LIGAÇÕES PERIGOSAS NO CINEMA / TV

ligacoes-perigosas-no-cinema-tv.

As Ligações Perigosas é um romance epistolar do século XVIII, da autoria de Choderlos de Laclos e publicado em 1782. A obra retrata as relações de um grupo de aristocratas através das cartas trocadas entre si, na época imediatamente anterior à Revolução Francesa, — nobres ociosos e sem escrúpulos dedicam-se prazerosamente a destruir as reputações de seus pares. O enredo tem como foco o Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, que manipulam e humilham as restantes personagens através de intrigas e jogos de sedução.

Quando lançado, o livro foi considerado calunioso, pois tratava de outro modo a nobreza francesa, mostrando a história de personagens vis, sem as idealizações da literatura anterior. Mais do que uma crítica à nobreza francesa, o livro é considerado uma obra-prima do gênero, pois adentrou muito a fundo a mente dos personagens, mostrando seus temores, desejos e malícias. Muito peculiar é a maneira como o autor nas cartas conseguiu criar uma personalidade a cada personagem, visto primeiramente pela sua maneira de escrita, e posteriormente por suas atitudes.

No decorrer do livro, ficam claras as intenções manipulativas dos protagonistas, ao mesmo tempo retrata suas fraquezas, como o inesperado amor do Visconde de Valmont pela Presidenta de Tourvel; a carta que retrata a vida da Marquesa de Merteuil mostra os motivos pelos quais ela se tornou tão vil.

A seguir, suas versões para cinema e tv:

Direção: Roger Vadim
Elenco: Jeanne Moreau, Gérard Philipe, Annette Stroyberg 

Juliette Merteuil (Jeanne Moreau) e Valmont (Gérard Philipe) compõem um sofisticado casal, que procura sempre se divertir. Ambos têm envolvimentos sexuais com outras pessoas e dividem suas experiências um com o outro. Mas entre eles há uma regra: nunca se apaixonar. Porém, desta vez Valmont se apaixona loucamente por uma jovem, que ele conheceu em uma estação de esqui.

Direção: Peter Schulze-Rohr
Elenco: Luitgard Im, Holger Hagen, Ludwig Thiesen 

Versão para Tv do clássico da literatura "Les liaisons dangereuses", cujo título original é Gesellschaftsspiel Segundo consta é a única versão feita na Alemanha, na forma de teatro filmado. A história segue a história de vingança, amor e tragedia do livro. O diretor fez pouco mais de 30 trabalhos sendo todos feitos para tv (filme, série ou minissérie).

Direção: Roger Vadim
Elenco: Sylvia Kristel, Nathalie Delon, Jon Finch

Livremente adaptado de "Ligações Perigosas ", de Choderlos de Laclos. E também é a segunda vez que o diretor a adapta.  O filme segue os passos do conde Charles de Lapalmmes, um nobre de 34 anos sedutor, educado e cínico e Mathilde Leroy, seu oposto, uma esposa fiel, dedicada ao marido e uma de moralidade tradicional. Quando esses dois opostos se encontram, o destino se torna imprevisível.

Direção: Toshiya Fujita
Elenco: Masayo Utsunomiya, Yoichi Miura, Yûko Katagiri

A história segue a intricada história de dois primos sedutores, que planejam um golpe de sedução por vingança, mas um deles acaba se apaixonando por uma outra mulher.

Ligações perigosas é um romance epistolar, ou seja, um romance inteiramente constituído por cartas. Através das correspondências trocadas entre as personagens, o leitor é informado não apenas sobre os acontecimentos e eventos que compõem a trama, mas também sobre os sentimentos e desejos .

Direção: Miloslav Luther
Elenco: Juraj Kukura, Emília Vásáryová, Jana Nagyová

Adaptação eslovaca do famoso romance epistolar Choderlos de Laclos. França, século XVIII, O belo Visconde de Valmont (J. Kukura) é um conquistador famoso. Sua amante, a marquesa de Merteuil que so tornou viúva (E. Vášáryová) tem a mesma natureza, mas ao público aparece como a personificação da virtude. Segue a história de vingança contra o  Conde de Gercourt, que a rejeitou e agora  vai se casar com a jovem Cecilia de Volanges (J. Nagy). Valmont tem a  missão de tirar de  Cecilia a virgindade. No processo Valmont conhece Madame de Tourvel (S. Valentová), com quem se apaixona, podendo por tudo a perder.

Direção: Claude Barma
Elenco: Jean Négroni, Claude Degliame, Jean-Pierre Bouvier

Laclos, em sua cela, é confrontado com a Marquesa de Merteuil. Com ele, o autor traz à vida os personagens, reais ou imaginárias, que assombravam a sua vida e sua obra. Esta adaptação magistral, feito para a televisão, reserva um retrato corrosivo da sociedade aristocrática do antigo regime.

