ROBERT WISE - 10 FILMES ESSENCIAIS

robert-wise-10-filmes-essenciais

O mestre dos magos.

Wise era um gênio. Conseguiu "passear" por diversos gêneros de forma brilhante. Este aspirante a jornalista, começou como editor de som em "O delator", obra prima de John Ford. Depois fez edição em Cidadão Kane, Soberba e outros. Zerou a vida não é? Nada... 3 anos depois, Val Lewton o colocou em "A Maldição do Sangue de Pantera". O resto é história. São tantos clássicos, que uma lista de 10 é absolutamente injusta.

Para Wise, conectar-se ao espectador era a parte mais importante de se fazer um filme. 

Em sua derradeira participação no cinema da vida Wise sofreu um ataque cardíaco e foi levado às pressas para o Centro Médico da UCLA , onde morreu de insuficiência cardíaca em 14 de setembro de 2005, quatro dias após seu aniversário de 91 anos.

Seu legado é irretocável.

Boa sessão:


Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal que ameaça a Terra é a U.S.S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, mas um perigo não previsto pode destruir a U.S.S. Enterprise e toda a sua tripulação.


Um satélite espacial cai em uma pequena cidade na Terra. Por causa da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. Eles descobrem que entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.


No final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.


O Dr. Markway (Richard Johnson) faz uma pesquisa para provar a existência de fantasmas e com isso se interessa pela Hill House, uma mansão com 90 anos localizada na Nova Inglaterra e que tem em sua história mortes, violência e loucura. Junto com ele estão Luke Sanderson (Russ Tamblyn), um cético que está para herdar a casa, a misteriosa e clarividente Theodora (Claire Bloom) e a insegura e carente Eleanor Lance (Julie Harris), cujos dons psíquicos a transformam no instrumento de ligação com os espíritos da velha mansão. Gradativamente fica óbvio que eles encontraram algo muito maior e aterrorizante do que poderiam imaginar.


No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.


Um crime acontece: uma senhora viúva é morta. Dois homens são presos acusados de serem os responsáveis pelo crime. Para eles, foi Barbara Graham quem os denunciou. Ela é uma mulher socialmente mal vista por ser boemia e por já ter cometido alguns pequenos crimes. Eles, por vingança, culpam-na pelo assassinato. Barbara é condenada à pena de morte e agora está desesperada tentando salvar a sua vida.


Klaatu é um ser que vem do espaço trazendo uma mensagem para o povo da Terra. Depois de ser recebido de forma nada amigável, ele tenta reunir todos os líderes das nações para uma reunião, mas sem sucesso. Enquanto isso deixa sua nave sob os cuidados de seu robô Gort e se infiltra no meio dos americanos, para tentar entender melhor o povo da Terra. Sob o pseudônimo de Sr. Carpenter, faz amizade com um garoto da pensão em que se hospeda, e também com sua mãe, Helen. Agora sua esperança é poder reunir os líderes científicos do planeta através do Professor Barnhardt, já que os políticos não parecem colaborar. É claro que ele não contava com a curiosidade e ignorância dos terráqueos.


Bill "Stoker" Thompson é um boxeador que, apesar das relutâncias de sua esposa (Audrey Totter), está se preparando para a luta que ele acredita que será a reviravolta de sua carreira. O seu ambicioso agente, Tiny (George Tobias), aceitou uma proposta de um grupo de gângsters contra Stoker, grupo esse liderado por Little Boy (Alan Baxter), que investiu muita grana na vitória do oponente.


Na Edinburgo de 1831, o Dr. MacFarlane contrata um taxista para desenterrar corpos e trazê-los para que possa fazer suas experiências. Com o aumento da segurança nos cemitérios, o taxista torna-se um assassino para conseguir os corpos e Joseph, um vigia, flagra uma das mortes e aborda Gray, o qual sugere uma parceria para que não o entregue às autoridades.


Amy Reed (Ann Carter) é a solitária filha de 6 anos de Oliver (Kent Smith) e Alice (Jane Randolph). Ela deixa o pai sempre preocupado, pois é uma menina com uma imaginação muito fértil e não sabe diferenciar fantasia da realidade, o que acaba fazendo com que não tenha amigos de sua faixa etária. Oliver se preocupa porque a filha começa a exibir tendências psicopatas semelhantes às de Irena (Simone Simon), a falecida esposa de Oliver. Alice e a Srta. Callahan (Eve March), a professora de Amy, tentam ajudar, mas ela prefere a companhia da idosa Julia Farren (Julia Dean), uma ex-atriz louca que vive em uma mansão com Barbara (Elizabeth Russell), sua filha neurótica que sente um ciúme doentio de Amy, ao ponto de planejar machucar a menina.

