MANGLER O GRITO DE TERROR (1995) - FILM REVIEW

mangler-grito-de-terror

O cinema é uma arte fluida e consegue emanar emoções diferentes conforme a época que nós assistimos determinada obra. Sou fã das adaptações de obras de Stephen King e revejo sempre. E quem me conhece, sabe que adoro fazer listas. E um que até hoje não consegui chegar a um denominador comum: As 10 piores adaptações de uma obra do mestre do horror. O grande problema tem relação justamente com as diferentes percepções do cinema ao longo dos anos. Fiz uma lista neste sentido há vários anos, mas revi a maioria dos filmes e gostei de todos. 

Porque estou dizendo isto? Mangler estava nesta lista. Na trama, que ocorre em uma pequena cidade industrial do Maine (onde mais?), uma máquina de passar roupa, possuída por forças malignas, começa a fazer vítimas dentro de uma lavanderia, adquirindo um singular gosto por carne humana, mutilando e matando os funcionários.

Não há como não pensar no "non sense" da trama, ao mesmo tempo em que torna o filme particular da obra de King, já que ele aborda alguns temas constantemente e um deles é o ataque das máquinas aos seres humanos, uma metáfora para mostrar como nós seríamos dominados num futuro não muito distante. Só que ele mostra da forma menos sutil, quase trash. 

O filme foi dirigido pelo saudoso Tobe Hooper, que partiu em 2017, mas deixou um legado de obras do horror como O Massacre da Serra Elétrica, Os Vampiros de Salem, Pague para Entrar, Reze para Sair, Poltergeist - O Fenômeno, Força Sinistra, Invasores de Marte. Seu cinema visceral influenciou grande parte das obras de horror que viriam na década seguinte. 

Mangler- O Grito de terror baseado em um conto de Stephen King (A Maquina de Passar Roupa do livro Sombras da Noite). No conto, o Guarda Hutton recebe uma chamada a respeito de um acidente que ocorreu em uma lavanderia. Ao chegar lá, encontra o cenário de um massacre. Conforme faz suas investigações, ele descobre detalhes horríveis a respeito de uma das máquinas de passar roupa. 

Tanto a história original quando o filme, é uma mistura de slasher com possessão demoníaca. Aliás, muitos perguntam  quais são estes tais contos desta coleção Sombras da noite e quais viram filmes. Bom, quase todos. Vamos a eles:

1) Jerusalem’s Lot  

Em Chapelwaite, 1850 Charles Boone e seu fiel amigo Calvin McCaan, mudam-se para uma misteriosa mansão. O problema é que a mansão parece viva, soando misteriosos ruídos e apresentando arrepiantes manifestações. Nesta mansão, Charles acaba por encontrar um mapa que o levará a cidadezinha abandonada de Jerusalem's Lot. Porém uma expedição até lá poderá não ter um final tão feliz.

Dele saíram Vampiros de Salem (1979), a continuação (que só utiliza o personagem) e A Mansão Marsten (2004).

2)  Último Turno

Limpar os porões de uma fábrica têxtil abandonada parece ser um bom jeito de levantar uma graninha para um grupo de trabalhadores locais. Mas quando eles entrarem no porão perceberão que o mal inimaginável lá habita, e ver o nascer do sol novamente será uma dádiva.

Deste turno saiu A criatura do cemitério (1990)

3)  Ondas Noturnas

Na cidade de Anson Beach, um grupo de sobreviventes de um vírus letal que dizimou a maior parte da população mundial se reúne sem expectativas de um futuro, desesperados e obrigados a encarar a nova realidade, os sobreviventes tentarão se unir para atravessarem esse pesadelo. 

Continuação de Dança da morte, publicado um ano antes e num volume bem maior.

4)  Eu sou o portal 

Um astronauta que voltou da órbita venusiana suspeita que um organismo alienígena esteja usando-o para sondar o planeta Terra e se preparando para atacar. O tal organismo habita no corpo do astronauta em forma de pequenos olhos em suas mãos. O astronauta decide que não deixará que o alien alcance seu objetivo, nem que para isso medidas drásticas sejam tomadas, mas se livrar dele não vai ser tão "fácil" quanto parece.

5)  A máquina de passar roupa

A lavanderia Blue Ribbon pode-se considerar a mais azarada de todos os tempos. Com o passar dos tempos "ingredientes" necessários para o invocação de um demônio acabaram caindo sem querer dentro da máquina, incluindo o sangue de uma virgem, até que por fim uma das máquinas de passar roupas ficou possuída, e começou a aniquilar quem chegasse perto. Um policial percebe a verdade, e já que ninguém acredita nele, o jeito é ele mesmo praticar o exorcismo.

Dai surgiu Mangler: O Grito de Terror (1995), do post em questão.

