PHILIP K. DICK NO CINEMA / TV

philip-k-dick-no-cinema-tv

Philip Kindred Dick  foi um escritor norte-americano de ficção científica que alterou profundamente este gênero literário, explorando temas políticos, filosóficos e sociais, autoritarismo, realidades alternativas e estados alterados de consciência.

As suas obras foram diversas vezes adaptadas para o cinema, porém, sem sombras de dúvidas, "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" foi a que ganhou o grande público devido ao sucesso do filme Blade Runner. 

Em 17 de fevereiro de 1982, depois de uma entrevista, Philip ligou para seu terapeuta, reclamando de não conseguir enxergar direito. Seu terapeuta o mandou procurar um hospital imediatamente, mas ele não foi. No dia seguinte, Philip foi encontrando inconsciente e caído no chão em sua casa, em Santa Ana, Califórnia, depois de sofrer um AVC. Em 25 de fevereiro de 1982, já no hospital, ele teve outro AVC, que o levou à morte cerebral. Cinco dias depois, os aparelhos que o mantinham vivo foram desligados e ele veio a falecer.

Blade Runner foi lançado em junho de 1982.

Conheça as adaptações, até agora:

Direção: Ridley Scott

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

Teve uma continuação em 2017 chamada Blade Runner 2049

Direção: Paul Verhoeven

2084. Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte.

Teve um remake em 2012 com mesmo nome.

Direção: Jérôme Boivin

Fanfan sai de casa para escapar do irmão, um louco completo. Mas antes diz que ele é tão doido que seria capaz de botar fogo em casa para morar com a irmã e o marido. Algo que ela não deveria nunca ter dito.

Direção: Christian Duguay

No ano de 2078, o coronel Hendrickson e sua equipe são escalados para proteger o posto especial de Sirius 6-B, um planeta supostamente abandonado após um grande acidente radioativo. Mas para isso, terão que enfrentar as criaturas assassinas que habitam o lugar, os Screamers, estranhas máquinas alteradas pela radiação que começam a utilizar corpos humanos como peças de reposição.

Foi feita uma continuação em 2009 chamada Screamers - a caçada

Direção: Gary Fleder

Em 2079, a Terra está em guerra com uma raça alienígena há uma década. É neste contexto que vive Spencer John Olham (Gary Sinise), um dos mais prominentes cientistas do governo cujo mais recente trabalho promete salvar o planeta. Entretanto, repentinamente Spencer passa a ser acusado de ser um espião alien infiltrado, sendo portanto alvo de uma caçada humana impiedosa. Agora Spencer precisa provar sua verdadeira identidade a tempo de poder ajudar a humanidade com seu novo trabalho.

Direção: Steven Spielberg

O filme se passa em 2054, num futuro onde a tecnologia permite prever o futuro e prender assassinos antes que cometam seus crimes. O órgão responsável por essa tarefa, o Pré-Crime, conta com três "Pré-Cogs", paranormais que têm visões sobre os futuros crimes. Até então, eles nunca falharam. John Anderton (Tom Cruise), o chefe do Pré-Crime, acredita no sistema, mas, de repente, se vê acusado por um assassinato que virá a cometer dentro de 36 horas. Ele não faz a idéia de quem é a vítima, mas mesmo assim é implacavelmente caçado. Determinado, John resolve descobrir o que desencadeará a ação e impedir que aconteça.

Direção: John Woo

O engenheiro de computação Jennings (Ben Affleck) luta para se lembrar das coisas que aconteceram com ele nos últimos três anos. A amnésia se transforma em um problema ainda maior quando começa a ser perseguido por James Rethrick (Aaron Eckhart) por algo que não recorda ter feito. Jennings, então, junta 19 objetos seus, que aparentemente não tem conexões entre si, para tentar descobrir o que está acontecendo e o que ele fez, decifrando o quebra-cabeça. Mas as autoridades estão atrás dele e o tempo se esgotando.

Direção: Byung-cheon Min

Em 2080, ciborgues programados para viver apenas três anos ocupam laboratório que guarda amostras de DNA, na esperança de prolongar suas existências. Os policiais R e Norma são designados para conter rebelião, mas R tem dúvidas éticas a respeito.de sua missão.

Direção: Richard Linklater

Usando técnicas de animação como as de Waking Life, este é o novo projeto do mesmo diretor, Richard Linklater. Situado em um mundo futurista, no qual os EUA definitivamente perderam a guerra contra as drogas, um policial disfarçado (voz de Keanu Reeves) é um dos muitos agentes viciados na popular Substância D que, dentre muitas outras coisas, causa dupla personalidade nos usuários. Assim, Fred também desenvolve a personalidade de Bob, um notório traficante de drogas. Resta saber o que pode acontecer quando Fred resolve capturar Bob,

Direção: Lee Tamahori

Cris Johnson (Nicolas Cage) possui o dom de prever detalhadamente os acontecimentos que ocorrem à sua volta. Cansado de todos os exames que fazia quando jovem, o que chamou a atenção do governo americano, ele decide mudar de nome e vai trabalhar como mágico em Las Vegas. Mas, quando um terrorista ameaça explodir uma bomba em Los Angeles, a agente Callie Ferris (Julianne Moore) faz de tudo para convencê-lo a ajudar o governo e tentar evitar uma tragédia.

Direção: John Alan Simon

Sylvia (Alanis Morissette) surge na vida de Nick (Jonathan Scarfe), um executivo de uma gravadora, que tem visões de que ela é uma famosa popstar. Mas na verdade, ela é uma mulher comum que volta a ter câncer e que, após aparecer na vida de Nick, consegue um emprego como sua secretária. Os dois acabam virando amigos, graças à espiritualidade e visões que ambos têm em comum.

Direção: George Nolfi

Quem controla o destino? Esta é a questão que vai atravessar a vida do político David Norris (Matt Damon). Perto de se eleger senador nos Estados Unidos, ele se apaixona pela dançarina Elise Sellas (Emily Bunt). Quando descobre esse amor e decide vivê-lo, David começa a enfrentar homens misteriosos que querem mantê-los afastados: são os Agentes do Destino.

Criação: Frank Spotnitz

O que teria acontecido com o mundo se as Forças Aliadas tivessem perdido a Segunda Guerra Mundial? Vinte anos após a derrota, o planeta agora está dividido entre Japão e Alemanha, os maiores Estados Hegemônicos. À medida que a tensão entre essas duas hegemonias cresce, e isso gera consequências drásticas nos Estados Unidos e nos Estados opositores.

Número de temporadas: 4

Criação: Max Borenstein

Dez anos após o fim da divisão Pré-Crime na polícia de Washington, um dos três metafísicos chamados "precogs" tenta levar uma vida normal, enquanto ainda sofre com visões do futuro. Ele conta com a ajuda de uma policial assombrada pelo passado.

Número de temporadas: 1
Criação: Ronald D. Moore, Michael Dinner

Série antológica que, a cada episódio, conta uma nova história adapta contos do livro "Sonhos Elétricos", do escritor Philip K. Dick - famoso por obras de ficção científica como "Andróides Sonham Com Carneiros Elétricos?" e "O Homem do Castelo Alto". A antologia sci-fi é composta por 10 episódios ambiciosos e criativos, cada um ambientado em um mundo diferente e único. Embora as histórias possam estar separadas, a parte central de cada uma é a exploração reflexiva e emocional da importância e do significado da humanidade.

Número de temporadas: 1


Tecnologia do Blogger.