google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES ESSENCIAIS SOBRE EUTANÁSIA

10-filmes-essenciais-sobre-eutanasia

Na teoria, "eutanásia" é o ato intencional de proporcionar a alguém uma morte indolor para aliviar o sofrimento causado por uma doença incurável ou dolorosa. Geralmente a eutanásia é realizada por um profissional de saúde mediante pedido expresso do doente. 

Na lista de hoje, há 9 filmes sobre o procedimento em pessoas (que tratam ou do direito ou das consequências) e um em animais, ou melhor, num cachorro. Eutanásias em animais são mais comuns que imaginamos, principalmente quando atingem certa idade e são acometidos por doenças. 


Você leitor ou leitora já passou por este triste processo? Eu já. Certo dia, levamos meu cachorro ao veterinário por causa de uma bola que crescia em uma de suas patas. Ele era como um irmão. Crescemos juntos. Após alguns exames, o veterinário disse que a melhor opção para o cão seria a eutanásia, que evitaria maiores sofrimentos. 

Foi um choque. Tão repentino. E com o aceno positivo do meu pai, o veterinário já foi pegar a injeção. Nunca vou esquecer o olhar do cão (Centauro era seu nome, um Rottweiler) para mim, que dizia algo como: "- Dancei né?". Triste. Eutanásia é isto. Adiantar o fim para que ele não seja pior. Uma dolorida prova de amor.

Confira abaixo os 10 casos que precisa conhecer: 

Direção: André Cayatte

Elsa Lundenstein é acusada de ter assassinado seu marido. O júri discute o caso vividamente. Todos os membros são de alguma forma prejudicados por causa da experiência de vida pessoal e, posteriormente, cada membro lê algo diferente nos fatos apresentados.
Mais um poderoso filme lançado pela Versátil Home Video do diretor. Todos imperdíveis.

Direção: Dalton Trumbo

Joe, um jovem soldado americano, é atingido por um morteiro no último dia da Primeira Guerra Mundial. Ele repousa em uma cama de hospital em uma situação angustiante. Continua consciente, mas sem conseguir saber se está dormindo ou acordado. Apesar de tudo, não consegue parar de sonhar, rever suas memórias e refletir sobre o que irá acontecer consigo.

Direção: John Badham

Ken Harrison é artista um escultor. Um acidente de automóvel deixa-o tetraplégico, e por isso deseja a morte pois a única faculdade que tem é a da fala. No hospital faz amizades com alguns funcionários que, em tribunal, acabam por apoia-lo na sua decisão de praticar a eutanásia.
O filme também foi feito para ser lançado em P&B, assim como alguns casos recém conhecidos do público, Logan e Mad Max- a estrada da fúria.

Direção: Clint Eastwood

Frankie Dunn é um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris. Quando Maggie Fitzgerald, uma operária transferida de Missouri, chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele fica relutante em treinar a jovem. Mas quando cede ao seu jeito reservado, os dois formam um vínculo muito próximo que inevitavelmente mudará suas vidas.

Direção: Alejandro Amenábar

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Direção: David Frankel

Os recém-casados John e Jenny Grogan se mudam de Michigan para a Flórida, onde eles compram sua primeira casa e encontram trabalhos em competitivos jornais. Mais tarde, o casal adota Marley, um adorável filhote de labrador amarelo. Marley cresce rapidamente e se torna bastante travesso. Ainda assim, mesmo enquanto ele está destruindo a mobília e não obedece, ele sempre consegue alegrar John, Jenny e sua crescente família.

Direção: Nick Cassavetes

Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. 

Direção: Barry Levinson

Jack Kevorkian (Al Pacino) sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais. Apoiado pelo amigo Neal Nicol (John Goodman) e por sua irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele passa a prestar uma "consultoria de morte". Desta forma, Jack ajudou em mais de uma centena de suicídios assistidos, o que lhe rendeu o apelido de Dr. Morte. 

Direção: Marco Bellocchio

Eluana Englaro é uma italiana de 38 anos que está há 17 anos em um estado vegetativo, em coma desde um acidente de trânsito. Seus pais lutam na justiça para conseguir autorização pela opção de deixar a filha morrer, mas a eutanásia não é permitida pela lei neste caso. A história de Eluana reflete na vida de outras pessoas, como a mãe, que cuida da filha em coma. Com o posicionamento da igreja, questões delicadas envolvendo escolhas, respeito, amor e esperança vêm à tona.

Direção: Michael Haneke

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.



