WILLIAM FRIEDKIN - 10 FILMES ESSENCIAIS

william-friedkin-10-filmes-essenciais

 - Num dia das filmagens de Operação França, o ator Gene Hackman, não mais suportando o perfeccionismo e o autoritarismo de Friedkin, abandonou o "set" para não trocar socos com o diretor.

Assim era Friedkin, diretor norte americano capaz de dar até tiro no set de filmagens. Muitos dizem que Friedkin, após seu sucesso com Operação França e O Exorcista, tornou-se arrogante e insuportável (o primeiro ganhou o Oscar de melhor filme e o segundo é considerado o maior filme de horror da história).


Mas, arrogante ou não, teve peito para refilmar dois clássicos indiscutíveis (12 homens e uma sentença e Salario do medo) e fazer dois novos grandes filmes. Não há como negar seu talento.

Conheça seus 10 filmes essenciais:


Os níveis de tensão começam a aumentar e os nervos começam a estourar conforme uma festa de aniversário se aproxima do clímax e os convivas vão revelando suas naturezas e suas personalidades reprimidas quando um homem heterossexual, convidado por acidente, se vê em meio à uma festa gay.


Marselha, França. Um assassino profissional, Pierre Nicoli (Marcel Bozzuffi), mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman), um detetive da polícia, e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), seu parceiro, investigam discretamente Salvatore "Sal" Boca (Tony Lo Bianco), um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda de Sal é ganha ilegalmente e, no processo, é ajudado pela esposa, Angie Boca (Arlene Farber). 


Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.


Na selva africana, um grupo de voluntários trabalha em uma companhia de petróleo. No entanto, uma torre de perfuração é incendiada, ameaçando incinerar toda a região. A solução é mandar um grupo de homens para o local com um carregamento de explosivos para conter o fogo. Liderados por Jackie Scanlon (Roy Scheider), o grupo terá de transportar os explosivos por mais de 200 milhas, em território selvagem, utilizando dois caminhões velhos. 


O policial Steve Burns (Al Pacino) foi destacado para investigar uma série de assassinatos de homossexuais em Nova York. Com a intenção de crescer dentro da corporação, aceita o desafio de se passar por gay, sabendo que terá que frequentar a comunidade e mergulhar nos clubes de sadomasoquismo. Só não sabia que a sua caçada ao maníaco poderia ser longa e que ninguém sai normal de uma experiência tão brutal como esta. 


Richard Chance (William Petersen), um agente do serviço secreto, quer vingança pela morte de seu parceiro. Para encontrar o assassino, um falsificador, ele usa artifícios ilegais. Chategeia uma mulher, não obedece seus superiores, dirige perigosamente. Ele quer a vingança, custe o que custar. Porém, parece estar custando sua própria vida.


Camilla parecia ser a escolha correta para o emprego de baby-sitter. Bonita e saudável, ela inspirava confiança ao casal Phil e Kate, que deixaram seu filho recém-nascido aos seu cuidado. Só que por trás daquele rosto bonito se escondia uma diabólica sacerdotisa druida, incumbida de raptar bebês e oferecê-los em sacrifício ao espírito negro da floresta, representada por uma árvore enorme e sombria.


Um jovem latino é acusado de cometer um crime. Para julgá-lo são convocados 12 jurados, sendo que 11 concordam que ele é culpado, porém apenas um discorda da decisão, que considera precipitada. Ele terá então que enfrentar a má vontade dos outros jurados e também a diferente interpretação dos fatos. No entanto, todos serão obrigados a rever os fatos e circunstâncias do crime para defender sua decisão.


Agnes White (Ashley Judd) é uma garçonete solitária, que escapou de seu ex-marido Jerry Gross (Harry Connick Jr.), recém-saído da prisão. Ela vive em um hotel de beira de estrada e é apresentada por R.C. (Lynn Colins), sua colega de trabalho, a Peter Evans (Michael Shannon), um veterano da Guerra do Golfo. Peter é obcecado por insetos e logo se relaciona com Agnes. Porém ela passa a viver um pesadelo claustrofóbico quando diversos insetos começam a invadir sua vida.


Em Dallas, Joe (Matthew McConaughey) é um detetive, mas também um assassino por encomenda. Quando Chris (Emile Hirsch), um traficante de 22 anos, tem seu estoque roubado pela própria mãe, ele deve rapidamente encontrar 6 mil reais, senão será assassinado. Chris recorre então a "Killer Joe", lembrando que o seguro de vida de sua mãe vale 50 mil dólares. Inicialmente Joe recusa, porque só é pago adiantado, mas ele abre uma exceção contanto que Dottie (Juno Temple), a sedutora irmã mais nova de Chris, sirva de "garantia sexual" até o dia do pagamento.


