google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 MELHORES PRODUÇÕES SOBRE FANATISMO RELIGIOSO


De maneira prática, "fanatismo religioso" é o extrapolamento da devoção religiosa, atingindo níveis perigosos de incompreensão, falta de racionalidade e levando à intolerância com as demais crenças.

O excesso da busca por algo bom ou positivo leva a grandes registros trágicos na história da humanidade. É comum o fanático "eleger" um guia espiritual, muitas vezes o próprio pregador, se esquecendo de que ele é um ser humano suscetível a falhas e erros de julgamento.

Este fato foi retratado no cinema desde muito tempo. São inúmeros casos. Por esta razão, escolhi alguns representantes: Bruxas de Salem representa todos os filmes sobre caça ás bruxas; Waco representa séries, minisséries e documentários. Fiz isto para a lista não ficar muito longa. Fiz um post separado também sobre obras que retratam religiões pagãs. Só conferir no link abaixo.

Boa sessão:

Direção: Stanley Kramer

A história do 'Julgamento do Macaco', como ficou conhecido o caso do professor Scopes, processado criminalmente por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin em uma escola pública do Tennessee, em 1925. Durante o julgamento, que durou onze dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio, a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas.

Direção: Ken Russell

Na França de 1631, durante o violento regime católico em luta contra os protestantes, uma madre-superiora começa a atribuir suas fantasias sexuais com o mais proeminente padre do vilarejo a possessão demoníaca. Adversários políticos do sacerdote, Grandier, decidem aproveitar a oportunidade para tirá-lo do poder para sempre. É quando entram em cena os horrores da Santa Inquisição.

Direção: Robin Hardy

O policial Neil Howie (Edward Woodward) chega à ilha de Summerisle, na Escócia, para investigar o desaparecimento de uma jovem. Logo ele descobre que os habitantes não estão nem um pouco dispostos a colaborar. A tensão e o mistério aumentam ainda mais quando ele conhece o Lord Summerisle (Christopher Lee), um poderoso fazendeiro que lidera uma estranha seita pagã.

Direção: Brian De Palma

Nesta adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.

Direção: Nicholas Hytner

John Proctor, que é casado, decide terminar o romance com sua jovem amante, Abigail Williams. Revoltada, ela lidera um ritual oculto, ao lado de outras mulheres, pedindo a morte da esposa de John, Elizabeth. O ritual é descoberto por um reverendo, e as jovens são levadas a julgamento. Mas Elizabeth também é acusada de bruxaria, e John tenta defendê-la, o que piora a situação.

Direção: Paul Thomas Anderson

Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos.

Direção: John Erick Dowdle, Drew Dowdle

A minissérie explora o mpasse de 51 dias entre o FBI eo ATF e David Koresh de uma facção religiosa, os davidianos , em Waco, Texas , que culminou em um incêndio fatídico. A produção investiga os fatos genuínos da tragédia, narrando o impasse à partir de uma variedade de pontos de vista das pessoas associadas aos dois lados.

Direção: Ari Aster

Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani vai com o namorado Christian e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo se depara com rituais bizarros de uma adoração pagã.

Entenda tudo o que acontece no filme na explicação mais completa possível da história.

Direção: Gabriel Mascaro

Joana, uma escrivã de cartório, usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo "Divino Amor". Tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.

Direção: Antonio Campos

Ambientada entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã, O Diabo de Cada Dia acompanha diversos personagens num canto esquecido de Ohio, os quais a vida acabam se conectando. Willard Russell (Bill Skarsgård) é um atormentado veterano, sobrevivente de uma carnificina, que não consegue salvar sua bela esposa de uma morte agonizante por conta de um câncer, mesmo com toda a oração e devoção de sua parte. 

Enquanto isso, Carl (Jason Clarke) e Sandy Henderson (Riley Keough), um casal de assassinos em série, percorrem as rodovias americanas em busca de modelos adequadas para fotografar e exterminar. E no meio disso tudo está Arvin Russell (Tom Holland), filho órfão de Willard e Charlotte (Haley Bennett), que cresceu para ser um homem bom mas começa a demonstrar comportamentos violentos quando passa a desconfiar que o líder religioso da cidade, Preston Teagardin (Robert Pattinson), é uma farsa.


Tecnologia do Blogger.