10 FILMES SOVIÉTICOS DE COMÉDIA PARA ASSISTIR HOJE

10-filmes-russos-de-comedia

O cinema clássico soviético é popular mundialmente. Mas aqui no país, nossa cultura vai até a esquina apenas. Filmes como Solarias, Stalker, Vá e Veja e Guerra e Paz são o filé mignon de uma indústria menos conhecida do que deveria. Digo pelo nosso país. A CPC Umes nos abastece da cultura soviética há alguns anos, nos apresentando verdadeiras pérolas. Um dos filmes abaixo é considerado uma das melhores comédias soviéticas da história, e eu, cinéfilo assíduo, sequer tinha ouvido falar.  

Mesmo assim, passaram por um longo período de tentativa e erro, vindo a acertarem a mão com o ritmo e o tema entre as décadas de 60 e 80. Então, resolvi fazer uma lista de indicações com comédias soviéticas e imagino que daqui um ou dois anos, a CPC Umes lançará a maioria. No final do post, segue o link dos já lançados para  serem adquiridos no site da própria empresa. 

Boa sessão:

Direção: Yakov Protazanov

Durante as festas do feriado de São Jorge, o ladrão Korkis (Anatoli Ktorov) escapa da prisão e se mistura com os celebrantes. Ele vê a grande quantidade de dinheiro que está sendo recolhida, para a celebração, pelo clero. Korkis etão decide que não vai deixar essa oportunidade passar. Juntamente com um cúmplice (Igor Ilyinsky) cria um plano para embolsar pelo menos uma pequena parte dessa riqueza.

Direção: Yuriy Chulyukin

Um dos filmes soviéticos mais populares da década de 60, Devchata é um exemplo perfeito de como fazer um filme maravilhoso no gênero da comédia romântica. Nadezda Rumiantseva dá um desempenho estelar como a adolescente Tosya, que vem trabalhar como cozinheira em uma empresa madeireira localizada numa aldeia distante. Em seu primeiro dia, ela conhece Ilya, o jove, mais popular e atraente, igualmente conhecido por seu sucesso no local de trabalho e com as meninas. Ilya faz aposta com os amigos que em menos de 3 semanas a nova cozinheira vai se apaixonar por ele.

Direção: Leonid Gaidai 

Em viagem ao Cáucaso, para pesquisar antigos costumes, contos, lendas e anedotas locais, o jovem estudante Shurik se apaixona pela atlética, belíssima e politizada Nina. Mas a garota é sequestrada pelo homem mais poderoso da região, que planeja impor a ela um casamento arranjado. Mais uma comédia de Gayday que ultrapassou a marca dos 76,4 milhões de ingressos vendidos.

Direção: Leonid Gaidai

O chefe do mercado negro das joias quer continuar seu contrabandeando na União Soviética escondendo-as num molde ortopédico. Por uma confusão, as joias vão parar no braço de um simples cidadão soviético, Semyon Semyonovich Gorbunkov. Ele informa a milícia sobre isto, que acaba usando-o como isca para capturar os criminosos.

Direção: Leonid Gaidai

O ex-aristocrata Kisa Vorobianinov (Sergei Filippov) possui uma vida miserável na Rússia Soviética. Sua sogra revela um segredo a ele - ela escondeu os diamantes da família em uma das doze cadeiras que eles uma vez tiveram. Vorobianinov, Com a ajuda do jovem vigarista Ostap Bender (Archil Gomiashvili), inicia uma longa busca pelos diamantes.

Direção: Leonid Gayday

A comédia "Ivan Vassilevich Muda de Profissão", baseada na peça do escritor soviético Mikhail Bulgakov, brinca com o poder mágico e desafiante da ciência. O jovem cientista moscovita Shurik Timofeev constrói uma máquina do tempo, através da qual o czar Ivan, o Terrível, entra no século 20. Bunsha, síndico do prédio de Shurik, e o criminoso George, então no apartamento do cientista, acabam indo parar na Rússia Antiga. Embora sinta saudades de sua luxuosa vida anterior, o czar não cai no tédio nem no desespero na nova Moscou, enquanto Bunsha e George passam apuros na antiguidade.

Direção: Eldar Riazanov

Evgueni Lukashin é um médico de Moscou que está prestes a noivar, e planeja entrar no novo ano com toda a paz e tranquilidade, ao lado de sua namorada Galina. Mas seus planos vão por água a baixo quando um amigo que está de viagem resolve convidá-lo para uma reunião de despedida.

Direção: Vladimir Menshov

O filme é uma releitura irônica de Aurora, clássico de F. W. Murnau. Uma mulher da cidade (Lyudmila Gurchenko) atrai um homem do campo (Alexander Mikhailov), enredando-o em fantasias de conforto e luxo urbano. Já morando num apartamento na cidade, ele passa a criar pombos de estimação. Quando esses animais começam a desaparecer, o homem recobra a consciência sobre si mesmo.

Direção: Georgi Daneliya

Kin-Dza-Dza conta a história de dois humanos que, ao apertar um botão por engano, acabam parando num planeta desconhecido, chamado de Plyuk, na galáxia de Kin-Dza-Dza. O filme é uma espécie de road movie no deserto alienígena, onde imperam a falsidade, a hierarquia e a ganância (principalmente por fósforos, o produto mais valioso do mundo).

Direção: Alla Surikova 

Sr. John First é um cineasta viajando para Santa Carolina, quando é interrompido por um bando de ladrões, liderados por Black Jack. Johnny é o único que não puxa uma arma e luta contra os criminosos, e com isso logo chama a atenção do líder dos assaltantes, que o questiona. Ao ver que que o cineasta tem um livro peculiar consigo, Black Jack muda seu planos.


A CPC Umes filmes lançou os filmes abaixo em DVDEles podem ser adquiridos no próprio site da empresa, assim como outras grandes obras soviéticas. É só clicar na imagem acima e ser feliz...


Tecnologia do Blogger.