13 CURIOSIDADES DO FILME "ENIGMA DO OUTRO MUNDO (1982)"

the-thing-13-curiosities

O homem é o lugar mais quente para se esconder

Enigma do outro mundo é um daqueles felizes casos em que um remake supera o original. O filme, reconhecido como tal com o tempo, conta a história de homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação.

Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.

Leia abaixo 13 curiosidades sobre o filme:


1) Este filme se tornou parte da cultura na Antártica. É uma tradição de longa data em todas as estações de pesquisa da Antártica Britânica assistir O Enigma de Outro Mundo (1982) como parte de sua festa e celebração no meio do inverno, realizada todo dia 21 de junho.


2) O cão norueguês no filme era chamado de Jed . Ele era uma raça meio lobo.  Jed era um excelente ator, nunca olhando para as câmeras, bonecos ou os membros da tripulação. Jed, no entanto, não é o cachorro visto na cena inicial da perseguição, onde o norueguês está tentando matá-lo. Esse era outro cachorro pintado para se parecer com ele.


3) O trabalho de cada homem no Outpost 31é o seguinte: Garry: gerente da estação. MacReady, piloto de helicóptero. Blair, biólogo. Fuchs, biólogo assistente. Bennings, meteorologista. Norris, geólogo. Cobre, ​​médico. Clark, treinador de cães. Childs, mecânico chefe. Palmer, assistente mecânico e piloto de helicóptero em treinamento. Windows, operador de rádio. Nauls, cozinheiro. 


4) Uma mega coincidência aconteceu com nomes de personagens. Dois deles são apelidados de "Mac" (apelido abreviado de MacReady) e "Windows" (apelido inspirado no fato de que o personagem sempre usa óculos). Os nomes são associados às duas mais famosas marcas de computador: Apple e da Microsoft, porém foi pura coincidência. O ator Thomas G. Waites (que entrevistei) falou que ele apareceu durante os ensaios usando óculos escuros e disse a John Carpenter: "Quero que todos me chamem de Windows a partir de agora". Por uma razão que nenhum dos atores descobriu, Carpenter concordou e deixou isso no filme.


5) Não há nenhuma personagem feminina no filme (até o original de 1951 tinha personagens femininas). Segundo o diretor John Carpenter, na equipe técnica havia apenas uma mulher, que teve que deixar as filmagens antes que elas fossem concluídas por estar grávida. Em seu lugar foi contratado mais um homem.


6) Keith David usa luvas durante a maior parte do filme. Isso porque ele quebrou uma das mãos em um acidente de carro e precisou encobrir.

7) O efeito da respiração no frio emitido por Kurt Russell foi feito com o ator dando tragadas em cigarros, para a respiração ficar mais visível.


8) A trilha composta e não utilizada neste filme foi mais tarde utilizada por Ennio Morricone no filme Os 8 odiados, de Quentin Tarantino.
Ironia - Parte 1: A trilha sonora de Morricone para o filme de Carpenter foi indicada para o Framboesa de Ouro, enquanto sua trilha sonora para o filme de Tarantino ganhou um Oscar.
Ironia - Parte 2: Foi o único Oscar na carreira deste mestre magistral que compôs trilhas absolutamente inesquecíveis.



9) O homem que se inclina para fora do helicóptero na cena de abertura é Larry Franco , que também atuou como produtor associado do filme e primeiro assistente de direção. Ele era  cunhado de Kurt Russell. Larry e Jill Russell eram casados na época e tiveram 3 filhos. Divorciaram-se em 1984.


10) Tobe Hooper foi originalmente escalado para dirigir e co-escrever o filme antes de John Carpenter se tornar oficialmente o diretor. Ele já estava na pré-produção. A versão de Hooper teria sido drasticamente diferente da versão Carpenter, apresentando um alienígena que não se transforma ou assimila suas vítimas. A história seguiria a linha de Moby Dick, com o personagem principal semelhante a Ahab chamado "O capitão", que parte em uma missão para encontrar e matar "A coisa". O filme teria servido tanto como continuação quanto como refilmagem do filme de 1951, com pouca influência da novela de John W Campbell Jr.. Hooper também queria que o filme fosse uma comédia de horror sombrio com humor de palhaçada. O produtor Drew Turner ficou chocado com esta versão campal e acabou demitindo Hooper, que foi direto para Poltergeist, sucesso no ano (muito maior que Enigma do outro mundo).


