GRETA GARBO - 10 FILMES ESSENCIAIS

greta-garbo-10-filmes-essenciais

Greta Garbo nasceu Greta Lovisa Gustafsson em Estocolmo, Suécia. Ela passou de modelo de loja de departamentos a atriz de  filmes suecos. Assinou um contrato com a MGM aos 20 anos.  Ao chegar aos Estados Unidos, o consenso geral era de que a MGM havia cometido um erro porque "não era extraordinária”.  A grande chance de Greta Garbo ocorreu quando Monta Bell (diretor, produtor) se deparou com um teste que foi acidentalmente incluído em um rolo de filmes que ele mexia. Ele imediatamente a incluiu em "Laranjais em Flor", de 1926. 

Greta Garbo não sabia falar inglês quando chegou o que não foi um problema, pois todos os seus primeiros filmes foram mudos. Em 1930, ela apareceu em sua primeira "conversa" no filme Anna Christie. A publicidade do filme explorou isto com  a famosa frase "Garbo fala".  Greta Garbo foi indicada quatro vezes ao Oscar de Melhor Atriz. Greta Garbo nunca se casou, nunca teve filhos e morava sozinha. Seus últimos anos de sua vida foram gastos em absoluto isolamento. Ela quase se casou com o ator e co-estrela John Gilbert em 1927, mas o deixou no altar.

E nos deixou também um legado de filmes maravilhosos. Confira abaixo os 10 mais imperdíveis:

Direção: Clarence Brown

Perdidamente apaixonado pela bela Felicitas (Greta Garbo), Leo (John Gilbert) toma uma decisão complexa: assassinar o marido dela, o conde Von Rhaden, para tentar finalmente ficar com a moça. Para fugir do provável castigo, ele acaba fugindo para a África e deixa Felicitas aos cuidados de seu melhor amigo, Ulrich. O problema é que, sem saber que o amigo era apaixonado pela moça, Ulrich acaba casando-se com ela.

Direção: Clarence Brown

O velho marinheiro Chris Christofferson está totalmente arrependido de uma decisão que tomou há 15 anos atrás. Isso porque, após ter mandado a sua filha Anna viver com os seus parentes em St. Paul, ele passou a sentir sua falta diariamente. Ele ficou ainda mais triste quando descobriu que Anna passou por sérias dificuldades, e teve inclusive que se prostituir. Agora, com ela já adulta, ele tentará de tudo para recuperar os anos perdidos e amolecer o coração da jovem.

Direção: Clarence Brown

O padre Tom, conhecido por sua grande devoção em sua paróquia, se vê em apuros quando percebe estar perdidamente apaixonado por Rita Cavallini, uma cantora de ópera. Ele até tenta ser notado pela moça, mas isso tem um sério problema: Rita está presa ao rico Cornelius Van Tuyl, seu antigo amor, o que dificulta muito as coisas.
Romance foi o segundo filme sonoro de Greta Garbo, precedido por Anna Christie. Ambos foram feitos no mesmo ano, ambos foram dirigidos por Clarence Brown e ambos receberam indicações ao Oscar de Melhor Diretor e de Melhor Atriz. (Anna Christie recebeu uma terceira indicação, a de Melhor Fotografia).

Direção: George Fitzmaurice

Durante a 1ª Guerra Mundial uma espiã alemã (Mata Hari) faz-se passar por bailarina, no intuito de obter documentos das tropas russas. Ela se torna amante de um tenente-coronel, desconhecendo o fato dele possuir os documentos que almeja. Quando toma conhecimento do fato tenta obter os documentos, mas o superior do seu amante, que também já estivera envolvido com ela, ameaça-a. Ela então o mata, mas seu amante se fere e fica cego.

Direção: Edmund Goulding

A dançarina Grusinskaya não crê no amor e não tem um rumo em sua vida, mas muda seu pensamento completamente ao conhecer o falido barão Felix von Geigern. Este, por sua vez, se torna amigo de Otto Kringelein, um homem que descobriu que está à beira da morte e decide passar seus últimos dias no luxuoso hotel em que está seu patrão, um rico empresário que pretende fechar um grande negócio e que conta com os serviços da taquígrafa Flaemmchen.

Direção: Rouben Mamoulian

Christina (Greta Garbo) é uma mulher determinada que busca sua liberdade, só que ela vive na corte sueca do século XVII, e tem de obedecer à vontade dos outros, muito por causa das restrições à mulher na época. Quando seus conselheiros pedem que ela se case com Carlos de França, ela resolve fugir da corte, e vestida como homem. É assim que ela encontra o embaixador espanhol Antonio (John Gilbert), que no início a confunde com um rapaz, e por quem ela se apaixona intensamente. O problema central é que ele é católico e ela protestante.

Direção: Clarence Brown

Anna Karenina (Greta Garbo) é a esposa de um oficial czarista (Basil Rathbone), e é constantemente protegida pelo marido. Com a intenção de dissuadir o cunhado (Reginald Owen) de uma vida libertina, ela é desviada de sua "missão" ao conhecer o Conde Vronsky (Fredric March), por quem se apaixona. Esta ligação indiscreta arruína o seu casamento e sua posição na sociedade russa do século XIX, já que ele se recusa a dar-lhe o divórcio e a proíbe de ver seu filho (Freddie Bartholomew). Enquanto isso, a cunhada de Anna, Kitty, passa por uma crise no casamento e espera chamar a atenção de Vronsky, que é solteiro e bem relacionado.