Filmes de Tribunal Vol. 2 - Edição Limitada Com 6 cards 
(Box com 3 DVDs)

A Versátil lançou “Filmes de Tribunal Vol. 2”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos dramas judiciários, incluindo as inéditas versões recentemente restauradas de duas obras-primas do gênero: “Testemunha de Acusação”, de Billy Wilder (“Farrapo Humano”), e “Estranha Compulsão”, de Richard Fleischer (“Vikings, os Conquistadores”). Uma hora e meia de extras, com documentários e especiais. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1

☛TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO
(Witness for the Prosecution, 1957, 116 min.)
De Billy Wilder. Com Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton.

Um veterano advogado defende um homem aparentemente dócil da acusação de assassinato. Baseando-se em Agatha Christie, Wilder faz uma obra-prima do cinema de tribunal. Quase uma hora de extras, opção de dublagem em português.

☛ESTRANHOS EM CASA
(Les inconnus dans la maison, 1942, 95 min.)
De Henri Decoin. Com Raimu, Juliette Faber, Gabrielle Fontan.

Hector Loursat, um grande advogado que afundou no alcoolismo, precisa voltar a advogar para defender o namorado da filha, acusado injustamente de assassinato. Roteiro de Henri-Georges Clouzot (“As Diabólicas”) baseado em obra de Georges Simenon. 


Disco 2

☛O DIREITO DE MATAR
(Justice est faite, 1950, 107 min.)
De André Cayatte. Com Michel Auclair, Antoine Balpêtré, Raymond Bussières.

Uma jovem mulher é julgada pela eutanásia do seu amante. Obra-prima do francês André Cayatte (“Dois São Culpados”), advogado que se tornou um diretor especializado em filmes de tribunal. Vencedor do Urso de Ouro em Berlim e do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

☛OS ASSASSINOS DA ORDEM
(Les assassins de l’ordre, 1971, 110 min.)
De Marcel Carné. Com Jacques Brel, Catherine Rouvel, Paola Pitagora.

Um juiz de instrução investiga a morte de um homem interrogado e espancado pela polícia. Um dos últimos trabalhos do mestre Marcel Carné (“O Boulevard do Crime”), este filme é uma impactante denúncia contra o sistema policial francês. 

”Versátil

Disco 3

☛ESTRANHA COMPULSÃO
(Compulsion, 1959, 103 min.)
De Richard Fleischer. Com Orson Welles, Dean Stockwell, Bradford Dillman.

Chicago, anos 20, dois ricos e arrogantes universitários pensam ter cometido o crime perfeito ao matar um rapaz. Baseando-se no caso Leopold-Loeb, que inspirou também “Festim Diabólico” de Alfred Hitchcock, o mestre Richard Fleischer (“Mandingo”) faz uma obra-prima. Prêmio de Melhor Ator em Cannes.

☛O CASO MAURIZIUS
(L’affaire Maurizius, 1954, 110 min.)
De Julien Duvivier. Com Daniel Gélin, Madeleine Robinson, Anton Walbrook.

Filho de um famoso procurador decide investigar o processo que consagrou o pai e que pode ter condenado um homem inocente. Excelente filme de tribunal de Julien Duvivier (“Pânico”, “Sedução Fatal”) baseado em “O Processo Maurizius”, de Jakob Wassermann.

”Versátil

Informações sobre a edição:

Títulos em português: Testemunha de Acusação, Estranhos na Casa, O Direito de Matar, Os Assassinos da Ordem, Estranha Compulsão, O Caso Maurizius
Títulos originais: Witness for the Prosecution, Les inconnus dans la maison, Justice est faite, Les assassins de l’ordre, Compulsion, L’affaire Maurizius,
País de produção: Estados Unidos, França
Ano de produção: 1942-1971
Gênero: Drama, Policial
Direção: Billy Wilder, Henri Decoin, Richard Fleischer, Marcel Carné, André Cayatte, Julien Duvivier
Elenco: Tyrone Power, Orson Welles, Charles Laughton, Marlene Dietrich, Dean Stockwell, Bradford Dillman, Jacques Brel, Daniel Gélin, Madeleine Robinson, Anton Walbrook, Michel Auclair, Antoine Balpêtré, Raymond Bussières, Raimu, Juliette Faber, Gabrielle Fontan
Idioma: Inglês, Francês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.66:1
Tempo de duração: 641 min.
Região: All (0)
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras: 

Especiais sobre “Testemunha de Acusação” (50 min.) Especial sobre “O Direito de Matar” (27 min.), Especiais sobre “Estranha Compulsão” (15 min.)


Tecnologia do Blogger.