RAINER WERNER FASSBINDER - 10 FILMES ESSENCIAIS

rainer-werner-fassbinder-10-filmes

O importante diretor alemão é o tema dos 10 filmes essenciais de hoje.

Dono de um estilo inconfundível, mas que ao mesmo tempo faz um mix de vários estilos como barroco e expressionista, Fassbinder retratava comumente em seus filmes, a Alemanha (história, sociedade, cultura e geografia) e o cinema gay (ambiente e a vida homossexual em quase todos os seus filmes ). O diretor também sofreu forte influência de Douglas Sirk, que era o "papa" do melodrama e fez o remake de um dos seus filmes.

Fassbinder morreu de uma overdose de cocaína e barbitúricos aos trinta e sete anos. Sua morte é considerada um marco do fim do Novo Cinema Alemão.

O post dos filmes essenciais abre hoje uma exceção: nem todas as produções abaixo são filmes, mas merecem estar nesta lista com louvor. Confira:

A história acompanha os triunfos e labores diários do jovem fabricante de ferramentas Jochen e muitas das pessoas que povoam seu cotidiano, incluindo a mulher que ele ama, sua família excêntrica, que em suas três gerações mostram visões tanto progressistas quanto conservadoras, e seus amigos, com quem ele se une, para juntos melhorarem as condições na fábrica onde trabalham.

Petra Von Kant (Margit Carstensen) é uma estilista de prestígio autossuficiente, muito inteligente e arrogante. Sua principal companhia é Marlene (Irm Hermann), sua secretária, assistente e empregada, que ela não cansa de explorar. Petra se apaixona perdidamente pela oportunista Karin (Hanna Schygulla) e o conturbado relacionamento abala profundamente suas emoções.

Filmado em apenas dez dias.O filme é a adaptação da peça homônima do diretor Rainer Werner Fassbinder.

Em algum lugar do futuro há um projeto de computador chamado Simulacron que é capaz de simular uma realidade. Um dia, de repente o líder do projeto, Henry Vollmer morre. Seu sucessor, Dr Fred Stiller experimenta um estranho fenômeno. Um amigo, Guenther Lause desaparece no meio de uma conversa e uma semana depois ninguém ouviu falar sobre ele. Simulacron pode ter alguma a ver com tudo isso?

Baseado num romance de Daniel F. Galouye, WELT AM DRAHT é um filme de ficção científica em duas partes, realizado para a televisão.

Emmi (Brigitte Mira), uma sexagenária viúva alemã, se apaixona por um imigrante muçulmano e negro, 20 anos mais jovem, chamado Ali (El Hedi ben Salem). Eles decidem ficar juntos e enfrentam as opiniões contrárias de família, amigos e vizinhos. Ultrapassando o preconceito e as diferenças culturais e sociais, os dois vão vencendo as dificuldades, mas logo começam a questionar os próprios sentimentos e a validade da relação.

Refilmagem de Tudo Que o Céu Permite (1955), dirigido por Douglas Sirk, grande influência de Rainer Werner Fassbinder.

História de romance e exploração entre dois jovens homossexuais: o primeiro, um pobre rapaz que viaja com uma trupe de circo e acaba de ganhar na loteria, tornando-se rico; e o outro, filho de um empresário à beira da falência, interessado em seu dinheiro. Fassbinder trata a relação homo afetiva de forma natural, como qualquer outra forma de relacionamento, e desenvolve temas como a dominação, a exploração e a expropriação através de um melodrama sabiamente controlado e lúcido, no qual Freud concilia-se com Marx.
Assumindo uma estrutura que muito lembra um filme de Douglas Sirk estranhado ao estilo brechtiano, O Direito do Mais Forte é das obras mais políticas e um das mais bem-sucedidas do diretor alemão.

