MIYAMOTO MUSASHI NO CINEMA / TV

miyamoto-musashi-no-cinema-tv

Imaginem se a história da épica luta entre King Kong e Godzilla tivesse mesmo acontecido? Seria incrível não é? Bom, não aconteceu. Mas muitas batalhas épicas levadas aos cinemas nipônicos foram baseadas em lutas igualmente épicas e reais. Como os 47 Ronins, exaustivamente explorados ao longo das décadas e  ... Miyamoto Musashi.

Sai Gojira entra Kojiro. Sai Kong entra Musashi. Na imagem abaixo pode ver a importância deste duelo na história samurai japonesa. Ela aconteceu em 1612. Sasaki Kojiro fundou o estilo Ganryu e conhecido como um dos mais habilidosos samurais de todos os tempos.

Musashi viveu entre 1584 à 1645 e suas histórias ganharam fama com o tempo, tornando-o um dos mais famosos e queridos samurais da história. Ele viveu em uma época de transição entre espadas e armas de fogo (podemos ver este mesmo momento em Sete Samurais). Ele foi a representação máxima da virilidade masculina da época, justamente por ser a figura com a espada apenas e ainda assim obter destaque relevante.


Nesta época, era comum os samurais perambularem, meio estilo Red Dead Redemption (game famoso da nova geração), buscando combates aleatórios e fama. Musashi era um samurai que buscava conhecimento. Melhorar suas técnicas. Aprender.  As batalhas dele contra o clã Tokugawa foram tão marcantes que viraram filmes.

Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin era seu nome  de batismo, e o Miymoto vem da aldeia em que ele nasceu. Podemos conhecer muito da história deste grande mito através dos filmes que contam sua vida. Da lista abaixo, 9 são especialmente importantes. Uma trilogia com Toshiro Mifune e os seis filmes de Tomu Uchida.

As histórias foram transformadas em livros. Livros em filmes. E como sabemos, quem conta um ponto aumenta um ponto. Mas sábio mesmo era John Ford, que sabia que se a história real fosse menos interessante que a lenda. Imprimia-se a lenda.

Vamos aos filmes:

➤Direção: Kenji Mizoguchi

Shinobu e seu irmão Genichiro pleiteiam com o famoso espadachim Musashi Miyamoto para lhes ensinar a técnica para vingar a morte do pai deles. Os assassinos vêem os irmãos praticando com Miyamoto, e assim pedem a ajuda de outro poderoso espadachim, Kojiro Sasaki, que dão uma desculpa para Sasaki batalhar contra Miyamoto.

➤Direção: Hiroshi Inagaki

Ao lado do amigo Matahachi, o jovem órfão Takezo deixa seu vilarejo para se juntar ao exército e enfrentar uma batalha. Vendo-se perdedores, os dois procuram abrigo numa casa isolada onde vive a viúva Oko e sua filha Akemi. Oko acaba seduzindo Matahachi, que cai na tentação da mulher e se esquece de seu noivado com Otsu. Logo Oko, Matahachi e Akemi partem para viver em outro local, enquanto Takezo resolve voltar ao seu vilarejo. Lá ele narra os acontecimentos à família de Matahachi, que além de não aceitar os fatos ainda condena o jovem Takezo por traição. Ele será salvo da morte por um monge que irá ensinar ao rapaz o código dos samurais. O destino acaba colocando Otsu e Takezo no mesmo caminho. Apaixonada, ela promete a ele que irá esperar seu retorno como um cavaleiro errante.

➤Direção: Hiroshi Inagaki

Anos depois de começar sua jornada para tornar-se um grande espadachim, Musashi volta a Kyoto para desafiar o líder da maior escola de esgrima da região. Para provar seu valor e suas habilidades, ele cai de propósito numa emboscada armada pelos seguidores da Escola Yashioka. Enquanto isto, seus feitos são observados atentamente por Sasaki Kojiro, um lutador brilhante e habilidoso, que acredita-se capaz de derrotar Musashi.

➤Direção: Hiroshi Inagaki

Musashi decide abandonar sua vida como guerreiro errante, e passa a viver nos arredores de uma vila cultivando vegetais. Não demora até que Otsu e Akemi o encontrem, e passem a disputar seu amor. Paralelamente Musashi é desafiado por Sasaki Kojiro, com quem promete duelar dentro de um ano. Nesse meio tempo, enquanto se prepara para o duelo, o samurai é forçado a enfrentar um grupo de bandidos que ataca a vila que o acolheu, e conforme o dia de seu maior desafio se aproxima, vê-se obrigado a tomar uma resolução que concilie ou não seu amor por Otsu e sua paixão pelo caminho do guerreiro.

