7 FILMES SOBRE JULGAMENTOS PARA ASSISTIR HOJE


O número sete é visto como um número de grande espiritualidade. Representa os sete dias da semana e as sete cores do arco-íris. O 7 é o número da perfeição, integra os dois mundos e é considerado símbolo da totalidade do Universo em transformação.

Não à toa, um dos maiores filmes do cinema se chama... 7 samurais. Inclusive o sábio do filme dá a mesma justificativa quando perguntado sobre quantos guerreiros eram necessários para resolver a situação.

Sendo assim, nosso mais novo post, o 7 List, traz 7 filmes imperdíveis sobre temas populares. O filé mignon do cinema. Confira abaixo as 7 produções para fazer os olhos dos fãs de julgamentos brilharem: 

Direção: Sidney Lumet

Seguindo o encerramento do caso do julgamento do assassinato cometido por um adolescente, os membros do júri devem chegar a um consenso sobre qual será o veredito. Enquanto os 12 indivíduos estão fechados em uma sala para tomar uma decisão, onze deles votam pela condenação do réu, porém um deles acredita na inocência do jovem e tenta convencer os outros a mudarem seus votos, dando início a um conflito que ameaça inviabilizar o delicado processo que vai decidir o destino do acusado.

Direção: Stanley Kramer

Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.

Direção: Robert Mulligan

Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.
Para interpretar o personagem Arthur Radley, Robert Duvall ficou seis semanas sem pegar sol, já que o personagem estava há muito tempo em reclusão e não poderia aparecer bronzeado.

Direção: Carl Theodor Dreyer

A jovem camponesa Joana D'Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa pelas suas últimas horas de vida em que é capturada pelos ingleses, levada à prisão, torturada, vai à julgamento por heresia e por fim é executada. Durante todo esse tempo, ela sofre por causa das acusações e também devido ao abandono da Igreja Católica e dos seus compatriotas franceses.

Direção: Stanley Kramer

A história do 'Julgamento do Macaco', como ficou conhecido o caso do professor Scopes, processado criminalmente por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin em uma escola pública do Tennessee, em 1925. Durante o julgamento, que durou onze dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio, a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas.

Direção: Billy Wilder

Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e "supostamente" está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

Direção: Otto Preminger

No Michigan, Paul Biegler (James Stewart) é um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, Parnell McCarthy (Arthur O'Connell). Após ter recusado inicialmente, ele decide aceitar a defesa de Frederick Manion (Ben Gazzara), um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou Laura Manion (Lee Remick), sua mulher, mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa e que Laura, que tem uma reputação de promíscua, estava realmente tendo um caso com o atendente de bar assassinado, sendo que durante um acesso de ciúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.



A Versátil lançou  “12 Homens e uma Sentença”, a obra-prima de Sidney Lumet e o maior filme de tribunal de todos os tempos em Edição Definitiva Limitada, que traz esse clássico em inédita versão restaurada em alta definição em um disco Blu-ray (50Gb de dupla camada) e outro disco DVD com mais de quatro horas de vídeos extras legendados, incluindo especiais e documentários, além de um pôster e 2 cards exclusivos para colecionadores!!!

Disco 1 – BLU-RAY

- Versão restaurada (96 min.)
- Making of (23 min.)
- Especial (15 min.)

Disco 2 – DVD

Versão para TV dirigida por Frank Schaffner (51 min.), Apresentação da versão de TV (15 min.), Especial sobre a adaptação para o cinema (26 min.), Entrevistas de Sidney Lumet (23 min.), Especial sobre Sidney Lumet (10 min.), Especial sobre o autor Reginald Rose (15 min.), Análise sobre a fotografia do filme (38 min.), “Tragédia numa cidade Temporária”, episódio de TV dirigido por Sidney Lumet (55 min.), Trailer de cinema (2 min.).



Informações da edição:

Título: 12 Homens e uma Sentença
Título original: 12 Angry Men
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1957
Gênero: Drama
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley, E.G. Marshall, John Fiedler, Jack Klugman, Edward Binns, Joseph Sweeney, George Voskovec, Robert Webber
Resolução: 1080p High Definition
Idioma: Inglês
Áudio: LPCM 1.0 (filme de 1957) / Opção dublada
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.66:1
Tempo de duração: 96 min.
Região: A
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras:

Versão para TV dirigida por Frank Schaffner (51 min.), Apresentação da versão de TV (15 min.), Especial sobre a adaptação para o cinema (26 min.), Entrevistas de Sidney Lumet (23 min.), Especial sobre Sidney Lumet (10 min.), Especial sobre o autor Reginald Rose (15 min.), Análise sobre a fotografia do filme (38 min.), “Tragédia numa cidade Temporária”, episódio de TV dirigido por Sidney Lumet (55 min.), Trailer de cinema (2 min.).

”Versátil
Tecnologia do Blogger.