BOB RAFELSON - 10 FILMES ESSENCIAIS

bob-rafelson-10-filmes-essenciais

O Homenageado de hoje é um dos fundadores do movimento “Nova Hollywood”. Sua influência veio desde cedo, já que seu tio, Samson Raphaelson, foi um conhecido roteirista, que trabalhou inclusive com  Ernst Lubitsch.O primeiro trabalho profissional de Rafelson foi como editor na TV. Alguns anos depois, fez a série Os Monkees, que daria origem ao seu primeiro longa, Os Monkees estão de volta.

Com uma carreira bastante regular, tendo apenas um filme considerado muito fraco (Cão de guarda), seus filmes podem ser apreciados conforme a lista abaixo: Boa sessão:

As aventuras dos Monkees em viagem psicodélica através de uma série de paródias de todos os gêneros de filmes importantes, incluindo os ocidentais, os musicais e os filmes de guerra. Essas traquinagens estilizadas são intercaladas com várias cenas surreais, como a seqüência clássica em que os Monkees são sugados por um aspirador gigante e depois vomitado como pedaços de caspa no cabelo do Victor Mature. Também atirados na mistura bizarra de clipes de comerciais de televisão, filmes clássicos e documentários do Vietnã.

Robert Eroica Dupea (Jack Nicholson) é um talentoso pianista clássico que rejeita seu modo de viver e passa a trocar constantemente de emprego e de relacionamentos, enquanto trabalha em um campo de petróleo e é infiel com Rayette Dipesto (Karen Black), sua namorada, uma mulher sexy mas pouco inteligente. Quando Robert fica sabendo que seu pai está morrendo ele decide voltar para casa, em companhia de Rayette. Quando chega ao seu destino conhece Catherine Van Ost (Susan Anspach), uma sofisticada mulher que o deixa dividido.

David Staebler é um homem solitário que mora com o pai idoso e sempre de pijama, na Filadélfia, e trabalha como locutor de rádio. Ele apresenta um programa transmitido nas madrugadas no qual fala textos inspirados em fatos de sua vida. Certo dia ,seu irmão mais velho Jason o chama à Atlantic City com urgência mas não entra muito em detalhes sobre o motivo. Ao chegar lá, David descobre que Jason está preso. O irmão diz que foi vitima de uma armadilha e pede a David que procure um homem chamado Lewis para ajudá-lo a se livrar. Ao sair da cadeia, Jason explica sobre seus planos de construir um cassino no Havaí. David não acredita que a ideia do irmão dará certo, mesmo Jason garantindo que Lewis, um poderoso mafioso negro da cidade para quem ele trabalha, irá ajudá-lo no investimento.

Um sindicato quer reconstruir um distrito inteiro, assim todas as casas foram compradas. Todas menos um pequeno ginásio, onde Joe Santos (Arnold Schwarzenegger) se prepara para o concurso de Mr. Universo no próximo mês. Assim o sindicato manda Craig Blake (Jeff Bridges), um playboy que se faz passar por empresário, para comprar o ginásio. Entretanto Craig começa a gostar das pessoas do ginásio e se apaixona por Mary Tate (Sally Field), a melhor amiga de Joe Santos.

Nos anos 30, em um posto de gasolina e restaurante à beira da estrada, Nick Papadakis (John Colicos), um grego que é o dono do estabelecimento, emprega Frank Chambers (Jack Nicholson), um andarilho. Em pouco tempo Cora Papadakis (Jessica Lange), a mulher dele, está tendo um obsessivo e apaixonado caso com Frank. Logo o casal de amantes conclui que a única forma de ficarem juntos e ter todo o dinheiro que ambos almejam é assassinar Nick.

Catharine (Theresa Russell) é uma beldade irresistível que meticulosamente prepara suas armadilhas. Alex (Debra Winger) é uma investigadora federal que trabalha com a mesma dedicação para desvendar o que ninguém suspeita: que essa mulher fatal atrai homens ricos para se casarem com ela, e depois os mata para herdar suas fortunas. Logo a obsessão de Alex pela misteriosa Catharine a leva cada vez mais irremediavelmente próximo do perigo.

Em 1860, o capitão Richard Burton (Patrick Bergin) e seu colega John Speke (Iain Glen) realizam uma perigosa expedição: uma longa e acidentada jornada em busca da nascente do rio Nilo, em nome do Império Britânico da Rainha Victória. O filme mostra o primeiro encontro deles, o surgimento da amizade e seu fim após a jornada.