➤Direção: Tomu Uchida

Depois que Takézo (Musashi) e seu amigo Matahachi acabam no lado perdedor da Batalha de Sekigahara, Matahachi decide começar uma nova vida com uma mulher mais velha. Quando Takézo volta para casa para contar ao noivo de Matahachi, Otsu, e à mãe, Obaba, o que aconteceu, ele acaba sendo caçado como fugitivo - e pendurado no topo de uma árvore por um monge enigmático

➤Direção: Tomu Uchida

Após três anos de estudo, Takézo se transformou em um samurai bem educado e ganhou um novo nome - Miyamoto Musashi. Apesar de seu amor por Otsu, ele decide continuar seu treinamento desafiando os espadachins do Yoshioka Dojo e os lanceiros do templo Hozo'in

➤Direção: Tomu Uchida

As tentativas de Musashi de organizar um duelo com o renomado mestre Yagyu Sekishusai o colocaram no lado ruim de todos os alunos do mestre, e levou ao desenvolvimento de sua famosa técnica de duas espadas. Enquanto isso, o homem que se tornará seu maior rival, Sasaki Kojiro, faz a sua primeira aparição.

➤Direção: Tomu Uchida

Após o encontro amistoso de Musashi com Otsu, onde ele finalmente confessa seus verdadeiros sentimentos, seu confronto com o Yoshioka Dojo atinge seu clímax quando ele enfrenta  todos os 73 membros em um único duelo. E sempre perto está Kojiro, agora convencido de que apenas Musashi é um adversário digno

➤Direção: Tomu Uchida

Musashi concorda em duelar com Kojiro. Enquanto ele viaja para a ilha de Ganryu para o duelo mais famoso da história japonesa, personagens familiares, alguns bons, outros ruins,  o encontrarão pelo caminho. Enquanto isso, os apoiadores de Kojiro estão ocupados planejando, se Musashi vencer, eles pretendem garantir que ele não desfrute de sua vitória por muito tempo!

➤Direção: Tomu Uchida

Nesta história do lendário espadachim japonês Miyamoto Musashi, leva o viajante a entrar em conflito com um adversário que empunha uma corrente e uma foice, o que assusta  Musashi um pouco.  Mas um duelo será inevitável.
Único filme da série considerado não canônico, apesar de realizado pelo mesmo diretor dos anteriores.

➤Direção: Yuji Murakami

A clássica história na ilha Ganryu entre Musashi e Kojiro. Depois da batalha de Sekigahara, ficou claro que a "idade das espadas" se tornou a "idade das armas de fogo", no 16º Ano de Keityo (1611). Com a entrada de Kojiro a um importante clã, os partidários das armas de fogo perdem poder diante de sua destreza com a espada. Mas o filho do senhor do clã não deixará que isso aconteça, e busca pelo país o único homem capaz de derrotá-lo, Musashi, para um duelo onde, em seus planos, nenhum dos dois deve sair vivo.

➤Direção: Mizuho Nishikubo

Um pesquisador tenta desmistificar a falsa imagem do lendário Miyamoto Musashi criada por séculos de dados contraditórios. Miyamoto Musashi, reverenciado como um espadachim inigualável e autor de "O Livro dos Cinco Anéis", vivia obcecado com a disciplina e estratégia. Depois de anos de biografias, filmes e mitificação, o grande Mamoru Oshii veio a promover um documentário engraçado e profundo que combina as técnicas de animação mais diversas, com rigor histórico e narrativa cantada. Um projeto complexo que oferece uma nova visão de uma figura histórica única e que mais uma vez coloca o autor de Ghost in the Shell como o incorrigível do cinema de animação japonês.

➤Direção: Ryosuke Kanesaki

Miyamoto Musashi deixou sua aldeia e foi lutar na batalha de Sekigahara junto com seu amigo Matahachi, mas depois acabaram se desencontrando. Ele volta para a aldeia para avisar a família de Matahachi sobre o acontecimento. No vilarejo, ele é perseguido por pessoas de lá. Musashi torna-se desgastado fisicamente e mentalmente. Neste momento, Soho Takuan aparece na frente de Musashi. Ele, então, reconstrói sua vida com sua espada. Baseado no romance "Miyamoto Musashi", de Eiji Yoshikawa.