6) O Bicho-Papão 

Um homem assombrado pelas lembranças de que um misterioso monstro matou seus pequenos filhos encontra-se depressivo e inconsolável no divã de um psiquiatra. O homem conta dramaticamente sua perda, não achando que o doutor vá entendê-lo ou acreditá-lo, mas no fim, o pobre homem terá a maior das surpresas.

Adaptação. O Bicho Papão (1982). Faz parte dos dois lançados no pacote Night Shift Collection. O outro é "A mulher no quarto", dirigido por ninguém menos que Frank Darabont.

7)  Massa cinzenta 

Um homem bebe uma cerveja com algo estranho nela. Depois de um tempo seu filho pede ajuda a seus amigos no bar. Mas depois de tanto tempo algo horrível aconteceu ao homem, e seus amigos precisarão de grande coragem para enfrentar o mau que se apossou dele.

8) Campo de Batalha 

Após eliminar seu alvo, um assassino profissional volta ao seu apartamento só para encontrar um pacote com um baú de brinquedos de guerra dentro. Dentre eles estão soldados, tanques, mísseis e etc... o que o assassino não contava era que os bonecos fossem de sua recente vítima, e estivessem vivos, prontos para vingar a morte de seu inventor, será uma batalha mortal sem brincadeira.

Veio ao mundo como parte da minissérie Pesadelos e paisagens noturnas, de 2006.

9) Caminhões

Um grupo de pessoas fica sitiada em uma loja de conveniência num posto de gasolina após os caminhões ao redor criarem vida. Os veículos passarão por cima de todos que virem pela frente, e os sobreviventes se veem numa situação desesperadora.

Nascia ai o que viria a ser o primeiro filme dirigido pelo próprio King, Comboio do Terror (1986) , que teve um remake chamado Trucks – Comboio do Terror (1997).

10) Às vezes eles voltam

 Um professor relembra de como uma gangue assassinou seu irmão em sua frente quando era criança. Agora algo estranho acontece, a gangue voltou, e os marginais parecem não ter envelhecido um dia se quer, e estão dispostos a fazê-lo sua vítima. Qual o mistério por trás dessa tal gangue eterna, como um simples professor traumatizado poderá detê-los?

Dele veio o filme homônimo em 1991, além das continuações. 

11) Primavera Vermelha 

Num campus, vários estudantes foram mortos misteriosamente e de maneiras horríveis. O assassino nunca foi pego. A história nos remete ao presente, onde no mesmo campus novas vítimas começam a aparecer...

12) O Ressalto

Um magnata captura o amante tenista de sua esposa e o leva ao seu apartamento só para fazer-lhe uma proposta: se ele conseguir dar a volta no prédio utilizando apenas o ressalto, o tenista poderá escapar vivo, com uma bolada e a mulher. O tenista não tem outra escolha, será um longo caminho, com um final surpreendente.

Tornou-se uma das histórias da antologia "Olhos de Gato" (1985)

13) O Homem do cortador de grama

Já que sua máquina de cortar grama está quebrada e seu jardim já está praticamente uma floresta, um homem decide contratar os serviços de um rapaz que fez um anúncio no jornal. O pobre coitado vai ter uma surpresa quando descobrir os métodos que o jardineiro utiliza para fazer seu trabalho. E sair vivo dessa vai ser difícil.

Tornou-se O passageiro do futuro (1992)

14) Ex-Fumantes Ltda.

Tentando largar o vício, e com a sugestão de um amigo, um homem resolve ingressar num estranho programa para parar de fumar. Os métodos são simples, se ele fumar, será torturado, se repetir, será a vez da esposa, e se continuar as coisas vão piorar. O homem não vê escapatória, o vício nunca foi tão terrível.

Também faz parte do filme "Olhos de Gato" (1985).

15) Eu sei o que você precisa

Um jovem rapaz, não muito atraente, consegue o coração de uma linda menina, mas como isso seria possível? Simples, de alguma maneira o rapaz parece saber exatamente do que a menina quer, encantando-a. Mas logo ela vai começar a desconfiar de que isso não pode ser normal, e as coisas vão ficar perigosas.

16) As crianças do milharal

Numa cidade abandonada, povoada por crianças psicopatas que eliminam qualquer adulto que virem pela frente, um jovem casal em crise deverá se unir para poder escapar das garras das crianças, quando seu carro quebrar nas proximidades, e a cidade abandonada parecer a melhor solução.

Dele veio Colheita maldita (1984) e 458 mil continuações.

17) O último degrau da escada

Narra a triste história de um rapaz que uma vez salvou a irmã de morrer de uma queda no celeiro. Infelizmente ele não estava lá em todas as vezes que ela deu uma queda...

18) O homem que adorava flores

Um estranho rapaz segurando um buquê cantarola feliz pela ruas, quem passa acha que ele vai de encontro com sua amada Nona, mas ele só encontra outras garotas que não são ela, o resultado do engano é fatal.