A Versátil lançou OBRAS-PRIMAS DO TERROR VOL. 13, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que traz 6 clássicos de terror, incluindo filmes de diretores renomados como William Friedkin (“O Exorcista”) e William Castle (“13 Fantasmas”) além de cult-movies de outros países (Inglaterra, Austrália), todos em inéditas versões restauradas. Mais de duas horas de extras, incluindo documentários e especiais. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1

☛O REFLEXO DO MAL
(The Reflecting Skin, 1990, 96 min.)
De Philip Ridley. Com Viggo Mortensen, Lindsay Duncan, Jeremy Cooper.

Anos 50, interior rural dos Estados Unidos. Um garoto fantasia que sua vizinha viúva é, na verdade, uma vampira responsável por desaparecimentos na região. Premiado em vários festivais, este cult-movie inglês é uma experiência inesquecível.

☛A ÁRVORE DA MALDIÇÃO
(The Guardian, 1990, 92 min.)

De William Friedkin. Com Jenny Seagrove, Dwier Brown, Carey Lowell. 
Um jovem casal com um bebê recém-nascido não sabe que sua babá é, na verdade, um ninfa que sacrifica crianças para uma árvore maligna. Com ótima atmosfera e muito gore, esse filme do mestre William Friedkin merece ser redescoberto.

Disco 2

☛SONHOS ALUCINANTES
(Let’s Scare Jessica to Death, 1971, 89 min.)
De John D. Hancock. Com Zohra Lampert, Barton Heyman, Kevin O’Connor.

Uma mulher recém-liberada de um hospício começa a ter experiências bizarras após se mudar para uma casa de campo com fama de mal-assombrada. No estilo de “Carnaval de Almas”, este é um dos melhores filmes americanos de terror dos anos 70.

☛MAIS PRÓXIMO DO TERROR
(Next of Kin, 1982, 89 min.)

De Tony Williams. Com Jacki Kerin, John Jarratt, Alex Scott.  
Após a morte de sua mãe, mulher herda uma casa de repouso para idosos. Lá, após ler o diário da mãe, percebe que os fatos relatados também começam a acontecer com ela. Pérola do terror australiano admirada por Quentin Tarantino. Também conhecido como “Terror Fatal” e “Asilo do Pavor” no Brasil.


Disco 3

☛QUANDO DESCEM AS SOMBRAS
(The Night Walker, 1964, 86 min.)
De William Castle. Com Robert Taylor, Barbara Stanwyck, Judi Meredith.

Mulher é assombrada por recorrentes pesadelos, que parecem ser instigados pelo seu falecido marido, que morreu num incêndio. Último filme da estrela Barbara Stanwyck (“Pacto de Sangue”) e um dos melhores trabalhos do lendário William Castle.

☛A NOITE DO TERROR
(Night Tide, 1961, 86 min.)
De Curtis Harrington. Com Dennis Hopper, Linda Lawson, Gavin Muir.

Um marinheiro se apaixona por uma mulher misteriosa, que se apresenta como sereia num parque local. Uma das referências do recente “O Farol”, de Robert Eggers, esse cult-movie atmosférico traz um jovem Dennis Hopper como protagonista.

Informações sobre a edição:

Títulos em português: O Reflexo do Mal, A Árvore da Maldição, Sonhos Alucinantes, Mais Próximo do Terror, Quando Descem as Sombras, A Noite do Terror
Títulos originais: The Reflecting Skin, The Guardian, Let’s Scare Jessica to Death, Next of Kin, The Night Walker, Night Tide
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra, Austrália
Ano de produção: 1961-1990
Gênero: Terror
Direção: Philip Ridley, William Friedkin, John H. Hancock, Tony Williams, William Castle, Curtis Harrington
Elenco: Viggo Mortensen, Lindsay Duncan, Jeremy Cooper, Jenny Seagrove, Dwier Brown, Carey Lowell, Zohra Lampert, Barton Heyman, Kevin O’Connor, Jacki Kerin, John Jarratt, Alex Scott, Robert Taylor, Barbara Stanwyck, Judi Meredith, Dennis Hopper, Linda Lawson, Gavin Muir
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 538 min.
Região: All (0)
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 16 anos

Extras: 

Documentário sobre Reflexo do Mal (43 min.), Especiais sobre os filmes (93 min.), Trailers e cenas excluídas (19 min.)

”Versátil


Tecnologia do Blogger.