10 FILMES ESSENCIAIS SOBRE ALCOOLISMO

10-filmes-sobre-alcoolismo

Vício é algo acima das forças do indivíduo que sofre com o problema. Hoje vamos falar do alcoolismo, uma doença crônica que precisa de atenção. Ela é caracterizada pelo consumo incontrolável de álcool, condicionado pela dependência física e emocional.

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo foi instituído dia 18 de fevereiro, para conscientizar os brasileiros sobre o consumo excessivo de álcool e os males que a prática pode ocasionar. 

Abaixo, uma lista com 10 filmes essenciais sobre o tema. Um caso em especial merece destaque: há várias versões do filme "Nasce uma estrela", mas eu escolhi a última para representá-las para ser o filme recente na lista.

Boa sessão:

Direção: Billy Wilder

Em Nova York, Don Birman (Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James (Jane Wyman), editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.

Direção: Blake Edwards

Joe é um relações públicas talentoso que consegue seja lá o que for que seus clientes queiram. Porém, tem um sério problema com álcool, algo com que ele contagia Brandy, que acaba por se tornar sua esposa. Juntos, os dois se descobrem infelizes em uma situação em que a bebida domina suas vidas.

Direção: Mike Nichols

George (Richard Burton), um professor universitário, e Martha (Elizabeth Taylor), sua esposa que é também filha do reitor, recebem no final da noite Nick (George Segal), um jovem professor, e Honey (Sandy Dennis), sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões entre os quatro se tornam mais ácidas e a verdade se torna algo muito deprimente.

Direção: Sidney Lumet

Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.

Direção: Hector Babenco

O jogador de beisebol Francis Phelan e Helen Archer são dois alcoólatras que têm a difícil missão de sobreviver ao próprio passado. Francis vive com o trauma de ter acidentalmente matado seu filho anos antes e deserdado a família enquanto Helen vive a depressão de ser uma antiga cantora de rádio sem sucesso.

Direção: Luis Mandoki

Alice Green é uma esposa e mãe que desenvolve um problema de alcoolismo. Enquanto seu marido Michael tem sido paciente em lidar com o problema, logo se torna claro que ele contribui para o seu alcoolismo. Quando o vício ameaça a segurança de suas filhas, Alice decide ir para uma clínica de reabilitação. Ao retornar, percebe que o seu novo estilo de vida provoca um inesperado problema com Michael, e tudo pelo o que eles lutaram pode ser destruído, inclusive a integridade deles como indivíduos.

Direção: Mike Figgis

Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.

Direção: Ethan Coen, Joel Coen

O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.

Direção: Robert Zemeckis

Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrizagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.

Direção: Bradley Cooper

Jackson Maine é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber. É quando conhece Ally, uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la e eles acabam se casando. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. Os momentos opostos acabam por minar o relacionamento amoroso dos dois.


Classicline lançou esta obra prima, em DVD e Bluray que pode ser adquirida no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
Título: Farrapo Humano - Blu-Ray    
Título Original: The Lost Weekend    
Ano de Produção: 1945    
Audio: 2.0 e 5.1 dtshd    
Classificação Indicativa: 14 Anos    
Cor: P&B    
Elenco: Ray Milland - Jane Wyman - Phillip Terry - Howard Da Silva Doris Dowling - Frank Faylen - Mary Young - Anita Sharp-Bolster    
Direção: Billy Wilder    
Roteiro: Charles Brackett, Billy Wilder    
Produtor: Charles Brackett    
Direção de Arte: Hans Dreier, Earl Hedrick    
Duração: 101 min. aprox.    
Extras: Menu Pop-up, Biografias, Cartaz Original e Sinopse.    
Formato de tela: Fullscreen    
Midia: Blu-ray    
Gêneros: Drama    
Idioma: Inglês, Português    
Legendas: Português    
País: Estados Unidos    
Premiações: Vencedor De 4 Oscars®  



Tecnologia do Blogger.