Em meio a Segunda Guerra Mundial, Maria (Hanna Schygulla) se casa com Hermann Braun (Klaus Löwitsch), um soldado alemão. Ele desaparece em combate, mas Maria se recusa a acreditar em sua morte. Trabalhando num cabaré, ela se envolve com um soldado norte-americano, até que o marido reaparece e o amante é acidentalmente assassinado. Hermann assume a culpa e vai para a cadeia, enquanto Maria vai trabalhar com Karl Oswald (Ivan Desny) e logo se torna uma poderosa mulher de negócios.

São os anos da República de Weimar, anos de depressão econômica que conduziram à ascensão do nazismo. No centro desta narrativa está a personagem de Franz Biberkopf, um inocente que acredita na bondade humana, logo um inocente explorável (e que acaba por integrar dentro de si a lógica da opressão). Depois de passar quatro anos na prisão por ter matado a mulher a pancadas, Franz é liberto. Determinado a levar uma vida decente, volta para Berlim. Entretanto, as coisas não acontecem da maneira que imaginara...
Um verdadeiro monumento da arte cinematográfica do século XX, Berlin Alexanderplatz é a obra máxima de Fassbinder e uma fascinante reflexão sobre a Alemanha no período entre-guerras.

Às vésperas da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a cantora de cabaret Willie (Hanna Schygulla) e o pianista boêmio Robert (Giancarlo Giannini) se apaixonam em Zurique, na Suíça. Robert é judeu e a familía dele não quer o relacionamento pois Willie é alemã. Ao voltar de uma viagem da Alemanha com Robert, Willie é impedida de cruzar a fronteira e retornar à Suíça. Ela foi expulsa do país por dívidas, em uma ação furtiva do pai de Robert, o poderoso David Mendelson (Mel Ferrer). Sem alternativa, Willie é obrigada a ficar em seu país natal e acaba por se envolver com Henkel (Karl-Heinz von Hassel), um poderoso comandante nazista. Enquanto a II Guerra Mundial se desenrola, Henkel a ajuda a gravar um disco e uma das canções, Lili Marleen, toca na Rádio de Belgrado e se torna extremamente popular entre as tropas alemãs que estão na frente de batalha.
Lili fica famosa e recebe os privilégios do regime, inclusive conhecendo pessoalmente Adolph Hitler. Robert não se conforma que Willie tenha se tornado um símbolo do regime nazista e volta à Alemanha para falar com ela, usando documentos falsos. Ele é feito prisioneiro e Lili passa a ser suspeita de espionagem.

Anos 50. Von Bohm (Armin Mueller-Stahl) é um homem sério e moralista, chefe do setor de Edificações de uma pequena cidade alemã. Dele depende a liberação para que o cínico magnata Schukert (Mario Adorf) inicie uma obra que beneficiará os empresários locais. Von Bohm tenta barrar os contatos ilícios de Schukert, até descobrir que a namorada dele é a cantora de cabaré Lola (Barbara Sukowa). Percebendo o interesse de Von Bohm, Suckert passa a usar a mulher para conseguir a aprovação de seu projeto.
O diretor Rainer Werner Fassbinder partiu da mesma premissa de O Anjo Azul (1930), mas tornou-o um filme político. Seu objetivo era criticar o milagre econômico alemão ocorrido durante o governo do chanceler Konrad Adenauer.

Munique, 1955. O jornalista esportivo Robert Krohn (Hilmar Thate) conhece Veronika Voss (Rosel Zech), uma antiga estrela da UFA - grande estúdio cinematográfico do país - que supostamente teve um caso com Joseph Goebbels. Intrigado com a decadência de Veronika, agora viciada em morfina, ele começa investigar seu passado e chega à inescrupulosa Dra. Katz (Annemarie Düringer).
Última parte da Trilogia BRD de Rainer Werner Fassbinder, que retrata a Alemanha do pós-guerra. Os filmes anteriores são O Casamento de Maria Braun (1979) e Lola (1981). Baseado na trágica biografia da estrela alemã Sybille Schmitz.

.