Direção: George Cukor

Marguerite Gautier (Greta Garbo), uma cortesã, conhece o amor, mas é humilhada pelo antigo amante e o pai de seu novo amor, Armand Duval (Robert Taylor), que lhe diz que ela destruirá o futuro do seu filho. Diante deste quadro, apesar de amá-lo loucamente, ela não só o abandona como o faz acreditar que voltará para o seu antigo amante e protetor.

Direção: Clarence Brown, Gustav Machatý

Marie Walewska (Greta Garbo) é uma condessa polaca casada com um homem bem mais velho que ela (Henry Stephenson). Ao conhecer Napoleão (Charles Boyer) se apaixona, e os dois se tornam amantes. Marie engravida dele e quando está prestes a lhe contar, Napoleão lhe informa que se casará novamente, e desa vez com a arquiduquesa Maria Luisa da Áustria, por questões políticas.

➤Direção: Ernst Lubitsch

Nina Yakushova (Greta Garbo), comissária do governo soviético, é mandada a Paris para averiguar o comportamento de três representantes do governo que têm como missão negociar uma joia. Aos poucos sucumbe ao capitalismo e a Leon d'Algout (Melvyn Douglas), um galanteador francês que está apaixonado por ela.



.

Obras-Primas do Cinema lançou GRETA GARBO, coleção com quatro filmes estrelados pela diva sueca. Entre os filmes os clássicos “A Carne e o Diabo”, um de seus maiores êxitos no cinema mudo, tornando-a uma das “vamps” dos filmes silenciosos e “Anna Christie” seu primeiro filme falado. Edição limitada em digipak com 2 DVD’s e 4 card’s.


Disco 01:

☛A Carne e o Diabo
(Flesh and the Devil | 1926 | 1.37:1 | Idioma: Inglês 2.0 (mudo) | Legenda: Português | Preto e Branco| 112min.)
Direção: Clarence Brown. Elenco Principal: Greta Garbo, John Gilbert, Lars Hanson.

Leo (John Gilbert) e Ulrich (Lars Hanson) são amigos desde a infância. Apaixonado por Felicitas (Greta Garbo), que é casada, Leo acaba matando seu marido em um duelo. Como punição, ele é transferido para África e pede a Ulrich que cuide de Felicitas por três anos. Sem saber que Leo a ama, Ulrich se apaixona por Felicitas e se casa com ela. Ao voltar, Leo acaba divido entre a paixão e a amizade.

☛Anna Christie
(Anna Christie | 1930 |1.37:1 | Idioma: Inglês 2.0 | Legenda: Português, Inglês | Preto e Branco| 90min.)
Direção: Clarence Brown. Elenco Principal: Greta Garbo, Charles Bickford, George F. Marion.

Anna vivia com parentes em St. Paul, até que retorna ao convívio com seu pai, um velho marinheiro. Ele não sabe, mas a filha passou por muitas dificuldades, o que a levou a se prostituir. Um navio naufraga e pai e filha salvam três marinheiros. Anna acaba se apaixonando por Matt Burke, contra a vontade do pai, o que lhe trará problemas.


Disco 02:

☛O Véu Pintado
(The Painted Veil | 1934 | 1.37:1 | Idioma: Inglês 2.0 | Legenda: Português, Inglês | Preto e Branco| 85min.)
Direção: Richard Boleslawski. Elenco Principal: Greta Garbo, Herbert Marshall, George Brent.

Ansiosa para ver um outro mundo fora de seu País, Katrin Koerber (Greta Garbo), filha de um professor de medicina, casa-se com um bacteriologista britânico Walter Fane (Herbert Marshall) e se muda com ele para Hong Kong. Lá, a dedicação de Walter em seu trabalho, leva Katrin a ficar sozinha e entediada, sendo cortejada por um britânico Jack Townsend (George Brent). Embora surpresa pelos avanços de Jack, Katrin admite que não ama Walter e começa um perigoso caso amoroso.

☛Madame Walewska
(Conquest | 1937 | 1.37:1 | Idioma: Inglês 2.0 | Legenda: Português | Preto e Branco| 112min.)
Direção: Clarence Brown, Gustav Machatý. Elenco Principal: Greta Garbo, Charles Boyer, Reginald Owen.

Marie Walewska (Greta Garbo) é uma condessa polaca casada com um homem bem mais velho que ela (Henry Stephenson). Ao conhecer Napoleão (Charles Boyer) se apaixona, e os dois se tornam amantes. Marie engravida dele e quando está prestes a lhe contar, Napoleão lhe informa que se casará novamente, e dessa vez com a arquiduquesa Maria Luisa da Áustria, por questões políticas.


Extras:

• Final alternativo de "A Carne e o Diabo"
• Trecho de "A Mulher divina"

Informações técnicas:

Idioma: INGLÊS
Legendas: PORTUGUÊS, INGLÊS
Região:  0
Duração: 358 minutos
Quantidade de Discos: 2
Sistema de Cores: PRETO E BRANCO
Formato da Tela: 1.37:1
Sistema:  NTSC
Formato:  DVD
Origem:  NACIONAL


Tecnologia do Blogger.