido de fazer uso próprio delas, quando tentou começar carreira de mágico, cansado de ver outros fazendo sucesso com suas criações. Ele se revolta e passa a matar seus inimigos, usando seus recursos de exímio maquiador, transformando seu rosto e executando um por um, até que o casal Prentiss, principalmente a esposa e escritora de novelas policiais, Alice Prentiss desconfia de que alguém vem se disfarçando de outras pessoas para cometer crimes.


Uma expedição científica ao longo do Rio Amazonas liderada pelo Doutor Carl Maia descobre um fóssil pré-histórico de uma criatura desconhecida, próximo à lendária Lagoa Negra. Após esta descoberta, o Doutor Maia resolve partir para o Instituto de Biologia Marinha e procurar um amigo Ictiologista chamado David Reed e ambos resolvem retornar ao Rio Amazonas com novos expedicionários para tentarem descobrir mais fósseis. Ao retornar ao local da descoberta com novos expedicionários, o Doutor Maia descobre que os seus auxiliares que permaneceram no local foram todos mortos e que a causa da morte seria um ataque de uma criatura desconhecida semelhante ao fóssil que havia sido encontrado.


Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.


Em maio de 1950, o major Matt Brady ( John Hodiak ) é transferido para Pusan , na Coreia do Sul. Sua missão ali é treinar pilotos sul-coreanos para luta defensiva. O coronel Schuller ( Richard Simmons ) envia Brady e o capitão MacIntyre ( Gerald Mohr ) para a base aérea em Kungju. Os instrutores americanos têm apenas 25 dias para dar aos pilotos sul-coreanos o treinamento e as táticas dos EUA.


Na cidade de Nova York no início dos anos 1950, Jerry Biffle ( Phil Silvers ) é a estrela do Programa Blendo Soap. Ele foi convidado a participar de uma festa de autógrafos para seu novo livro em uma importante loja de departamentos. Jerry conhece Sally Peters ( Judy Lynn ), uma das modelos da loja de departamentos, e a torna parte de sua trupe de TV. 
Top Banana foi filmado em 3-D, mas a versão nunca foi lançada ao público. Ele foi  uma adaptação cinematográfica do show de sucesso da Broadway, Phil Silvers reprisa seu papel ganhador do prêmio Tony como Jerry Biffle.


Grupo tenta atravessar o deserto do sudoeste americano utilizando camelos. O objetivo é encontrar um caminho mais curto para a Califórnia. No início da viagem, junta-se à caravana um casal de foragidos da lei. No caminho, enfrentarão vários perigos como ataques de índios e falta de água.


Depois que uma gangue faz um assalto, o agente do Tesouro americano Joe Dennison segue sua trilha até Londres. Com a ajuda de um detetive da Scotland Yard , ele tenta desbaratar um esquema envolvendo a produção de diamantes sintéticos .


Randolph Scott, está no rastro de um trio de ladrões de trens, mas seu trabalho fica complicado quando na investigação ele toma conhecimento que - os três suspeitos, são cidadãos aparentemente respeitáveis, mas, que não conseguiriam fugir do rigor da lei.


Um médico do exército, sem experiência de combate, é forçado a assumir o comando de uma tropa de cavalaria quando o comandante da unidade morre e tem que escoltar uma caravana através de território de índios hostis.


Taiti, 1877: a rainha Pomare convence o cafeicultor americano Mike a trazer armas de São Francisco para facilitar a sublevação nativa contra os franceses. Ele se envolve em intrigas contra o governo colonial francês.


Depois que diversas mulheres são assassinadas o inspetor Bonnard aponta diversos suspeitos, mas logo torna-se evidente que é algo bem mais forte e mais mortal do que qualquer homem normal.
Essa e a segunda versão que o cinema realiza desse famoso conto de Edgar Allan Poe. O primeiro foi "Os Assassinos da Rua Morgue" de 1932 produzido pela Universal com o então grande astro do horror Bela Lugosi.


Joe Branch ( Brett King ), supostamente filho do fora-da-lei Jesse James, começa a buscar contato com a infame Dalton Gang e descobrir a verdade sobre seu lendário pai.
Um dos três filmes rodados por Castle em 3-D durante a 'era de ouro' dos anos 1950 em 3-D.


Num parque de diversões chamado O Jardim do Mal, a principal atração é um gorila gigante. Quando um homem é encontrado morto, o detetive Garrison (Lee J. Cobb) é escalado para investigar o caso.
Em vez de fazer cartazes diferentes para o lançamento 2-D e 3-D, apenas um cartaz comum foi feito. Essa era uma prática comum no momento em que o era lançado, porque poucos cinemas estavam reservando para filmes 3-D.


Americana aporta na selva amazônica de encontro ao marido, sem saber que este está desaparecido. É organizada uma busca em território Jivaro, tribo praticante do tsantsa, liderada por um comerciante local.
Mais um filme da lista feito em 3D, mas por razões do declínio do formato, foi comercializado em 2D.


Um agente de segurança investiga sabotagem e assassinato em um secreto laboratório subterrâneo, casa de dois robôs experimentais.
O diretor Herbert L. Strock tinha uma visão muito ruim em um olho e, conseqüentemente, não foi capaz de avaliar adequadamente como eram os efeitos 3-D, Em abril de 2005, apenas uma cópia estereoscópica 3D completa de projetor duplo existia no mundo.


Em Bagdá, o poeta Omar Khayyam está atrás de seu amigo Simbad, que está sendo procurado pelos homens do califa e com a cabeça à prêmio, vagando pelas ruas e mercados da cidade. Quando Omar encontra seu amigo, Simbad pede que ele recite poemas para seduzir Nerissa, que é uma das esposas do califa. O sedutor Simbad vai ao palácio e se encontra com Nerissa no harém e a escrava Ameer fica com ciúmes pois ela ama o marinheiro.


A historia dá sequência a aventura anterior, quando um grupo de cientistas encontrou na Amazônia um ser anfíbio, meio homem, meio peixe. A criatura fora baleada e dada como morta, mas agora se descobre que ela sobreviveu. Feito prisioneira, ela foi levada para um laboratório na Flórida. Após várias tentativas de humanizá-la ou até mesmo domesticá-la, a criatura sai de controle. Escapa do laboratório e tenta chegar ao mar, mas começa a sofrer uma intensa perseguição.
O 3D declinou no final de 1954, principalmente por conta dos ajustes necessários para o nascente Widescreen.  E o último filme lançado na Era de Ouro foi este, em  23 de fevereiro de 1955.  E ironicamente, A revanche do monstro era wide e foi bem recebido pelo público...
Tecnologia do Blogger.