Obras-Primas do Cinema lançou em edição limitada em digistak com 3 DVD’s um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão: “RAINER WERNER FASSBINDER”. Coleção que reúne 6 grandes preciosidades de Fassbinder, todos remasterizados, além de 40 minutos de extras.

Disco 01:

☛As Lágrimas Amargas de Petra von Kant
(Die bitteren Tränen der Petra von Kant | 1972 | 1.37:1 | Áudio: Alemão 2.0 | Legenda: Português e Inglês | Colorido | 125min.)
Elenco Principal: Margit Carstensen, Hanna Schygulla, Katrin Schaake.

Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.

☛O Medo Consome a Alma
(Angst essen Seele auf | 1974 | | 1.37:1 | Áudio: Alemão 2.0 | Legenda: Português e Inglês | Colorido | 93min.)
Elenco Principal: Brigitte Mira, El Hedi ben Salem, Barbara Valentin.

Uma senhora viúva se apaixona por um homem negro e muçulmano. Após se casarem, enfrentam o preconceito das pessoas. Porém, ao mesmo tempo em que vão vencendo as dificuldades, começam a questionar a relação.


Disco 02:

☛O Direito do Mais Forte é a Liberdade
(Faustrecht der Freiheit | 1975 || 1.37:1 | Áudio: Alemão 2.0 | Legenda: Português e Inglês | Colorido | 124min.)
Elenco Principal: Rainer Werner Fassbinder, Peter Chatel, Karlheinz Böhm.

Desempregado e sem dinheiro, Franz "Fox" Biberkopf aceita sair com o elegante Max. No dia seguinte Fox ganha na loteria e continua a circular com Max. Assim conhece Eugen, por quem se apaixona, e logo passa a bancar a cara vida burguesa do amado.

☛Eu Só Quero que Vocês Me Amem
(Ich will doch nur, daß ihr mich liebt | 1976 || 1.33:1 | Áudio: Alemão 2.0 | Legenda: Português e Inglês | Colorido | 106min.)
Elenco Principal: Vitus Zeplichal, Elke Aberle, Alexander Allerson.

Peter desde pequeno teve a grande necessidade de ser amado pelas pessoas, sempre as agradando com presentes caros. Quando ele e sua mulher se mudam para Munique, ele passa a trabalhar cada vez mais para presentear a mulher, que assiste impassiva a essa degradação.


Disco 03:

☛O Soldado Americano
(Der amerikanische Soldat | 1970 | | 1.33:1 | Áudio: Alemão 2.0 | Legenda: Português e Inglês | Preto e Branco | 80min.))
Elenco Principal: Karl Scheydt, Elga Sorbas, Jan George.

Ricky é um soldado americano nascido na Alemanha que retorna a seu país natal para trabalhar como assassino profissional. Contratado por policiais, ele terá que entrar no submundo da pornografia e da prostituição para realizar seu trabalho.

☛Deuses da Peste
(Götter der Pest | 1970 || 1.37:1 | Áudio: Alemão 2.0 | Legenda: Português e Inglês | Preto e Branco | 91min.)
Elenco Principal: Hanna Schygulla, Margarethe von Trotta, Harry Baer.

Após sair da prisão, Franz planeja encontrar-se com velhos amigos para executar um assalto e começar uma nova vida.

Extras:

• Entrevista com o diretor de fotografia Michael Ballhaus (8 min)
• Entrevista com Brigitte Mira (25 min)
• Trecho de uma entrevista de 1975 com o diretor Rainer Werner Fassbinder (5 min)
• Trechos de uma entrevista de 1981 com o compositor Peer Raben (3 min)


Informações técnicas:

Idioma: ALEMÃO
Legendas: PORTUGUÊS, INGLÊS
Região:  0
Duração: 619 minutos
Quantidade de Discos: 3
Sistema de Cores: COLORIDO/PB
Formato da Tela: 1.33:1 | 1.37:1 
Sistema:  NTSC
Formato:  DVD
Origem:  NACIONAL


Tecnologia do Blogger.