google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "PARCEIROS DO SILÊNCIO (1978)"

parceiros-do-silencio-1978

O filme é uma pérola das obras estilo "gato e rato", que se caracteriza, basicamente, por uma pessoa perseguindo a outra durante boa parte da história. Parceiros do silêncio (ou Sócio do silêncio) é uma destas produções inesquecíveis por vários motivos.

Na história, ao descobrir que um assaltante irá roubar o banco em que trabalha, Miles aproveita para pouco tempo antes desviar uma grande quantia de dinheiro para si, assim a culpa cairá apenas no assaltante Reikle, que comete o roubo, mas logo percebe que a quantia roubada foi muito menor do que o esperado. Ele então começa a ir atrás das respostas.

É um grande momento de Plummer e Gould no cinema. 

Abaixo leia 10 curiosidades bem interessantes sobre a produção:

1)  A frase na capinha de VHS/DVD dá época anunciou este filme como sendo o primeiro filme do ator canadense John Candy (que em 4 de março de 1994, durante as filmagens "Dois contra o Oeste" sofreu um ataque cardíaco fulminante). Mas esta informação foi errada, já que ele havia começado a sua carreira como ator em 1972 e  fez 5 filmes antes deste. 


2)  Este filme é um remake do filme dinamarquês "Pense em um número (1969)", dirigido por Palle Kjærulff-Schmidt. O filme dinamarquês, por sua vez, tem ecos da produção de 1957, O Estranho Sr. Steve, dirigido por Raymond Bailly e com Lino Ventura e  Jeanne Moreau. Já o filme de 57 foi baseado em La Revanche des Medíocres, do escritor Marcel-Georges Pretre.


3) Primeiro filme produzido pela Carolco Pictures (Carolco Entertainment) dos lendários Mario Kassar e Andrew Vajna. Eu conto a história dela no abaixo. Só clicar na imagem!!!



4)  O personagem de Elliott Gould, Miles Cullen, esconde o dinheiro em uma lancheira do Super-Homem. A co-estrela Susannah York interpretou a mãe de Superman nos dois primeiros filmes de Superman, Superman: O Filme (1978) e Superman II: A Aventura Continua (1980). Inclusive, Superman e Parceiros do silêncio são do mesmo ano. 


5)  O fato da trama ser uma história de assalto na época do Natal inspirou o livro de  Roderick Thorp, Nothing Lasts Forever, de 1979 a também situar a trama na mesma época. E para quem não conhece, o livro foi adaptado para o cinema em 1988, no filme que hoje tem fama justamente de ser o maior filme de Natal da história: Duro de matar. 


6) O protagonista Elliott Gould realizou uma exibição particular para o lendário mestre do suspense Alfred Hitchcock, que adorou o resultado. O último filme dirigido por Hitch foi Trama macabra, de 1976. Em 1980, apenas dois anos depois da sessão com Gould, Alfred faleceu aos 80 anos...


7)  Nos créditos, podemos ver o nome do roteirista Curtis Hanson, que veio a ser tornar o renomado diretor de sucessos como Garotos incríveis, Los Angeles- cidade proibida, 8 Mile: Rua das ilusões e A mão que balança o berço. Ele, que faleceu precocemente em 2016 por  Demência frontotemporal, também roteirizava filmes e trabalhou em filmes como Cão Branco, Os lobos nunca choram e O Altar do diabo.  


8) Oscar Emmanuel Peterson foi um pianista de jazz canadense, considerado por muitos críticos como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos. Suas músicas são usadas desde sempre no cinema, mas está em "Parceiros do silêncio" sua única trilha feita especialmente para uma produção.


9)  Este filme é considerado um filme de Canuxploitation. Se não sabe o que significa, só clicar no link abaixo (em breve) para ter acesso a uma matéria completa.


10)  E por fim e não menos importante, a atriz Céline Lomez (que no filme faz Elaine, a vítima do "aquário" no final) é a cara da falecida atriz brasileira Sandra Bréa. Vou postar umas fotos abaixo e se eu tiver sorte, vou achar algumas que verá que elas são quase idênticas.  



Tecnologia do Blogger.