19) A saideira 

O conto é uma sequência direta da novela "A Hora do Vampiro", conta a história de dois homens que saem na nevasca para resgatar uma família. Os homens sabem que o frio é o menor dos perigos, e se todos saírem vivos dessa, vai ser uma sorte, afinal, 'Salem's Lot ardeu, mas o mal não morreu totalmente.

20) A mulher no quarto 

Pobre homem tem que assistir a mãe sofrendo numa cama de hospital, ele a ama demais, a decisão difícil cai sobre ele: eutanásia, ou deixar a mãe viver? Uma decisão que ninguém deveria ter que fazer principalmente um filho.

Ele esta no Night Shift Collection citada acima.

Ufa !!

No filme, como de costume, há referências ao universo de King. Parte do nome da empresa que fez a máquina, Hadley Watson, é uma referência ao sádico chefe do presídio em "Um sonho de liberdade", Byron Hadley. Já Billy Watson é um personagem do Iluminado, ligado aos construtores do Hotel Overlook. Norma Watson também é um personagem central de Carrie - a estranha. 

Outro detalhe sobre Hadley Watson: cada uma dessas palavras contém 6 letras. Há um grande 6 logo abaixo dessas palavras. Isso dá 3 6's. 666 é o sinal da Besta.

Por conta da presença do ator que deu vida a Freddy Krueger, logo após o acidente de Adelle Frawley, o fotógrafo da cena do crime é visto usando um chapéu semelhante e um lenço com as mesmas cores de Freddy. 

Outra associação, agora com a história,  mostra um portão no fundo em uma das cenas iniciais, depois que Sherry se machuca. Uma faixa no portão diz "o trabalho liberta", assim como o portão de Auschwitz. 

Pontos que mostram o caráter tirânico da trama, bem como o lado espiritual.

Mangler é um filme que vale a pena ter na coleção. 

Há até hoje, duas continuações.

Aqui no Brasil, o segundo filme recebeu o nome de "Pânico virtual" (???) e eu mesmo aluguei o DVD na época no susto, já que o nome não tinha qualquer associação com o original. Na trama, o estudante Jo Newton (Chelse Swain), adora confusão. Enquanto a maioria dos colegas está fora da cidade universitária, Jo Newton, instala o experimental vírus de computador "Mangler 2.0" no sofisticado e avançadíssimo sistema de informática do Royal Collegiate College, que fora concebido para ofercer a máxima segurança aos alunos e protegê-los de invasão de intrusos. 

A sua intenção era vingar-se do Reitor Bradeen e fazer uma farra com os amigos enquanto o sistema informático estivesse inoperante. Mas a brincadeira não dar certo, quando o vírus toma posse do sistema como se estivesse "vivo" o computador adquire vontade própria e começa a matar todos aqueles que tentam destruí-lo. Usando as câmeras de vigilância como seus próprios olhos, observa todos os movimentos dos estudantes e se transforma no pior pesadelo dos estudantes: um assassino implacável e invencível decidido a trucidá-los um a um. Agora a realidade virtual significa morte virtual!

No terceiro filme, a máquina assassina está de volta. Uma década depois do massacre original, um homem obsessivo decide reconstruir a máquina Mangler e acaba possuído pela sua criação mortífera. Agora, a única forma de sobreviver é alimentar a máquina assombrada com carne humana fresca. Repentinamente, este homem torna-se num monstro assassino e as vítimas encurraladas na sua casa percebem rapidamente que já não estão a lidar com um ser humano, mas provavelmente com o diabo em pessoa…

De forma geral, os filmes baseados em obras do Rei valem a pena serem conhecidos, ainda que muitas vezes sigam caminhos diferentes dos livros, e isto desagrade alguns. 

Já as continuações, em sua grande maioria, são apreciadas apenas para quem curte o cinema de horror, pois dificilmente tem qualquer ligação com o original, a não ser pelo nome.

A One Movies/Dark Flix lançou mais um volume da COLEÇÃO STEPHEN KING, que pode ser comprado clicando na imagem acima.

Cada um mais imperdível que o outro!. Veja abaixo detalhes da edição.

COLEÇÃO STEPHEN KING – VOLUME 13
TRILOGIA MANGLER
(Mangler)

Adaptação da história do conto “A Máquina de Passar Roupa”, do livro de contos “Sombras da Noite” de Stephen King, a franquia não é exatamente uma trilogia que segue uma linha de história. As continuações foram:"Pânico Virtual" (2002) e "Mangler - O Massacre" (2005).


⇰ Informações técnicas da edição:

Duração: 106 / 93 / 93 Minutos
Sistema de cores: Colorido
Formato de Tela: Widescreen Original 1.85:1
Áudio Inglês/Português 2.0 Dolby Digital Surround
Legendas: Português/Inglês

⇰ Extras: Não apresenta.

⇰ Acompanha: 3 cards colecionáveis

⇰ Embalagem: Amaray box translúcido + luva em cartão 350 gramas empastado laminado com aplicação de verniz local.



Tecnologia do Blogger.