11) Este foi o terceiro e último filme escrito por Bill Lancaster, filho de ninguém menos que o ator Burt Lancaster.  Os outros dois foram "Garotos em ponto de bala (1976) e sua segunda sequência, de 1978.  Bill faleceu de ataque cardíaco aos 49 anos em 1997, apenas 3 anos depois do pai, aos 80. Curiosamente, Burt Lancaster interpretou Wyatt Earp em Sem Lei e Sem Alma (1957) enquanto Kurt Russell fez o mesmo personagem em Tombstone, lançado em 1993, e em 1994 no Brasil, ano em que Lancaster morreu. 


12) O computador estima que, assim que o organismo atingir a civilização, todos serão exterminados em 27.000 horas. Isso equivale a 1.125 dias ou três anos e um mês.


13) A cena em que MacReady destrói o computador por perder no xadrez, derramando uísque nele, reflete o jogo metafórico de xadrez jogado pelo resto do filme, e como ele destruirá o jogo. Ele queimará toda a instalação, para impedir que seu oponente vença. Observe como, no final, que ele entrega uma bebida a Childs.

.

A Versátil lançou “Carpenter Essencial”, estojo com luva especial com 2 discos Blu-ray, que reúne três clássicos de terror em inéditas versões restauradas do mestre John Carpenter, além de mais de quatro horas de extras. Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 1
.
O ENIGMA DE OUTRO MUNDO
(The Thing, 1982, 108 min.)
Com Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David.

Neste remake de “O Monstro do Ártico” (1951), pesquisadores numa base remota na Antártica são atacados por um alienígena mutante que assume a aparência de suas vítimas. Sensacional mistura de ficção científica e terror, essa obra-prima de John Carpenter é um dos filmes fundamentais dos anos 80.
.
DISCO 2.

☛ A BRUMA ASSASSINA
(The Fog, 1980, 90 min.)
Com Adrianne Barbeau, Jamie Lee Curtis, Janet Leigh.

Uma névoa sobrenatural encobre uma cidadezinha litorânea exatamente cem anos após um navio ter naufragado misteriosamente em suas águas.
.
☛ CHRISTINE, O CARRO ASSASSINO
(Christine, 1983, 110 min.)

Com Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul.
Nessa adaptação de Stephen King, um nerd compra e restaura um carro antigo dotado de uma mente maligna, que matará aqueles que fizerem mal ao seu novo dono.
.
VÍDEOS EXTRAS: Documentários sobre “O Enigma do Outro Mundo” (161 min.), Especiais sobre “A Bruma Assassina” e “Christine – O Carro Assassino” (93 min.)


Informações técnicas:

Títulos: O Enigma de Outro Mundo, A Bruma Assassina, Christine, o Carro Assassino
Títulos originais: The Thing, The Fog, Christine
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1980-1983
Gênero: Terror
Direção: John Carpenter
Elenco: Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David, Adrianne Barbeau, Jamie Lee Curtis, Janet Leigh, Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul
Resolução: 1080p High Definition
Idioma: Inglês, Português (apenas Christine)
Áudio: Os 3 filmes com as opções: DTS-HD MA 5.1, LPCM MONO 2.0 (Inglês) e Dolby Digital 2.0 (Português).
E mais uma opção com comentários do diretor juntamente com Kurt Russel no filme O Enigma do Outro Mundo.
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.35:1
Tempo de duração: 308 min.
Região: A
Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras:

 Documentários sobre “O Enigma do Outro Mundo” (161 min.), Especiais sobre “A Bruma Assassina” e “Christine – O Carro Assassino” (93 min.)


Tecnologia do Blogger.