Alex Gates (Jack Nicholson) é um negociante de vinhos que está com o casamento em crise e financeiramente se encontra em estado crítico. Ele planeja roubar, com a ajuda de um cúmplice, um colar de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com sua amante latina (Jennifer Lopez). Tudo parece dar certo, mas após uma séria briga com a esposa (Judy Davis) ele acaba perdendo a mala na qual se encontra a jóia. A partir deste momento a situação fica totalmente fora de controle.

1963. O envelhecido Philip Marlowe (James Caan) dá adeus supostamente ao seu duro passado, ao se casar com uma socialite, Laura (Dina Meyer), que é muito mais jovem e filha do milionário P.J. Parker (Joe Don Baker). Mas como o crime segue Philip, ele logo se envolve numa trama de assassinato e chantagem, onde um fotógrafo ameaça expôr antigas fotografias de uma stripper que agora está saindo com um bilionário. Logo Marlowe desconfia que seu novo sogro está também envolvido na trama.

Este suspense com toques de filme noir conta a história de um detetive de São Francisco, vivido por Samuel L. Jackson, que tenta ajudar uma amiga a achar sua filha desaparecida. Os acontecimentos o levam a uma complicada e perigosa trama. Durante a busca, o detetive mete-se numa fria, caindo na mão de violentos bandidos que planejam um golpe milionário. Entre eles, está o frio e calculista Tyrone(Skarsgaard) e a bela e fogosa Erin (Jovovich).


A Versátil lançou “Música no Cinema”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 3 aclamados cult-movies sobre música em inéditas versões restauradas, com uma hora e meia de vídeos extras, incluindo depoimentos e análises. Nesse primeiro volume, os filmes falam de música folk, glam rock e psicodelia pop. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1

☛ VELVET GOLDMINE
(Idem, 1998, 123 min.)
De Todd Haynes. Com Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers, Christian Bale.

Em 1971, o mundo assiste à explosão do glam rock, desafiando o machismo da flower generation com glitter e sons selvagens. No centro do estilo está Brian Slade, com sua sexualidade andrógina ultrajante, que forja a própria morte no auge do sucesso. Em 1984, um jornalista inglês decide fazer uma reportagem sobre o astro. Com referências a David Bowie, Lou Reed, Iggy Pop, Jobriath, entre outros, Todd Haynes (“Carol”) faz uma obra-prima. VERSÃO ESTENDIDA, com quase cinco minutos de cenas inéditas, recentemente restaurada no formato widescreen anamórfico, com todas as músicas traduzidas.

Disco 2

☛ ESTA TERRA É MINHA TERRA
(Bound for Glory, 1976, 147 min.)
De Hal Ashby. Com David Carradine, Ronny Cox, Melinda Dillon.

Magnífica cinebiografia dirigida por Hal Ashby (“Muito Além do Jardim”) sobre o lendário Woody Guthrie (1912-1967), um dos maiores nomes da música folk e o maior ídolo de Bob Dylan. Na Grande Depressão dos anos 30, ele percorreu a América, compondo músicas sobre a classe trabalhadora. Vencedor de 2 Oscar (Fotografia e Trilha Sonora) e indicado a outras quatro estatuetas (Filme, Montagem, Roteiro Adaptado, Figurinos).

☛ OS MONKEES ESTÃO DE VOLTA
(Head, 1968, 86 min.)

De Bob Rafelson. Com Peter Tork, Davy Jones, Micky Dolenz, Michael Nesmith.
Escrito e produzido por Jack Nicholson com direção de Bob Rafelson (“Cada um Vive como Quer”), esse marco do cinema da Nova Hollywood é uma verdadeira viagem psicodélica dos Monkees em uma série de paródias criativas a diferentes filmes, incluindo ainda cenas de documentários sobre o Vietnã e situações surrealistas.


Informações da edição:

Títulos em português: Velvet Goldmine, Esta Terra É Minha Terra, Os Monkees Estão de Volta
Títulos originais: Velvet Goldmine, Bound for Glory, Head
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra
Ano de produção: 1968-1998
Gênero: Musical
Direção: Toddy Haynes, Hal Ashby, Bob Rafelson
Elenco: Ewan McGregor, Christian Bale, Jonathan Rhys Meyers, David Carradine, Ronny Cox, Melinda Dillon, Peter Tork, Davy Jones, Micky Dolenz, Michael Nesmith
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 5.1, 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 356 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 16 anos

Extras: 

Especiais sobre os filmes (100 min.)

”Versátil

Tecnologia do Blogger.