Direção: Stephen Frears
Elenco: Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer

Às vésperas da Revolução Francesa, a Marquesa de Merrel (Glenn Close, de Atração Fatal) e o Visconde de Valmont (John Malkovitch, de Império do Sol) envolvem Madame Tourvel (Michelle Pfeiffer, de Conspiração Tequila) e a jovem Cecile de Volange (Uma Thurman, de Batman & Robin) em uma complexa intriga para satisfazer seus desejos não tão nobres. Tudo começa quando a Marquesa de Merteuil pede ao Visconde de Valmont que seduza e deflore sua rival. Em meio a uma perfeita reconstituição da época, esta trama se desenvolve com extrema inteligência e muito bom gosto.

Direção: Milos Forman
Elenco: Colin Firth, Annette Bening, Meg Tilly

Na segunda metade do século XVIII na França, uma intrigante aristocrata (Annette Benning) aposta com seu amante (Colin Firth), se ele consegue seduzir uma mulher, que se casou recentemente. O amante, Valmont, aposta que pode corrompê-la, embora ela seja uma mulher honrada. Se ele vencer a aposta, ele poderá fazer com sua amante o que bem entender, mas no processo de sedução ele termina se apaixonando pela mulher casada.

Direção: Roger Kumble
Elenco: Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon 

Após seduzir e arruinar a reputação de uma insuspeitável colega de classe (Selma Blair, Mal Posso Esperar), a tensão aumenta quando Kathryn (Gellar) desafia o insaciável meio-irmão Sebastian (Phillippe) para um último desafio: deflroar a bela e virgem filha do diretor, Anette (Reese Whiterspoon, Pleasantville - A Vida em Preto e Branco). Se ele falhar, Kathryn se apodera de sua maior riqueza mas, se tiver sucesso, Sebastian ganha o prêmio de levar Kathryn pra cama. As apostas são altas mas, para Sebastian, o pagamento é irresistível e, antes que o verão termine, ninguém escapará ileso de seu jogo de gato e rato...até que um deles seja atingido pela mais inesperada sensação de todas... o amor.

Direção: Josée Dayan
Elenco: Catherine Deneuve, Rupert Everett, Nastassja Kinski 

A bela Madame de Merteuil (Catherine Deneuve) procura se vingar do seu ex-amante, Antoine Gercourt (Andrzej Zulawski), que vai se casar com a jovem e virgem Cécile de Volanges (Leelee Sobieski), que é afilhada dela. Merteuil então procura Sébastien de Valmont (Rupert Everett), seu parceiro de 'jogos' que é famoso por sua reputação de ser um Don Juan, para seduzir e engravidar Cécile e destruí-la emocionalmente. Durante sua 'missão', Valmont tem seu objetivo desviado quando vai visitar sua tia e se apaixona pela Madame Tourvel (Nastassja Kinski), uma mulher virtuosa e casada que conhece o jeito sedutor dele, o que só torna o desafio mais excitante para Valmont. Juntos Madame de Merteuil e Valmont se tornam uma dupla perigosa, que não se detêm diante de nenhum obstáculo quando o objetivo é atingir um coração.

Minissérie em três partes.

Direção: Je-yong Lee
Elenco: Lee Mi-Sook, Do-yeon Jeon, Yong-jun Bae

Baseado no romance "Ligações Perigosas", este filme é ambientado no século 18 aristocrático, no final da Dinastia Chosun. A sedutora irresistível Lady Cho pede ao primo mais novo, Jo-won, para deflorar a inocente jovem Soh-ok, que é tornar-se-á concubina de seu marido. Mas, as suas atenções em breve vão mudar coma chegada da graciosa Lady Sook, que vive de acordo com suas convicções católicas. Jo-won se torna obcecado em seduzir esta mulher casta que permaneceu no celibatário por nove anos desde a morte de seu marido.

Direção: Jin-Ho Hur
Elenco: Cecilia Cheung, Dong-gun Jang, Ziyi Zhang

Uma socialite de idade avançada inicia um jogo de sedução arriscado com um antigo amante. Ela sugere que ele conquiste, e depois abandone, uma jovem viúva, enquanto ela mesma tenta obter novamente a atenção de um antigo namorado. Esta é uma adaptação moderna do famoso romance de Pierre Chordelos de Laclos.

Direção: Vinícius Coimbra
Elenco: Selton Mello, Patricia Pillar, Marjore Estiano
Duração: 10 episódios

Versão para Tv do clássico da literatura "Les liaisons dangereuses".O protagonista vive uma dupla com Isabel, viúva rica, personagem de Patricia Pillar. Juntos, são amantes e manipuladores. Ele aposta que seduzirá Mariana (Marjorie Estiano), em mais um de seus jogos, mas o envolvimento vai muito além de um plano, se tornando sentimento real.
Tecnologia do Blogger.