➤Menções honrosas: O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966), Homens em Fúria (1959), Um Homem e Dez Destinos (1953).



A Versátil lançou “Filme Noir vol. 16”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos do gênero, com as inéditas versões restauradas de “Punhos de Campeão”, de Robert Wise, “Maldição”, de Fritz Lang, e “O Beijo da Morte”, de Henry Hathaway. Duas horas de extras, incluindo “Uma Estranha Aventura” (“When Strangers Marry”, 1944), filme “B” noir do lendário William Castle (“A Casa dos Maus Espíritos”) com o astro Robert Mitchum. Edição Limitada com 6 cards.

DISCO 1

☛ PUNHOS DE CAMPEÃO
(The Set-Up, 1949, 73 min.)
De Robert Wise. Com Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias.

Acompanhamos em tempo real um decadente boxeador cujo empresário recebe propinas de gângsteres para garantir sua derrota na próxima luta. O maior dos filmes noir de boxe. Comentários em áudio de Robert Wise e Martin Scorsese.

☛ MALDIÇÃO
(House by the River, 1950, 88 min.)
De Fritz Lang. Com Louis Hayward, Lee Bowman, Jane Wyatt.

Um escritor desequilibrado mata uma empregada, após ela resistir ao seu assédio. E, com a ajuda do irmão, esconde o corpo da vítima. Lang mistura magistralmente filme noir de época e gótico sulista nessa pequena obra-prima.


DISCO 2

☛ ANGÚSTIA
(The Locket, 1946, 85 min.)
De John Brahm. Com Robert Mitchum, Laraine Day, Brian Aherne.

Pouco antes de seu casamento, o noivo fica sabendo de uma história complicada que retrata sua noiva como uma mulher diabólica e desequilibrada. Labiríntico filme noir psicológico com flashbacks dentro de flashbacks.

☛ A CASA VERMELHA
(The Red House, 1947, 100 min.)
De Delmer Daves. Com Edward G. Robinson, Lon McCallister, Judith Anderson.

Um velho e sua irmã escondem, da filha adotada, um terrível segredo sobre uma abandonada casa de fazenda no meio da floresta. Pérola noir de atmosfera gótica com direção do mestre Delmer Daves (“Galante e Sanguinário”).

DISCO 3

☛ O BEIJO DA MORTE
(Kiss of Death, 1947, 99 min.)
De Henry Hathaway. Com Victor Mature, Brian Donlevy, Richard Widmark.

Nick Bianco é preso durante um assalto. Inicialmente, ele se recusa a entregar os comparsas, mas um evento mudará tudo... Excelente filme noir realista que marca a estreia de Richard Widmark, indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante.

☛ NA BOCA DO LOBO
(Appointment with Danger, 1951, 91 min.)
De Lewis Allen. Com Alan Ladd, Phyllis Calvert, Paul Stewart.

Ao investigar a morte de um colega de trabalho, um violento inspetor postal descobre que a única testemunha do crime, uma freira, está sendo perseguida por assassinos. Eletrizante e sombrio filme noir com o astro Alan Ladd.


INFORMAÇÕES DA CAIXA:

Títulos em português: Punhos de Campeão, Maldição, Angústia, A Casa Vermelha, O Beijo da Morte, Na Boca do Lobo, Uma Estranha Aventura
Títulos originais: The Set-Up, House by the River, The Locket, The Red House, Kiss of Death, Appointment with Danger, When Strangers Marry
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1944-1951
Gênero: Policial
Direção: Robert Wise, Fritz Lang, John Brahm, Delmer Daves, Henry Hathaway, Lewis Allen, William Castle
Elenco: Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias, Louis Hayward, Lee Bowman, Jane Wyatt, Victor Mature, Brian Donlevy, Richard Widmark, Robert Mitchum, Laraine Day, Brian Aherne, Edward G. Robinson, Lon McCallister, Judith Anderson, Alan Ladd, Phyllis Calvert, Paul Stewart, Kim Hunter, Dean Jagger
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 536 min.
Região: 4
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

EXTRAS:

Filme “Uma Estranha Aventura” (When Strangers Marry, 1944, 67 min.), de William Castle, Especiais sobre os filmes e trailers (54 min.)

Adquira aqui 
”Versátil

Tecnologia do Blogger.