A Versátil lançou “Cinema Samurai vol. 8”, luva reforçada com 4 DVDs que reúne os seis filmes da aclamada série “Miyamoto Musashi”, do mestre Tomu Uchida (“A Lâmina Ensanguentada”) com o astro Kinnosuke Nakamura (“Tirania”). É a mais fiel e completa adaptação do popular romance de Eiji Yoshikawa sobre a vida de Miyamoto Musashi (1584-1645), o maior samurai de todos os tempos. Quase uma hora de extras, com análises de cada filme. Edição Limitada com 6 cards.

DISCO 1

MIYAMOTO MUSASHI
(Miyamoto Musashi, 1961, 110 min.)
De Tomu Uchida. Com Kinnosuke Nakamura, Akiko Kazami, Wakaba Irie.

Após estar do lado derrotado na Batalha de Sekigahara (1600), Musashi, ainda conhecido como Shinmen Takezo, e um amigo conhecem uma mãe e sua filha.

☛ESPADAS DA MORTE
(Shinken shobu, 1971, 72 min.)
De Tomu Uchida. Com Kinnosuke Nakamura, Rentaro Mikuni, Teruo Matsuyama.

O sexto e último filme de Uchida sobre Musashi não é parte oficial da série, mas é uma ótima aventura sobre a luta do samurai contra um inimigo perigoso.


DISCO 2

MIYAMOTO MUSASHI II: DUELO NO MORRO HANYA
(Miyamoto Musashi: Hannyazaka no ketto, 1962, 107 min.)
De Tomu Uchida. Com Kinnosuke Nakamura, Wakaba Irie, Isao Kimura.

A saga continua quando, após três anos de meditação e estudos, Takezo deixa o Castelo de Himeji para dar início à sua jornada de guerreiro samurai.

MIYAMOTO MUSASHI III: O NASCIMENTO DO ESTILO NITO-RYU
(Miyamoto Musashi: Nitoryu kaigen, 1963, 104 min.)
De Tomu Uchida. Com Kinnosuke Nakamura, Wakaba Irie, Isao Kimura.

Miyamoto Musashi continua em seu aprendizado do caminho do samurai e temos a introdução de seu arquirival: o mestre espadachim Sasaki Kojiro.

DISCO 3

MIYAMOTO MUSASHI IV: CONTRA TODOS NO TEMPLO ICHIJOJI
(Miyamoto Musashi: Ichijoji no ketto, 1964, 128 min.)
De Tomu Uchida. Com Kinnosuke Nakamura, Wakaba Irie, Isao Kimura.

Miyamato Musashi enfrenta sozinho os espadachins da escola Yoshioka, numa batalha épica contra 73 homens, sob o olhar atento do seu rival Sasaki Kojiro.

DISCO 4

MIYAMOTO MUSASHI V: DUELO AO ALVORECER
(Miyamoto Musashi: Ganryu-jima no ketto, 1965, 121 min.)
De Tomu Uchida. Com Kinnosuke Nakamura, Ken Takakura, Wakaba Irie.

Na conclusão da saga, acompanhamos a batalha final na Ilha de Ganryu entre dois lendários samurais, Miyamoto Musashi e Sasaki Kojiro.


Informações técnicas:

Títulos em português: Miyamoto Musashi, Espadas da Morte, Miyamoto Musashi II: Duelo no Morro Hanya, Miyamoto Musashi III: O nascimento do estilo nito-ryu, Miyamoto Musashi IV: Contra Todos no Templo Ichijoji, Miyamoto Musashi V: Duelo ao Alvorecer
Títulos originais: Miyamoto Musashi, Miyamoto Musashi: Hannyazaka no ketto, Miyamoto Musashi: Nitoryu kaigen, Miyamoto Musashi: Ichijoji no ketto, Miyamoto Musashi: Ganryu-jima no ketto, Shinken shobu
País de produção: Japão
Ano de produção: 1961-1971
Gênero: Aventura
Direção: Tomu Uchida
Elenco: Kinnosuke Nakamura, Akiko Kazami, Wakaba Irie, Isao Kimura, Ken Takakura
Idioma: Japonês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 2.35:1
Tempo de duração: 642 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras: Análises dos filmes e trailers de cinema (48 min.)

E a VERSÁTIL HOME VÍDEO não deixou por menos e lançou também os outros 3 do Mifune, como podem ver na imagem abaixo. E pode ser adquirido também no site deles e nas melhores lojas especializadas.



Tecnologia do Blogger.