QUEM SÃO OS 13 TERRORISTAS DE DURO DE MATAR

die-hard-13-terrorists


Dá para acreditar que por muitos anos, sites como IMBD e Wikipédia colocavam 12 terroristas na listas do grupo que ameaçava o prédio da Nakatomi? Pior ainda, no filme, por algumas vezes é citado como se fossem 12. Eu assisti ao filme 58 vezes e contei 12...até escrever esta lista e descobrir que eram 13, na verdade.

Existe um que aparece na primeira visita de Hans ao cofre, ao lado dele, fumando um cigarro. E o mesmo aparece rapidamente na cena final, onde apanha e se torna o único sobrevivente da fúria de Bruce Willis. Na foto acima, ele aparece mais nitidamente que no filme. Ele é o rapaz acima de Karl, segurando uma metralhadora.

Acredite se quiser...


Hans Gruber. Seu sobrenome revelou ainda um parentesco com Jeremy Irons em "Duro de matar a vingança." O ator inglês fez sempre bons papéis até que entrou para a história com o vilão ambíguo Severus Snape. Memorável. 


Karl. Este bailarino talentoso me marcou muito porque ele atuou em um filme que passava o trailer incessantemente na globo chamado " Runestone - a pedra maldita", obviamente, lançado pela Globo Vídeo.

O ator faleceu cedo, com 45 anos. Na época, surgiu a noticia que ele havia morrido de Aids, mas para escrever este texto, descobri que ele era casado e que morreu de causas naturais.


Franco. O ator se aposentou com a experiencia no filme. Atuou pouco. Por ser uma pessoa reservada, e não ter feito mais nada no meio artístico, ele se colocou na condição de esquecimento.


Tony. O famoso terrorista dos pés pequenos, segundo John Maclaine.

Atuou como vilão em um James Bond no ano anterior. Curiosamente fez um papel no Missão Impossível de 96 e outro em Protocolo Fantasma. Continua atuando



Theo. No filme ele é o hacker "que não está só por causa das enormes tranças."  O ator participou de séries como "Chips" e Texas Ranger" com Chuck Norris. Trabalhou em Top Gun, um dos seus papéis de destaque (ele usa um belo Ray-Ban espelhado). Continua atuando.


Alexander. Mais um terrorista que fez apenas dois filmes (Matador de aluguel, depois deste), e só. Atuou mais como produtor. Seu último trabalho de produção até agora foi em 2006.

Protagoniza um cena curiosa. Antes de ser explodido com o C4 (junto com o andar, numa cena fantástica), ele conversa em alemão. Mas ao final da frase, ele fala em inglês "- I see him" que significa "Eu vejo ele". Mas a dublagem da globo não traduziu. 


Uli. Sabe aquele ator que trabalha em todo filme de ação, e morre sem dizer uma palavra? Al Leong. Foi também dublê em diversos filmes famosos. Atua até hoje. Um dos rostos mais reconhecidos em filmes de ação como coadjuvante.


Marco. Faz sempre pequenos papéis, sendo que "Duro de matar" foi o primeiro. Atua até hoje. Participou também da trilha sonora do filmes Bella Mafia com uma faixa. Trabalhou, na grande maioria, em séries de tv.


Eddie. O porteiro. O ator trabalhou em vários filmes bacanas na época, como 48 horas 2 e Ação total. Atua até hoje.


Fritz. Era cool na época terrorista usar cabelos longos. Vários filmes de ação nos anos 80 seguiam esta tendência. Este aqui é o cabeludo do grupo. Fez somente este filme. Nem foto dele hoje se acha mais.


James. Este alemão ganhou fama como lutador. Trabalhou em filmes importantes como Cortina Rasgada e Morituri, mas sua fama veio com "Vigo" em Caça Fantasmas 2 (a figura do inesquecível do quadro assombrado).

Morreu cedo, com 63 anos, devido a um câncer.


Heinrich. Ator alemão, que trabalhou pouco e largou o show business.  Fez outro filme legal da época: Caçadores de emoção. Seu último filme também foi com Patrick Swayze, Cartas de um assassino.


Kristoff. Mal deu as caras no filme, mas sobreviveu até o fim (o único do grupo que sobrevive, pois na cena final ele apanha de Bruce Willis, e cai no chão, desmaiado). O ator fez cinco filmes, sendo este e Parceiros da noite os mais importantes e sumiu do mapa.


Tecnologia do Blogger.