SHAFT NO CINEMA / TV

shaft-no-cinema-tv

Baseado no romance policial homônimo de Ernest Tidyman, publicado em 1970, as aventuras do ator Richard Roundtree como Shaft ganharam uma importância tão grande que foi selecionada para ser preservada na “United States National Film Registry” pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente e historicamente ou esteticamente significante” no ano de 2000.

O filme acabou tendo continuações, remake e uma série de tv. Confira quais são as produções:

Direção: Gordon Parks

O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros.

Curiosidades:
  1. O elenco conta com Richard Roundtree como John Shaft, Moses Gunn como Bumpy Jonas, Charles Cioffi como Vic Androzzi entre outros. O filme foi adaptado por Ernest Tidyman e John DF Black do romance de mesmo nome de 1971 escrito pelo próprio Tidyman. 
  2. O filme é um ótimo exemplo do gênero blaxploitation.O álbum da trilha sonora de Shaft, gravado por Isaac Hayes, também foi um grande sucesso, tendo a música Theme from Shaft ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972.

Direção: Gordon Parks

O melhor amigo de Shaft é assassinado. Ele então descobre que o companheiro estava sendo chantageado por mafiosos e ainda queriam colocar as mãos em 200 mil dólares - que o morto deixou escondido. Por ter descoberto isso, Shaft se vê envolvido numa caçada pelos bandidos, que querem dominar o território e encontrar o dinheiro. Shaft precisa agora chegar aos US$ 200 mil antes dos bandidos e ainda proteger a viúva do amigo.

Direção: John Guillermin

Ameaçado de sofrer consequências físicas, mas com a promessa de ganhar um bom dinheiro e ainda ter sido atraído por uma bela tutora, o policial detetive John Shaft se arrisca numa missão na África. Lá ele terá de assumir uma identidade secreta e tentar conter a ação de criminosos que estão contrabandeando escravos e os explorando. Ocorre que os bandidos sabem quem é Shaft. Terceira aventura do personagem, que mais tarde se transformaria em série de TV, entre 1973 e 1974, e depois seria refilmado em 2000.

Direção: Nicholas Colasanto, Harry Harris, John Llewellyn Moxey, Alexander Singer, Lawrence Dobkin, Lee Philips, Allen Reisner

Ao invés de trabalhar paralelo com a polícia, fazendo um tipo de vigilante do crime, Shaft (Richard Roundtree) passa a fazer parte da polícia. Sempre ladeado de lindas mulheres, Shaft resolve os casos mais mirabolantes em 7 episódios de 90 min.

Curiosidade:
  1. Shaft foi uma série de televisão produzido pela Metro Goldwyn Mayer Television, baseado nos personagens criados por Ernest Tidyman, do gênero drama e crime, apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 9 de outubro de 1973 a 19 de fevereiro de 1974 e no Brasil exibido pela extinta Rede Tupi.
 Direção: John Singleton

O detetive John Shaft (Samuel L. Jackson) é um policial que luta contra o racismo e o tráfico de drogas em uma comunidade de Nova York. Quando o mimado universitário Walter Wade mata um aluno negro na frente de um bar, John Shaft logo aparece para fazer a prisão. Contudo, depois de pagar a fiança, o assassino foge do país. Após dois anos de espera, Shaft consegue trazer Walter sob custódia no momento em que ele tentava entrar secretamente nos Estados Unidos. E quando o pai rico de Walter paga novamente a fiança, ele fica livre pelas ruas - mas, dessa vez, decidido a se vingar de Shaft. Agora, o policial precisa encontrar Diane Palmieri - a testemunha do assassinato - que pode tirar, de uma vez por todas, todos os inimigos de seu caminho.

Direção: Tim Story

JJ, também conhecido como John Shaft Jr. (Usher), pode ser um especialista em segurança cibernética com um diploma do MIT, mas para descobrir a verdade por trás da morte de seu melhor amigo, ele vai precisar de uma educação que somente seu pai possa fornecer. Ausente em toda a juventude de JJ, o lendário John Shaft (Samuel L. Jackson) concorda em ajudar seu garoto a navegar no ventre infestado de heroína do Harlem. No entanto, quanto o distintivo de analista do FBI de JJ bate de frente com o casaco de couro e seu pai, somente a voz da experiência , no caso o patriarca da família, John Shaft I (Richard Roundtree), é capaz de colocar os dois em seus respectivos lugares



Shaft - A Trilogia Clássica
Edição Limitada Com 4 Cards (Caixa com 2 DVDs)

A Versátil lançou “Shaft: A Trilogia Clássica”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne a inédita versão restaurada de “Shaft” (1971), o cult-movie mais popular da Blaxploitation, e pela primeira vez no Brasil, suas duas sequências originais com o ator Richard Roundtree: “O Grande Golpe de Shaft” (1972) e “Shaft na África” (1973), além de uma hora e meia de extras, incluindo um dos episódios da série de TV do personagem. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1

☛ SHAFT
(Idem, 1971, 100 min.)
De Gordon Parks. Com Richard Roundtree, Moses Gunn, Charles Cioffi.

Harlem, início dos anos 70. John Shaft, um detetive negro durão, é contratado por um traficante para resgatar sua filha, que foi sequestrada por um rival. Um dos primeiros filmes da Blaxploitation, o vibrante cinema negro norte-americano dos anos 70, Shaft se tornou um cult-movie instantâneo com duas continuações, uma série de TV e dois remakes. Oscar de Melhor Música (a sensacional “Theme from Shaft”, de Isaac Hayes).

Disco 2

☛ O GRANDE GOLPE DE SHAFT
(Shaft’s Big Score!, 1972, 105 min.)
De Gordon Parks. Com Richard Roundtree, Moses Gunn, Drew Bundini Brown.

Com o mesmo diretor do primeiro Shaft, essa continuação tem ainda mais ação. Desta vez, Shaft vai atrás do assassino de um velho amigo seu. E, mais uma vez, se vê envolvido em uma violenta guerra de gangues.

☛ SHAFT NA ÁFRICA
(Shaft in Africa, 1973, 112 min.)
De John Guillermin. Com Richard Roundtree, Frank Finlay, Vonetta McGee.

No último filme da trilogia, Shaft é convencido a voar para a África para ajudar a desmontar uma quadrilha de traficantes especializados em levar migrantes africanos para a Europa e depois explorá-los como escravos.


Informações sobre a edição:

Títulos em português: Shaft, O Grande Golpe de Shaft, Shaft na África
Títulos originais: Shaft, Shaft’s Big Score!, Shaft in Africa
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1971-1973
Gênero: Policial
Direção: Gordon Parks, John Guillermin
Elenco: Richard Roundtree, Moses Gunn, Charles Cioffi, Drew Bundini Brown, Frank Finlay, Vonetta McGee
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.78:1
Tempo de duração: 317 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 16 anos

Extras

“Shaft: o Assassinato” (“Shaft: The Killing”, 1973, episódio de TV, 73 min.), Documentário sobre Blaxploitation, com destaque para as músicas de Isaac Hayes para "Shaft" e Curtis Mayfield para "Super Fly" (58 min.), Featurette sobre “Shaft” (11 min.), Trailers de cinema (9 min.)


”Versátil
Tecnologia do Blogger.