google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

THIAGO AMORA - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS

thiago-amora-7

Através das 7 perguntas capitais eu conheci o mundo, literalmente. Consegui conversar com pessoas que eu jamais imaginaria que seria possível. Foi um projeto incrível. São apenas 7 perguntas, mas que fornecem um pequeno mosaico da carreira e paixão do entrevistado (a) pelo cinema.

E hoje, com vocês o cinéfilo, colecionador Thiago Amora.

Boa sessão:


1) É comum lembrarmos com carinho do início da nossa relação com o cinema. Os filmes ruins que nos marcaram, os cinemas frequentados (que hoje, provavelmente, estão fechados), as extintas locadoras de VHS que faziam parte do nosso cotidiano.   Você é um apaixonado por cinema? Conte-nos um pouco de como é sua relação com a 7ª arte.

T.A.: Desde criança amava cinema, e principalmente entrar em uma locadora de vídeo. Anos atrás o acesso a filmes na internet não era como é hoje, então as referencias de filmes e suas continuações você só saberia ao entrar no paraíso que era uma locadora de filmes. Lembro a sensação fabulosa ao ver uma vídeo locadora, grande de dois andares, ou uma pequena num bairro isolado. Eu rodava Curitiba, minha cidade natal, tinha várias, e ao entrar em uma eu me perdia naquele mundo, era a melhor sensação da vida. E á partir disso minha paixão por cinema só aumentava, principalmente para o gênero do terror. Meu preferido. Quando cheguei aos meus 15 anos, comecei a colecionar filmes de terror em VHS, os quais tenho até hoje, e uma lembrança tão boa da minha vida que guardo com muito carinho.


2) Muitos adoram fazer listas de filmes preferidos. Outros julgam que é uma lista fluida. Para não te fazer enumerar vários filmes, nos diga  qual o filme mais importante da sua vida.  
E há uma razão para a produção que citar ser destacada?

T.A.: Puxa que pergunta difícil!! Há vários que marcaram minha vida, um deles, que por incrível que pareça não é terror (risos). É Labirinto - a Magia do Tempo. Aquela dublagem maravilhosa lançada pela Mundial Filmes em VHS é incrivelmente nostálgica. Eu e meu irmão adorávamos ver esse filme. Acredito que foi um bom momento da minha infância.


3) Cinéfilos fazem suas maluquices, gerando ao longo do tempo histórias interessantes, curiosas e às vezes engraçadas. Imagino que você tenha suas pérolas. Lembra de alguma história legal que tenha acontecido?

T.A.: Olha, fazem mesmo haha! Inclusive já fiz loucuras por conta de coleção. As vezes pegava um ônibus da meia noite pra chegar em São Paulo cedo, ir nas locadoras que encontrava lá só pra pegar as relíquias haha! Passava o dia rodando tudo pra pegar outro ônibus e voltar pra casa. Fiz isso também indo a Porto Alegre. Não tem como esquecer, foram momentos cansativos e que guardo no coração. O mais legal é que quando ia nessas aventuras, tinha amigos que sempre topavam ir, em especial que sempre estava presente é uma grande amiga minha de infância (risos)!


4) Se pudesse, por um dia, ser um diretor(a) dos (as) mais famosos (as) do cinema, e através deste dia, ver pelos olhos dele (a), uma obra prima sendo realizada, qual seria o diretor (a) e o filme? 

T.A.: Tem tantos filmes que considero obra-prima que nem sei como responder sua pergunta (risos). Mas citando uma obra inesquecível, recente, acho que Sam Raimi fez em "Arraste-me para o inferno" um trash movie atual e super divertido, que adoraria ter visto com seus olhos esse filme!


5) Coleciona filmes, CDs ou algo relacionado à 7ª arte? Quem curte cinema, costuma ter suas relíquias em casa...

T.A.: Coleciono filmes desde meus 15 anos mais ou menos! Comecei com vhs, da qual coleciono até hoje, e é uma mídia que sou apaixonado demais! Acredito que o VHS marcou gerações, e por isso esse apreço todo! Quando começou o DVD no início dos anos 2000 uma leva grande de filmes de horror estavam sendo lançados, é isso foi uma grande expectativa pra nós colecionadores do cinema do horror, achando que muita coisa ia sair pra cá tbm… infelizmente não foi bem assim. E realmente quem curte cinema tem suas relíquias em casa sim! 

Eu tenho um quartinho bem especial em casa, ontem montei algo como se fosse uma “locadora de vídeo”, com prateleiras no corredor e nas paredes, suportando meus VHS de filmes de horror, DVDs e BLU RAY’s, junto com os action figures de alguns personagens bem especiais, como o palhaço assassino do espaço sideral e a alguns da galera da saga de o mestre dos brinquedos, da full moon! Alguns pôsteres de cinema da época tbm, como o super clássico DIA DOS NAMORADOS MACABRO e PSICOSE 2, ambos pôsteres são enormes e preciso enquadrar!


6) Dos objetos que possui, há algum que precisou fazer alguma loucura para possuir?

T.A.: Já sim, algumas histórias (risos), na época que colecionava fitas, que ainda existiam algumas locadoras de vídeo por ai.... Eu ia para Porto Alegre, São Paulo atrás dos filmes, às vezes fazia somente bate a volta. Era um cansaço sem fim. E uma vez, eu tinha uma luva do Freddy Krueger, do primeiro filme, linda, tinha ganhado mas estava louco pelo DVD do filme O Ataque dos vermes malditos, lançado por aqui em 2001, é um produto bem difícil de achar, e hoje tem gente vendendo o filme por 300 reais ou mais... e acabei trocando essa luva, pelo DVD do filme (risos).

M.V.: Ataque dos vermes malditos é um dos filmes que mais assisto, até hoje, que inclusive esta na Netflix. Curioso como aquele filme B cativou os cinéfilos na época.


7) Para finalizar, deixe uma frase famosa do cinema que te represente.

T.A.: Bem-vindo ao horário nobre, Perua! Freddy Krueger em A hora do pesadelo 3

M.V.: Obrigado amigo. Sucesso.


Tecnologia do Blogger.